Câmera

01/09/2011 12h30 - Atualizado em 01/09/2011 12h30

Empresa israelense lança serviço que comprime em 50% imagens em JPEG sem perder a qualidade

André Fogaça
por
Para o TechTudo

A empresa israelense ICVT resolveu criar um novo método de compressão de imagens no padrão JPEG com perda de 50% até 80% no tamanho final do arquivo, só que com uma qualidade muito superior ao que é encontrado neste nível de compressão nos dias de hoje.

O método chamado JPEGMini, analisa cada imagem separadamente para que possa garantir um alto nível de compressão alterando o mínimo possível na qualidade final do produto, de forma que não fique tão perceptível quanto arquivos do mesmo tamanho criados da forma tradicional em um editor de imagens, como o Photoshop, por exemplo.

Segundo a empresa, o resultado é um arquivo 50% ou até 20% menor que um arquivo criado em outro método, o que é ótimo se você pensar em uma maior agilidade para criar sites mais acessíveis para conexões não muito velozes ou até planos 3G limitados. Atualmente, este método de compressão apenas está disponível no próprio site da empresa.

Teste revela falsa qualidade no Photoshop

Para ter uma ideia do quanto você pode economizar em espaço utilizando métodos tradicionais, o blog PetaPixel realizou uma profunda análise em como o Photoshop manipula a qualidade de um JPEG na hora de salvar. Segundo o site, a barra que delimita a qualidade (que vai de 1 até 12) só muda realmente a qualidade da imagem do nível 7 para baixo.

Segundo empresa, JPEGMini consegue diminuir arquivos de imagens sem perder qualidade. (Foto: Reprodução)Segundo empresa, JPEGMini consegue diminuir arquivos de imagens sem perder qualidade. (Foto: Reprodução)

Quando você seleciona do nível 6 para baixo, o Photoshop trabalha com a diminuição da resolução das cores e não interfere muito no brilho dela. Quanto menor o nível, menor a quantidade de cores distinguíveis. Já do nível 7 para cima, o programa desconsidera este quesito. Ou seja, quer uma imagem menor? Utilize o compressor do site da empresa ICVT ou coloque um JPEG no Photoshop com nível de qualidade apenas no 7.


Via dPreview.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares