Câmera

01/09/2011 13h37 - Atualizado em 01/09/2011 13h37

Designer apresenta novo conceito de interface gráfica para câmeras digitais

André Fogaça
por
Para o TechTudo

O designer Miha Feus apresentou o que seria o modelo ideal de corpo de máquinas fotográficas, refazendo a interface gráfica para ajudar fotógrafos amadores e profissionais a se relacionarem mais fácil com o menu de câmeras digitais.

Desde que as câmeras digitais se tornaram um padrão no mundo da fotografia, cada marca criou sua própria maneira de configurar as diversas ferramentas, só que há alguns ajustes que são os mesmos em todos os modelos.

O problema, para muita gente, é que nem sempre eles são representados da mesma forma. Há ainda dois modelos distintos na hora de interagir com a interface gráfica: com tela de toque ou apenas com botões físicos.

Câmera idealizada por Miha Feus tem menu mais "amigável" (Foto: Reprodução)Menu de câmera idealizado por Miha Feus pretende ser mais "amigável" (Foto: Reprodução)

Em uma pesquisa, Feus descobriu que além da falta de padrão na contrução da interface gráfica nas câmeras digitais, o problema também impede que pessoas tirem boas fotos e até aprendam mais sobre a fotografia, ao se esbarrarem  na complexidade de alguns ajustes dos menus.

Para resolver isto, o designer resolveu criar um modelo padrão de câmera, no tamanho correto, e também uniu os dois modos de interação, toque e por botões, em um só produto.

Semelhanças com o touchpad

Menu de câmera digital, criado por Miha Feus tem funções semelhantes ao touchpad (Foto: Reprodução)Novo menu de digital (Foto: Reprodução)

Segundo Feus, a câmera ideal teria uma tela não sensível ao toque, mas traria uma barra para controlar as funções que aparecem na tela.

A ideia da opção é se parecer com o touchpad que existe nos notebooks, responsável por controlar o ponteiro do mouse.

Além disso, o designer adiciona três principais telas que agrupam as ferramentas e ajustes: uma onde você tira as fotos (ou filma), outra onde você revisa as imagens e outra que você ajusta os recursos.

O designer também imaginou uma chave de três posições para selecionar seu nível de conhecimento sobre a fotografia e esta chave vai determinar o que aparece na tela e tornar ajustes complexos mais amigáveis para usuários amadores.


Via Meio Bit.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares