Fabricantes

12/08/2011 15h45 - Atualizado em 12/08/2011 15h45

Samsung começa a fabricar SSDs com velocidade de 6 Gbps

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A Samsung anunciou o início da produção de unidades SSD Serial ATA 3.0, que se caracterizam pela capacidade de transmissão de dados em até 6 Gbps. Os novos modelos PM830 iniciam uma nova fase nas unidades em estado sólido, oferecendo um desempenho ainda melhor aos produtos que utilizam essa tecnologia.

Novas unidades SSD da Samsung (Foto: Divulgação)Novas unidades SSD da Samsung (Foto: Divulgação)

A novidade é voltada aos notebooks e tablets de alta performance. Uma produção de amostras das unidades SSD de 6 Gbps (com capacidade de 512 GB) foi distribuída, em maio, para que amostras e testes fossem feitos por fabricantes e distribuidores de equipamentos eletrônicos. Agora, o produto será produzido em larga escala a partir deste mês de agosto. As novas SSDs devem substituir as atuais unidades de 3 Gbps até o final do ano.

Segundo Wanhoon Hong, vice-presidente executivo de vendas e marketing da Samsung Electronics, essa nova linha de SSDs da empresa vai aumentar o nível de desempenho da próxima geração de notebooks ultra-slim e tablets, acelerando o crescimento do mercado de SSDs de alta performance. Para Hong, “a indústria vai adotar rapidamente essas novas unidades SSD de 6 Gbps, o que também ajudará a aumentar o interesse do mercado nas unidades de 256 GB”.

Em uma unidade SSD SATA de 6 Gbps, o tempo de inicialização do sistema operacional pode cair para apenas 10 segundos, enquanto que o seu alto desempenho permite que o usuário faça a transferência de até cinco arquivos de vídeo em DVD em menos de um minuto. Para isso, essas novas unidades utilizam a mais avançada tecnologia da Samsung de 20 nanômetros, além do recurso de células multinível (MLC) e um chip de memória NAND integrado na interface DDR.

O controlador NAND aumenta de forma significativa o desempenho da unidade, tirando o máximo de desempenho da arquitetura DDR. As novas unidades SSD de 6 Gbps da Samsung podem alcançar velocidades de leitura sequencial de 500 megabytes por segundo, e de gravação sequencial de 350 megabytes por segundo.

Por enquanto, as unidades estão disponíveis exclusivamente para os fabricantes, mas é esperado que elas cheguem ao mercado para o grande consumidor no futuro.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares