Internet

27/09/2011 16h13 - Atualizado em 27/09/2011 16h13

91% dos empregadores checam perfis de candidatos em redes sociais

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Tomar cuidado e pensar bem antes de publicar alguma coisa em uma rede social é uma dica a ser levada a sério, especialmente se o usuário estiver procurando emprego.

relatório de pesquisa da Reppler (Foto: Divulgação)Redes sociais são alvo de empregadores, segundo pesquisa divulgada pela Reppler. (Foto: Divulgação)

De acordo com um estudo feito pela Reppler, empresa de recrutamento online, 91% dos responsáveis pelas áreas de recursos humanos das empregadoras pesquisam, na Internet, os perfis de candidatos às vagas. A própria Reppler, inclusive, realiza este trabalho de “scout” para determinadas empresas.

- Encontrar um emprego hoje em dia é complicado. É importante, por isso, que as pessoas que estão procurando trabalho tenham a consciência de que precisam fazer de tudo para passar uma boa imagem de si mesmo. Muitos dos responsáveis por contratações em empresas ficam atentos às redes sociais, portanto é importante manter uma imagem limpa e bem profissional na Internet – explicou Vlad Gorelik, fundador da Reppler.

A pesquisa mostra ainda que o site mais fuxicado pelos empregadores é o Facebook: 76% dos entrevistados procuram os candidatos na página, enquanto 53% verificam o Twitter e apenas 48% vão ao LinkedIn, considerado uma rede social voltada justamente para os negócios.

Outro dado curioso mostra que 47% dos empregadores verificam as redes sociais antes mesmo de chamarem um candidato para a conversa, assim que recebem o currículo.

Além disso, 69% já recusaram aspirantes às vagas por conta de comportamentos julgados inadequados neste tipo de site – 11% falaram de fotos, outros 11 de críticas aos empregadores anteriores, mais 11 não se expressavam bem e 13% encontraram perfis que mentiam sobre suas competências no currículo.

Via All Facebook

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rui Camargo
    2011-09-28T00:24:30

    Isso é assédio moral antes mesmo que eu seja contratado, se eu for um bom funcionário que diferença faz minha vida particular, as pessoa tem que parar de levar rede social a sério. Isso é lazer.