Internet

26/08/2011 16h20 - Atualizado em 26/08/2011 16h20

WebAPI da Mozilla pretende dar fim aos apps de celular

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A Mozilla lançou um novo e ambicioso projeto que tem como objetivo acabar com os sistemas de aplicativos proprietários dos dispositivos móveis atuais. O projeto recebe o nome de WebAPI, e é a iniciativa da empresa em fornecer uma API consistente e multi-plataforma, baseado na Web, para ser usada por desenvolvedores de aplicativos móveis.

Mozilla está investindo pesado no HTML5 (Foto: Divulgação)Mozilla está investindo pesado no HTML5 (Foto: Divulgação)

Através do WebAPI, os programadores podem escrever aplicativos em HTML5 ao invés de programar com os códigos nativos do iOS, Android e outras plataformas móveis em específico. Para isso, a Mozilla já está trabalhando de forma árdua no desenvolvimento das APIs necessárias, oferecendo "uma experiência básica de HTML5 para telefones" para os próximos seis meses. Depois disso, as APIs passarão pela W3C (World Wide Web Consortium) para que elas sejam normalizadas.

Entre as APIs em desenvolvimento pela Mozilla, estão inclusas as APIs de chamadas, mensagens via SMS, contatos e câmera, além de outras funcionalidades típicas de um telefone celular.

O projeto é WebAPI faz parte de um projeto maior, o Gecko Project, que tem como objetivo maior o desenvolvimento de um sistema operacional que utiliza as tecnologias baseadas nos padrões da web. Isso torna a iniciativa da Mozilla um pouco diferente daquela que a própria W3C estava desenvolvendo.

Apesar da pressa da Mozilla em colocar o seu sistema de APIs em ação, segundo Robert Nyman, um dos técnicos da empresa envolvidos no projeto, "a ideia é colaborar com o W3C, e, juntos, encontrarmos uma boa solução".

O desafio da Mozilla é grande. A iniciativa de executar aplicativos e sistemas de código livre em qualquer lugar não é uma ideia nova. Porém, o principal desafio da Mozilla é convencer os fabricantes a suportar suas APIs. Em um cenário que sempre foi dominado pelos softwares proprietários, é fato que a Mozilla vai ter que contar com o apoio de gigantes como Apple e Google para fazer o WebAPI prosperar.

Via ArsTechnica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares