Sistemas Operacionais

29/08/2011 16h37 - Atualizado em 29/08/2011 16h37

Windows 8: Microsoft apresenta nova interface do Windows Explorer

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O post mais recente do blog Building Windows 8 mostra imagens da interface gráfica do Windows Explorer para a nova versão do sistema operacional da Microsoft. Sua aparência visual segue o padrão Scenic UI, e é muito parecida com aquela que os pacotes Microsoft Office possuem hoje.

Explorer no Windows 8 (Foto: Reprodução/Building Windows 8 Blog)Explorer no Windows 8 (Foto: Reprodução/Building Windows 8 Blog)

Alex Simons, do Programa de Gerenciamento do Windows 8, explica essa mudança como uma espécie de combinação do melhor das versões do Windows Explorer do Windows XP e do Windows Vista/7. O objetivo principal do novo Explorer é simplificar ao máximo a interface do usuário, expondo as suas funcionalidades de forma mais direta.

Simons descreve os três objetivos básicos da nova versão:

1) Otimizar o Windows Explorer para tarefas de gerenciamento de arquivos.
2) Dinamizar a experiência do usuário. Colocar controles e ícones de comando em locais previsíveis, organizá-los em grupos significativos, e apresentá-los em cenários contextuais, se possível.
3) Respeitar a herança deixada pelas versões anteriores do Windows Explorer. Trazer de volta características que são muito solicitadas desde a época do Windows XP.

Esses objetivos ficam mais claros quando vemos o Windows Explorer do Windows 7, e comparamos o recurso com a versão do Windows XP. O Explorer do Windows 7 oferece uma rica representação de arquivos e pastas, se comparado com o Explorer do XP, mas têm alguns recursos e funcionalidades da barra de ferramentas a menos.

Alguns dos comandos preferidos do usuário podem ser adicionados na barra de ferramentas do Explorer do XP. No caso do Explorer do Windows 7, o usuário é obrigado a usar o menu do botão direito do mouse, ou os atalhos de teclado para acessar esses comandos. O novo Windows Explorer do Windows 8 promete acomodar esses comandos na barra, como era feito no XP, o que facilita a identificação dessas ações pelos usuários. O recurso é ideal principalmente para aqueles que utilizam o sistema através de um tablet, e, por isso, não contam com um teclado na maior parte do tempo.

Simons ainda informa que a equipe de desenvolvimento ainda estuda na possibilidade de atualizar o Windows Explorer do Windows 7, trazendo algumas dessas mudanças na atual versão do sistema operacional da Microsoft.

Via NeoWin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares