Internet

22/09/2011 16h23 - Atualizado em 22/09/2011 17h10

Facebook apresenta a Timeline na F8, um novo conceito de perfil

Rebecca Porphírio
por
Da redação
Timeline, novo conceito de perfil do Facebook.  (Foto: Produção)Timeline, novo conceito de perfil do Facebook. (Foto: Produção)

Superando qualquer expectativa que os internautas pudessem ter, Mark Zuckerberg abre a F8, em São Francisco, a conferência anual de desenvolvedores do Facebook, apresentando o que será a Timeline (linha do tempo, em inglês). A novidade, de acordo com Zuckerberg será o “coração da sua experiência no Facebook”: uma maneira de colocar toda sua vida online.

Depois de mostrar o próprio perfil como era em 2006, quando só o que se podia incluir eram algumas informações básicas, e as mudanças feitas em 2008 quando começou a ser possível compartilhar o que se estava fazendo, Mark mostrou como funcionará a Timeline.

Aplicativo de fotos. (Foto: Produção)Aplicativo de fotos. (Foto: Produção)

Por muito tempo, as pessoas se perguntaram até onde iria esse fenômeno de poder se conectar com os outros e quanto duraria. Entendemos que o que as pessoas mais gostam no Facebook é poder descobrir mais sobre si mesmas e tudo em volta”, explica Zuckerberg.

A Timeline será “a sua história no Facebook”, dividida em três partes: seus posts, seus aplicativos e uma nova maneira de mostrar suas informações.Somos mais do que o que fizemos há alguns minutos. Milhões de pessoas estão há anos escrevendo posts e tudo desaparece porque você não conseguiu ver a tempo e perdeu a informação?. Não mais.”, define o CEO.

Módulos dispostos na vertical

De acordo com Zuckerberg, o Facebook passou o último ano inteiro desenvolvendo a Timeline para refazer o conceito por completo. O layout do site ficará muito mais visual. Os módulos de aplicativos ficam dispostos na vertical, organizados de modo que seja possível ver praticamente qualquer tipo de ação compartilhada por você no Facebook.

Novos aplicativos dispostos na Timeline, organizados como módulos em uma página vertical.  (Foto: Produção)Novos aplicativos dispostos na Timeline, organizados como módulos em uma página vertical. (Foto: Produção)

A fim de reforçar o conceito de Top Stories, recentemente lançado, em que os principais posts são os mais relevantes e não os mais recentes, agora é possível acessar tudo que é publicado por uma pessoa em ordem cronológica. Uma barra lateral à direita divide todo o conteúdo compartilhado na rede por ano. Basta clicar na data desejada e a página desce até o período em questão. Mais uma vez, somente os principais posts aparecem; posts que o Facebook acredita que foram os mais importantes, os que “definem quem você é”.

Todos os posts importantes em um lugar só

Navegando pela timeline é possível encontrar: um mapa dos lugares em que a pessoa já esteve, comida já experimentada, um novo tipo de mural para eventos, uma seção de fotos mais recentes e todo tipo de outras atividades. “Nosso maior desafio foi conseguir colocar todas os posts importantes em um espaço só”, explicou o CEO.

Aplicativo Social Cooking. (Foto: Produção)Aplicativo Social Cooking. (Foto: Produção)

Outra novidade é a foto do cabeçalho. Uma foto que Mark define como "a imagem que diz quem você é". Funciona como um header de blog, localizado no topo da Timeline, antes da foto do perfil. É possível trocar a foto a qualquer momento através do próprio cabeçalho ou clicando em qualquer foto postada em seu perfil.

Quem não quiser ver toda essa informação também pode optar por usar os filtros. A Timeline possui filtros para qualquer tipo de conteúdo. São chamados de Timeline Views. Para ver todos os lugares onde o usuários esteve e o que fez pelo mundo, basta acessar a Timeline no modo Map View.

E o mais importante: ainda é possível controlar e revogar qualquer direito de visibilidade da Timeline, assim como já é feito hoje com nossos perfis.

Veja o vídeo a seguir sobre a nova Timeline, do Facebook:

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Santana
    2011-09-23T16:41:12

    Gosto é gosto, mas a maioria gostou... Principalmente que não viu so o video, e ja esta usando...

  • Ana Silva
    2011-09-23T14:46:37

    Mas esse é o conceito das "redes sociais" quando estamos lá criamos uma outra identidade. com outros grupos. acho meio louco ao mesmo tempo tão. nossaa

  • Décio Sousa
    2011-09-23T13:58:13

    E a opnião dos usuários, não merece ser ouvidas? Pra mim o facebook é a melhor rede social q existe pq faz mudanças aos poucos, mas agora com essa mudança drástica vai perder mtos usuários.Não gostei, prefiro do jeito q tá.

  • Pâmela Maia
    2011-09-23T12:41:49

    Concordo com Zionn Colby, o facebook não tem idéia do que importa ou não pra gente. A prova disso é que eu estou bloqueada para fazer pedidos de amizades por supostamente convidar alguém que não conheço da vida real. Como eles podem ter certeza??? eu nem faço mais os convites, seria bem simples se a pessoa não me conhece é só recursar o convite... agora fico sempre recebendo a msg de que não conheço essa pessoa!!! o face tem muitas coisas legais, mas tem outras que são um absurdo. Tá longe de ser uma rede social de verdade. Afinal em uma sociedade eu posso cumprimentar quem eu não conheço!!

  • Hildebrando Lisboa
    2011-09-23T09:10:59

    Tal como esperado Mark Zuckerberg apresentou algumas alterações no Facebook. Com mais de 800 milhões de utilizadores em todo o mundo, o futuro da rede social deverá passar pelo entretenimento

  • Rebecca Costa
    2011-09-23T00:27:00

    Gabriele, você pode se inscrever para receber o convite em facebook.com/about/timeline Por enquanto, apenas desenvolvedores tiveram acesso à novidade. Já já eles devem disponibilizar para todos.

  • Pedro Costa
    2011-09-22T23:52:40

    e mais uma vez o facebook vem com o seu plano de se tornar o dono das pessoas... como ja dizia um grupo. '' O facebook sabe mais de você do que a sua propria familia "

  • William Silva
    2011-09-22T23:30:57

    Nem se compara ao Google+. A usabilidade e interatividade social e educativa, como: Hangout com extras, compartilhando documentos e edição de imagens, isso sim que é inovação. Vai chegar um dia, em que não será possível fugir do Google ou já não é? (Pesquisa no Google)

  • Gabriele Carvalho
    2011-09-22T22:54:38

    Gostaria de informações como atualizar essa nova versão do Facebook F8. De alguns amigos já foram mudados, mas o meu ainda não ! Qual é o procedimento....

  • Zionn Colby
    2011-09-22T19:50:50

    Tudo ótimo se não fosse o fato de o facebook NÃO TER A MENOR IDEIA do que seja relevante para cada um dos seus usuários. Não existe algoritmo capaz de identificar isso de forma precisa. Na prática o que acontece é que posts sem nenhuma importância pra vc ganham destaque e aqueles importantes nem aparecem. Você tem que vasculhar em outra área por esses posts perdidos e acaba sendo uma experiência cansativa. Lamentável esse posicionamento do Facebook. Só me faz cada vez mais adorar o Google+, este sim, um exemplo de usabilidade e simplicidade com MUITOS recursos bacanas, que nem o Facebook tem.