Sistemas Operacionais

02/08/2011 14h26 - Atualizado em 02/08/2011 16h46

Veja o provável novo visual do Ubuntu Software Centre

Luanda Pereira
por
Para o TechTudo

Boa notícia para usuários do sistema open-source mais popular que existe. Foi liberado recentemente pela Canonical uma prévia do que possivelmente será a nova interface da "Central de Programas do Ubuntu" (Ubuntu Software Centre), se não mudarem até o lançamento do Ubuntu 11.10, em outubro.

De acordo com o pessoal do blog OMG! Ubuntu!, as mudanças são significativas e esperadas pela maioria dos usuários. Eles apontam que o sistema estava precisando de uma reforma geral. Vamos conferir?

Veja um print da tela inicial:

Ubuntu Software Centre (Foto: Reprodução/OMG Ubuntu)Ubuntu Software Centre (Foto: Reprodução/OMG Ubuntu)

Central de Programas em detalhes

Ubuntu Software Centre (Foto: Reprodução/OMG Ubuntu)Ubuntu Software Centre (Foto: OMG Ubuntu)

As mudanças são significativas. Na imagem ao lado você pode conferir que os menus estão divididos em “All Software“, “Installed” e “History” e que os botões e ícones foram repaginados para facilitar a navegação. As cores sofreram leves alterações e todo o visual está com aparência mais moderna.

Repare que, ao clicar no botão "Installed", a "loja" mostrará todos os programas que estão instalados na sua máquina, ou você poderá listá-los separados entre aqueles que são fornecidos pela própria Canonical, ou por terceiros. Em "History", você terá acesso ao seu histórico de movimentação na loja virtual. Enquanto que em, "All Software", como o nome já diz, você poderá listar todos os programas disponíveis, sem restrições.

Veja abaixo a página de “Accessories“, onde são exibidas as extensões disponíveis para instalação:

Tela de "Acessories" (Foto: Reprodução/OMG Ubuntu)Tela de "Acessories" (Foto: Reprodução/OMG Ubuntu)

Abaixo, você encontra a tela de um aplicativo cadastrado na Central de Programas do Ubuntu. Nela, você pode conferir que o Ubuntu usará conceitos similares à loja virtual Mac App Store, mostrando uma pequena descrição do produto, uma classificação baseada nas notas dos próprios usuários (as estrelas em destaques), screenshots do referido programa, além de um botão para instalá-lo e removê-lo.

Tela de um programa específico (Foto: Reprodução/OMG Ubuntu)Tela de um programa específico (Foto: Reprodução/OMG Ubuntu)

Vale lembrar que os layouts ainda não são definitivos e estão em fase de testes, portanto várias mudanças poderão ocorrer até a data oficial do lançamento do Ubuntu 11.10.

Esperamos que estas novidades melhorem a sua experiência com o Ubuntu.
E você, o que você achou? Compartilhe sua opinião com o TechTudo através dos comentários!

Via OMG! Ubuntu!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Rossato
    2011-08-04T13:42:05

    Esse visual ficou incrível. Saiu da mesmice dos outros navegadores.

  • Guilherme Calegari
    2011-08-03T10:12:03

    Se ficar como previsto ótimo.