Sistemas Operacionais

29/08/2011 19h59 - Atualizado em 29/08/2011 19h59

WebOS pode ser comprado pela Samsung

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Com a compra da Palm, a HP herdou não só o portfólio de produtos da empresa como também o sistema móvel WebOS. Embora ele ofereça boas funcionalidades, o seu futuro é incerto agora que a HP descontinuou sua linha de tablets e smartphones com o sistema. Muitos usuários querem que o WebOS seja liberado como projeto de código aberto, mas de acordo com fontes do site DigiTimes, ele pode trocar de mãos apenas.

Galaxy Tab rodando WebOS. Já pensou? (Foto: Arte/TechTudo)Galaxy Tab rodando WebOS. Já pensou? (Foto: Arte/TechTudo)

Fontes do jornal afirmaram nesta segunda-feira (29) que a Samsung está considerando a compra do sistema da HP. A empresa já teria também contratado o ex-vice presidente de Marketing da HP, Raymond Wah, para gerenciar seu setor de vendas de computadores, mas nenhuma das empresa quis comentar sobre nenhum dos rumores.

O setor de dispositivos móveis da Samsung é um dos que mais crescem na empresa. No final de julho esse setor foi avaliado em mais de 53 bilhões de dólares, então é bem provável que a fabricante coreana tenha os dividendos necessários para a aquisição. Mas estando tão ligada ao Android, que já trouxe consideráveis lucros para a Samsung no passado, seria meio arriscado uma mudança da plataforma a essa altura do jogo.

Outro cenário possível mas também pouco provável seria a do uso dos dois sistemas. A Samsung já tem o Bada e o Android, mas apenas o segundo deles tem funcionalidades que o tornam um smartphone interessante. Com a compra do WebOS, ele poderia ser substituído e passar a habitar os celulares da linha Wave, mas assim a fabricante estaria arriscando canibalizar a venda dos próprios aparelhos Android.

Resta saber se, caso os rumores sejam verdadeiros, qual o cenário ideal que a Samsung imaginou o WebOS, já que até agora os cenários atuais não parecem trazer muitos lucros à empresa.

Via Digitimes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares