Internet

01/09/2011 08h33 - Atualizado em 01/09/2011 08h33

Companhia aérea australiana é obrigada a pedir desculpas após ‘tumulto racista’ no Twitter

Aline Carvalhal
por
Da redação

A companhia aérea australiana Qantas foi obrigada a emitir uma retratação após publicar no Twitter uma imagem de dois torcedores que se pintaram de preto para concorrer em uma promoção. A ação foi taxada de racista pelos usuários.

A empresa havia oferecido dois ingressos para a final da Copa Bledisloe de Rugby entre Australia e Nova Zelândia. A promoção, que começou no início do mês pelo Twitter, premiaria dois fãs que mostrassem seu carinho pela equipe australiana por meio de uma foto.

Os vencedores da promoção "vestidos de negros" (Foto: s)A foto dos vencedores  foi removida do Twitter

A imagem vencedora mostrava os dois torcedores usando perucas 'afro' e tinta preta por todo o corpo, além de claro, o uniforme verde e dourado da seleção. A dupla disse estar copiando seu “jogador favorito”, o flanker da equipe australiana Radike Samo. A Qantas premiou os dois pela criatividade, mas apenas entregaria os ingressos se eles prometessem vestir a fantasia para o jogo. A companhia postou fotos dos dois no Twitter depois da decisão, dizendo que eles tinham “mantido sua promessa! Bom trabalho”.

Mas não demorou muito para que usuários enfurecidos no Twitter começassem a taxar as fotos de “terríveis” e a postagem foi removida do perfil da empresa. Após a ação, a Qantas twittou: “nós entendemos que as fotos ofenderam algumas pessoas, é é por isso que removemos. Lamentamos muito se isso chateou alguém”. Mas isso só serviu para irritar mais os twitteiros de plantão.

“Sem essa de desculpas falsas. Digam que lamentam por postarem uma foto que REALMENTE ofendeu as pessoas (não “se”). O que a imagem representa para a maioria é terrível”, disse um dos usuários. “Para uma companhia como @Qantasairways que [diz que] representa nossa nação, isso é completamente inaceitável”, foi outra resposta recebida na rede social.

Radike Samo diz não ter ficado ofendido (Foto: s)Radike Samo disse não ter ficado ofendido

Após as novas queixas, a Qantas enviou um longo pedido de desculpas que dizia em um trecho: “Lamentamos que a foto dos dois fãs de Radike tenham ofendido alguns de nossos seguidores.” 

Ironicamente, Samo, que nasceu da República de Fiji, não entendeu o porquê da confusão. Ele declarou: "Esses caras estavam na verdade me prestando uma homenagem. Foi engraçado, e eu acho que é maravilhoso que eles me tenham como o jogador favorito deles. Não tive nenhum problema com isso. Estou honrado de ter inclusive tirado uma foto com eles. Não sei porque alguém ficaria perturbado. Foi algo bobo".

Mas Stephen Ryan, representante do NSW Aboriginal Land Council, organização que defende os direitos aborígines, disse ter ficado chocado com o comportamento dos homens, e mais ainda com o fato da Qantas “não ter imaginado o que sua ação poderia causar.”

Via MailOnline

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Junior
    2012-04-20T12:28:11

    Vergonha alheia! Qualquer coisa agora é racismo?! Quanta frescura!!!

  • Ana Leite
    2012-04-19T16:58:03

    o que é isso,companheiro?! O povo bebe e depois twitta,o pessoal reclamando deles se pintarem de preto por amarem o jogador,mas ninguem reclamou quando a 1ª ministra deles fez besteiras internacionais

  • Bruna Honesco
    2012-04-19T14:05:25

    Desculpe a minha ignorância, mas não consigo entender exatamente no que essa foto é racista nem pq as pessoas se enfureceram achando isso. Pra mim é a foto de dois amigos que são fãs de um jogador negro e que por não o serem, se pintaram para se caracterizar como ele. O próprio jogador disse não entender a polêmica já que encarou como uma homenagem. Esse mundo tá ficando chato pra caramba! Tudo é racismo, é homofobia, é discriminação.... Essa coisa de se ofender por qualquer coisa é pobreza de espírito.

  • Carina Martins
    2012-04-19T13:55:42

    Concordo com você Carolina Cardoso...Essa gente que não tem o que fazer inventa um monte de bobagens ,enquanto isso nas ruas negros/gays apanham... e no país da pizza a corrupção corre solta... Tem muita causa que merece atenção de fato! Se liguem!

  • Carolina Cardoso
    2011-09-01T12:30:59

    Que bobagem! O único racismo que encontrei aqui foi dos twiteiros que não têm mais o que fazer. Concordo plenamente com o Christian Bogaert. Pedir desculpas foi passar um atestado de culpa que não existiu! Aff!

  • André Alves
    2011-09-01T12:19:33

    Só faltava essa. não entendi nada. Se na foto estivesse de camisa rosa então, não seria racimos apenas mas também homofobia. Agora temos que tomar cuidado ao prestar uma homenagem, pois poderemos ser chamados de racistas.

  • christian bogaert
    2011-09-01T11:46:17

    A empresa pediu desculpas pelo o que? Ofendeu quem? Eita povo chato... Decepcionante ver o marketing desta empresa jogar no lixo o seu posicionamento ao pedir desculpas...

  • Cauan Calile
    2011-09-01T11:42:00

    Entendi foi nada agora, o povo ver racismo em tudo agora, aliás, racismo e bullying, tudo agora é motivo de arruaça...

  • Marcelo Rodrigues
    2011-09-01T11:37:13

    Pelo que deu a entender, o racismo foi mais por parte dos reclamantes do que exatamente dos que imitaram o jogador. Acharam "TERRIVEL", ou seja, se tivessem se vestido de "branco", era LINDO. Pelo amor de Deus hein. TEa ficando chato esse politicamente correto. Racismo é quando usam a cor da pele como fator para diminuir a pessoa em detrimento de outras, injúria ou algo do tipo. Se nem o JOGADOR, que era quem deveria se sentir chateado com a situação reclamou, porque outros tem que reclamar? Se fosse algo pejorativo, vá lá!

  • Bruno Damazo
    2011-09-01T11:33:09

    Quanta babaquisse! Uma pessoa caucasiana pode ser chamada de branca/o, mas uma pessoa com descendencia negra, nao pode ser chamada de preto/a. Daí vem outros babacas argumentando que os negros foram escravisados, que sofreram, e por conta disso o termo PRETO tornou-se pejorativo. Será que só os descendentes negros sofreram e por isso somente eles não podem ser chamados de "preto"? Nenhuma outra etnia passou por constangimentos? Para aqueles que acham que não, sugiro boas aulas de história! E vamos parar de babaquisse... branco é branco, amarelo é amarelo, e eu sou PRETO! A FOME É PRECONCEITO!

  • Bernardino Filho
    2011-09-01T10:49:24

    Acho que a mídia é a maior culpada disso tudo, pois se não desse tanto ibope para isso, não teria chegado a esse ponto. Quer dizer que se um negro veste uma camiseta dizendo q negro é lindo, isso é permitido, mas se eu com certeza vestir uma camiseta com dizeres de que branco é lindo e sair na rua, eu estarei ofendendo a moral dos negro, não tenho nada contra negros, mas acho demais dar ibope a alguns casos. Lógico que existem casos que realmente sãoultrapassados os limites.Mas alguns acho que não deveriam dar tanta atenção assim. Pensem nisso. Obrigado

  • Donizetty Jr
    2011-09-01T10:36:03

    Quanta besteira. As vezes os próprios negros são racistas e não percebem.

  • Rodrigo Jacinto
    2011-09-01T10:23:11

    Huahuahua, o velho e chato politicamente correto, se fosse uma ofensa mesmo, coitado do Michael Jackson, do Elvis que foram e são infinitamente copiados até hoje. Quanta besteira...

  • Gustavo Castro
    2011-09-01T10:11:58

    Se fosse dois negros( ou tem que falar afro ou outra coisa? pq tudo é racismo!) imitando um jogador branco não seria racismo ¬¬ , RACISMO: É o que vocês vocês inventam, para dizer que são incapazes, e derrotados! pq o cara que foi imitado não precisou dessa desculpa né ? ¬¬

  • CLEIDE FERREIRA
    2011-09-01T10:11:44

    Que pessoal exagerado, esse alvoroço todo por causa de um concurso de fantasia tsc tsc