28/08/2011 17h24 - Atualizado em 28/08/2011 17h27

TOP 10: Os games mais divertidos do PlayStation Move

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Da mesma forma que o Kinect fez ao Xbox 360, o PlayStation Move levou totalmente o sensor de movimentos ao PlayStation 3. Em uma fórmula mais parecida com a do Wii Remote, no Wii da Nintendo, o controle com uma esfera luminosa na ponta foi lançado no final de 2010 no console da Sony e, atualmente, com pouco mais de 50 títulos compatíveis.

Para você que é fã da plataforma, pensa em comprar um Move com a PlayStation Eye, ou já tem o aparelho, o TechTudo separou uma lista com os 10 games imperdíveis já lançados para o controle. Seja de qualquer gênero, o que importa aqui é como o Move foi utilizado e se funcionou bem. Afinal, não adianta ter uma tecnologia de ponta se ela não for bem inserida, certo?

Alguns destes jogos possuem compatibilidade opcional com o PlayStation Move. Desta forma, é possível jogá-los com o DualShock3, joystick padrão do PS3, mas a experiência fica extremamente divertida a partir do controle com sensor de movimentos.

10 – PlayStation Move Heroes

Em geral, PlayStation Move Heroes não foi bem recebido pela crítica. Principalmente por ser uma mera compilação de mini-games, que utiliza mascotes dos videogames da linha PlayStation – como Ratchet, Clank e Sly Cooper. Talvez tenha se criado uma grande expectativa em cima do game por conta dos personagens, mas isso não impede que ele seja bem divertido, pelo constante (e obrigatório) uso do PlayStation Move, principalmente para o público mais jovem.

PlayStation Move Heroes (Foto: Divulgação)PlayStation Move Heroes (Foto: Divulgação)

Aqui os heróis Ratchet, Clank, Sly, Bentley, Jak e Daxter se encontram misteriosamente e partem para uma aventura interdimensional. A partir daí eles precisam passar por uma série de provas e cumprir os objetivos, como arremessar foguetes em alvos, coletar peças em um grande cenário ou voar com espaçonaves em caminhos específicos. O game possui suporte a multiplayer, o que deixa a coisa mais divertida. Ele também exige um controle de apoio (Navigation Controller ou DualShock3) para movimentar os personagens pelo cenário.

9 – SingStar Dance

Jogo de dança exclusivo do PlayStation 3, SingStar Dance é originário da famosa série de karaokê da Sony – SingStar. A diferença é que, neste título, o jogador deve dançar as músicas, além de cantar, é claro, se desejar. A dança é feita com o PlayStation Move na mão, enquanto a PS Eye captura todos os movimentos que aparecem na tela.

SingStar Dance (Foto: Divulgação)SingStar Dance (Foto: Divulgação)

O único problema com SingStar Dance é que ele não exibe os movimentos de forma prévia. É preciso conhecer um pouco os passos da música e se acostumar, até que seus movimentos estejam perfeitos. Mas o que vale neste título é seu fator de diversão. Se juntar com amigos na sala e ligar até quatro participantes ao jogo – dois dançarinos e dois cantores – não tem preço. O setlist conta com 30 músicas, entre sucessos de Lady Gaga, Shaggy e MC Hammer. O melhor é que músicas adicionais podem ser compradas por download, com preços que variam entre US$ 1,50 e US$ 2.

8 – No More Heroes: Heroes’ Paradise

Trata-se de um título que se originou no Wii, o console da Nintendo. A série No More Heroes nasceu por lá, mas logo ganhou uma versão para consoles em alta definição – Xbox 360 e PlayStation 3 -, no Japão. Apenas a versão para PS3 foi lançada no Ocidente, pela Konami, e veio com suporte ao PlayStation Move, para ficar ainda mais parecida com a edição de Wii.

No More Heroes: Heroes' Paradise (Foto: Divulgação)No More Heroes: Heroes' Paradise (Foto: Divulgação)

 


No More Heroes
é uma série extremamente ”hardcore”, mais voltada para jogadores experientes, já que preza pela ação intensa e apresenta alto teor de violência. O jogador controla Travis Touchdown, que tem o objetivo de se tornar o assassino de aluguel número um disponível no mercado. Com cabeças voando e muito sangue jorrando, No More Heroes utiliza o Move em momentos cômicos e também durante suas batalhas, para aplicar golpes fatais em seus inimigos.

 

7 – Dead Space: Extraction

Outro game diretamente do Wii para o PlayStation 3, Dead Space: Extraction é uma conversão direta lançado no console da Nintendo. O titulo, claro, faz parte da série Dead Space e promove muitos sustos com os monstrengos da aventura, que é composta por uma jogabilidade em trilhos. Assim, o jogador movimenta a apenas a mira com o controle e atira em todas as ameaças na tela.

Dead Space: Extraction (Foto: Divulgação)Dead Space: Extraction (Foto: Divulgação)

O game já havia sido elogiado no Wii, principalmente por ser uma aventura com belos gráficos e horror de primeira, que é uma das características marcantes de Dead Space. Sua chegada ao PS3 deu a chance para que os donos do console da Sony aproveitassem o título. A história é paralela aos eventos dos jogos da série principal e não compromete em nada as surpresas de quem ainda não jogou os outros. Este título vem a edição especial de Dead Space 2 e também é vendido separadamente, na PlayStation Store.

 

6 – EyePet

Altamente indicado para crianças, o game EyePet é um tipo de tamagotchi moderno, que literalmente invade a sala de estar do jogador. O game foi lançado antes da chegada do Move ao mercado, mas logo recebeu uma atualização para compatibilidade total, o que deixou tudo mais divertido.

EyePet (Foto: Divulgação)EyePet (Foto: Divulgação)

 


EyePet tem forte apelo infantil por inserir no ambiente real um bichinho virtual, um tipo de mini-símio. O game filma seu ambiente (quarto, sala, etc) com a PlayStation Eye e coloca o EyePet para interagir com os participantes reais. É preciso dar banho, alimentar e até brincar com a simpática criaturinha, tudo a partir do Move. O controle, por exemplo, se transforma em um secador na tela, para secar os pêlos do animal após uma bela ducha de água quente.

5 – Tumble

Mais um game lançado na PlayStation Store, Tumble foi um dos primeiros títulos a chegar ao mercado próximo do lançamento do PlayStation Move. A proposta do game é simples e segue o gênero quebra-cabeça. Sem muitos mistérios, mas com um alto desafio a quem resolver encarar.

Tumble (Foto: Reprodução)Tumble (Foto: Reprodução)

A regra aqui é seguir as ordens dadas pelo jogo a cada capítulo avançado. É preciso empilhar peças de diversas formas, pesos e texturas de forma que não caiam ou que não fiquem bagunçadas. O Move funciona bem neste game, em parte por sua captura apurada, já que é preciso até girar as peças em algumas ocasiões. É um belo game que serve de exemplo para o que o controle pode fazer, já que o jogador move o controle em diversas direções imagináveis.

4 – Sports Champions

Todo controle com sensor de movimentos que se preze possui o seu próprio jogo de compilação de esportes. Sports Champions está para o Move da mesma forma que Wii Sports está para o Wii Remote. O game reúne uma série de modalidades esportivas que utilizam o controle de sensor do PlayStation 3. Não tenha receio de se deparar com um game repetitivo ou que possa ficar chato com o tempo. Sports Champions surpreende.

Sports Champions (Foto: Reprodução)Sports Champions (Foto: Reprodução)

 

O game prova ser uma divertida opção para o PS Move. São seis modalidades esportivas: tênis de mesa, vôlei de praia, disco, duelo de gladiadores, tiro com arco e – pasme – até bocha. Sim, bocha, aquele antigo esporte praticado em clubes, que até surpreende neste game, se tornando uma das modalidades mais interessantes! Não que as outras não sejam, em especial o vôlei de praia e o duelo com gladiadores. O game pode ser jogado com apenas um Move, mas é aconselhável o uso de dois controles simultâneos, para uma experiência mais realista.

3 – Echochrome II

Echochrome é uma série de jogos inspirada pelo lendário artista M. C. Escher, especialista em ilusões de ótica. O primeiro game surpreendeu pela ideia diferenciada de modificar o cenário com o controle para criar passagens inimagináveis. Sua sequência foi mais além, introduzindo o PlayStation Move na fórmula.

 

Echochrome II mantém o conceito original, que é o de modificação de cenários para a criação de uma passagem inesperada. A diferença aqui é que os cenários são modificados através das sombras. O Move funciona como uma lanterna, que ilumina totalmente o ambiente, criando sombras fortes nas paredes, basta apontar para a tela e ver o magnífico efeito. O jogo é uma verdadeira brincadeira de pensar, já que usa um conceito inteligente e até inovador.

2 – Heavy Rain

Heavy Rain é um dos jogos mais elogiados do PlayStation 3, seja por seu gráfico de alto nível ou pela sua história, digna de um filme ou seriado policial de primeira. Em sua versão original, o game utilizava um sistema de controle até certo ponto revolucionário, onde os botões do DualShock3 modificavam suas funções de acordo com o contexto do que era pedido na tela. Com a introdução do Move, o game melhorou ainda mais.


Hoje, Heavy Rain é um jogo imperdível não só pelas características citadas, mas também pela compatibilidade com o PlayStation Move. Os botões sensíveis ao contexto deram lugar a movimentos intuitivos com o controle, o que deixa a coisa toda bem natural. O game, que já era divertido, fica ainda mais. Se você não conhece Heavy Rain, deve dar uma chance se curte um suspense do tipo ”quem será o assassino?”. A história gira em torno de crianças desaparecidas e um pai desesperado em busca de seu filho raptado. Personagens secundários dão o tom, enquanto o jogador alterna no controle de quatro heróis.

1 – Killzone 3

Se você preza por gráficos, já deve ter ouvido falar de Killzone. A série nasceu no PlayStation 2 e hoje é referência de jogo de tiro em primeira pessoa nos consoles e portáteis da Sony. A mais recente edição – Killzone 3 – é totalmente compatível com o Move. Depois de jogar o game durante alguns minutos com o controle, vai ser difícil voltar para um controle comum.


A introdução do Move a um jogo de tiro em primeira pessoa é tão natural que chega a estranhar. Por vezes temos a impressão de estar jogando em um computador, com toda a suavidade de controlar a mira pelo mouse, como é comum nos PCs. A diferença é que em Killzone 3 a coisa fica bem intuitiva e divertida. Para mirar, basta apontar para a tela. Para aplicar um golpe corporal, basta balançar o Move, e por aí vai. A produtora Guerrilla acertou em disponibilizar a compatibilidade com o PlayStation Move por aqui. O controle não foi introduzido de forma ”gratuita”, só para dizer que tem. Pelo contrário, fez muito sentido e ficou bem agradável. A experiência ganha muito se utilizarmos o acessório Sharp Shooter, oficial da Sony, em formato de metralhadora, para encaixar o controle. 

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Keven Ferreira
    2013-01-24T10:15:14   , respondido respondido 2014-10-15T09:22:23

    a playstation não lanço nenhum jogo para "play move" de tiro em primeira pessoa tipo "Call of Duty" e "Battlefield" ??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Keven Ferreira
      2013-01-24T10:15:14   , respondido respondido 2014-10-15T09:22:23

      "Killzone 3 Se você preza por gráficos, já deve ter ouvido falar de Killzone. A série nasceu no PlayStation 2 e hoje é referência de jogo de tiro em primeira pessoa nos consoles e portáteis da Sony."

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Keven Ferreira
      2013-01-24T10:15:14   , respondido respondido 2014-10-15T09:22:23

      "Killzone 3 Se você preza por gráficos, já deve ter ouvido falar de Killzone. A série nasceu no PlayStation 2 e hoje é referência de jogo de tiro em primeira pessoa nos consoles e portáteis da Sony."

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Nicole Costa
    2014-10-15T09:21:05

    Genteeee.. PELO AMOR DE DEUS.. Alguém me ajuda.. Entrei no estado de desespero.. Comprei o PS3, Comprei um controle MOVE, Comprei um controle NAVIGATION, Comprei uma câmera eye, comprei uma arma submachine gun, comprei Killzone Trilogy.... GENTE estou há três dias tentando instalar e não consigo.. Alguém pode me explicar passo a passo?? POR FAVORRRRRR

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • gustavo arueira
    2011-11-17T10:03:48

    Como podem ter esquecido do "The Fight"? é o melhor jogo para o PS Move...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário