09/08/2011 10h11 - Atualizado em 09/08/2011 11h39

Tecnologia espacial monitora patrimônios históricos da humanidade

Hélio Bentzen
por
Para o TechTudo

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) inaugurou no dia 25 de julho um Centro Internacional que utiliza tecnologia de monitoramento espacial para documentar e conservar patrimônios históricos da humanidade.

O Centro Internacional está localizado no Centre for Earth Observation and Digital Earth (CEODE), uma instituição da Academia Chinesa de Ciências, e é fruto da parceria entre a ONU e o CEODE.

Fenômeno de Ilulissat Icefjord, Groenlândia, monitorado do espaço. (Foto: Unesco)Fenômeno de Ilulissat Icefjord, Groenlândia, monitorado do espaço. (Foto: Unesco)

A motivação para esta iniciativa vem das ameaças causadas por atividades humanas, além das alterações climáticas e desastres naturais. O novo centro desempenhará um papel fundamental na utilização de tecnologias espaciais para o monitoramento de mudanças.

Como os satélites já estão sobrevoando a Terra há 40 anos coletando imagens, já existe um extenso arquivo digital, com imagens que poderão fornecer informações extremamente valiosas, tanto para compreender como as ameaças ao nosso patrimônio cultural e natural estão evoluindo quanto para solucionar estas questões.

Segundo a diretora-geral assistente da agência, Gretchen Kalonji, o Centro Internacional para uso de tecnologias avançadas em benefício do patrimônio cultural e natural é um passo para fortalecer a assistência aos seus Estados membros.

Acredita-se que, através dos resultados obtidos, haverá a possibilidade de se estabelecer uma ponte entre governos e instituições internacionais para auxiliar a efetivação de soluções de problemas que forem identificados, além do compartilhamento de novos conhecimentos.

A Unesco já vem buscando o apoio de agências e instituições de pesquisas espaciais há mais de 10 anos em prol da proteção de patrimônios da humanidade. Além da Academia Chinesa de Ciências, outro parceiro do projeto é a Agência Espacial Europeia.

Via Eco Desenvolvimento

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Bensi
    2011-08-09T12:24:45

    Excelente notícia!!! Isso demonstra a importância da História na vida da humanidade, afinal sem a história, não nos reconheceríamos perante os outros e nesse aspecto preservar lugares, monumentos, torna-se primordial para a continuidade de nossa existência social e cultural.