06/09/2011 13h39 - Atualizado em 06/09/2011 13h40

BMW desenvolve o primeiro farol a laser

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A BMW foi uma das primeiras a adotar o farol de LED em um de seus veículos (BMW 6 Series), e agora a montadora trabalha no farol a laser, que pode chegar ao mercado nos próximos anos. O sistema de faróis a laser simplificaria consideravelmente as funções de iluminação do veículo, oferecendo mais segurança e conforto ao motorista, além de ser mais eficiente no consumo de energia, reduzindo o consumo de combustível por tabela.

Farol a laser. (Foto: Divulgação)Farol a laser. (Foto: Divulgação)

As vantagens do uso do laser são consideráveis. Para começar, a iluminação a laser é monocromática, ou seja, as ondas de luz possuem o mesmo comprimento. Outro detalhe importante é que o laser é uma fonte de luz "coerente", o que significa que suas ondas contam com uma diferença de fase constante. Como resultado, o laser pode produzir um feixe de luz com uma intensidade mil vezes maior do que as fontes tradicionais de luz LED.

Nos veículos, essas características podem ser usadas para implementar funções novas, utilizando a mesma fonte de luz. Além disso, a alta eficiência do laser resulta em um consumo de energia menor que a metade consumida pelos faróis tradicionais.

Segundo a BMW, a intensidade da luz laser não oferece risco a seres humanos e animais quando utilizados na iluminação do carro. Isso é possível porque a luz não é emitida diretamente, sendo convertida em um formato específico para o uso no trânsito. A luz resultante dessa conversão é branca, muito brilhante e com uma exposição agradável aos olhos.

Via: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Clesio Cruz
    2011-09-08T10:12:33

    Entendo que a empresa que fabrica um produto, também deveria criar meios deste produto circular.Vide as empresas de telecomunicações e energia, elas tem que instalar as antenas as linhas de distribuição, as fiações ,etc. Vide as empreas de saneamento e agua tem que fazer as tubulações canalizações , etc. Agora as empresas automobilisticas fabricam os produtos e jogam na ruas e o governo e o povo tem que se virar para fazer estradas duplicar ruas e avenidas com altos custos para o povo e as empresas simplesmente ficam alheias a tudo isso , não contribuem com um projeto sequer. Ta certo??

  • soraia salles
    2011-09-07T14:34:15

    Phantomas na conta da esposa Meus amigos, pra começar é a BMW alemã, ( conhece as estradas alemãs ? ) que desenvolve e não o governo brasileiro por isso o comentario do Juarez pode ser descartado, o do Pedro ele deve tá se refirindo aos farois Xeon que a galera adaptava no farol comun, isso tinha que ser proibido mesmo, essa adaptação cegava ate com farol baixo, vi isso acontecer numa estrada a noite de chuva, por pouco o cara da minha frente não se arrebentou. por causa do farol adaptado de um carro que vinha no sentido contrario.

  • Bomsenso
    2011-09-07T14:25:50

    Cada um no seu papel: o da BMW é fazer carros, se o governo não faz ruas estruturadas, iluminadas, etc, o problema não é da BMW, o dela ela está fazendo bem feito, ou seja, ótimos carros!! Votem melhor nas próximas eleições

  • Luis Martins
    2011-09-07T14:24:17

    "Pessoas que trafegam sem o uso do carro"???? Realmente, se as pessoas conseguem "trafegar" sem o uso do carro, este tipo de farol não fará a menor diferença!

  • Claudio Smart
    2011-09-07T14:17:53

    Não podemos esquecer que a tecnologia está sendo desenvolvida para as ruas bem estruturadas e iluminadas da .... Alemanha! hahahahahahha

  • Juarezmenddes
    2011-09-07T14:06:14

    Quem precisa de farol a Laser???? palhaçada isso. Precisamos de avenidas e ruas bem estruturadas e iluminadas para seguranças das pessoas que trafegam sem o uso do carro. precisamos de segurança de trafego em toda malha rodoviária isso sim. um farol desses, vai estar para ruas e avenidas brasileiras... Assim como uma mulher com um colar de brilhante, sem tomar banho e com roupas de morador de rua. #prontofalei>

  • Pedro Silva
    2011-09-07T12:01:53

    Quando chegar no Brasil, se chegar, vão proibir e só vai ficar "autorizada" com especificações tamanhas que a pessoa desiste de usar.