Fabricantes

08/09/2011 16h31 - Atualizado em 08/09/2011 16h31

IBM e 3M juntam forças para criar chip 3D

André Fogaça
por
Para o TechTudo

As empresas IBM e 3M estão unindo forças para criar um processador com várias camadas, algo similar ao que acontece com mídias ópticas como DVDs e Blu-rays. Segundo estudos divulgados, com a união de esforços de ambas as partes, este chip “3D” poderia unir até 100 outros chips em um único bloco.

Concepção de como será um chip "3D" (Foto: Reprodução)Concepção de como será um chip "3D"
(Foto: Reprodução)

Um dos possíveis problemas do conceito é a geração excessiva de calor que todo o conjunto poderia criar. É neste ponto que entra a 3M, que se comprometeu a elaborar uma espécie de adesivo capaz de propagar o calor para as bordas do “tijolo” sem interromper a conexão que existe entre as camadas. Já a IBM entrará com seu conhecimento de anos com o mundo da informática na construção destes chips.

Segundo informações divulgadas para a imprensa, este bloco poderá incluir até 100 chips ocupando o espaço de apenas um. O resultado é um processador até 1.000 vezes mais rápido do modelo mais veloz do mundo hoje em dia.

Esta economia de espaço e ganho gigantesco de desempenho pode ser extremamente útil para diversos tipos de equipamentos eletrônicos. Os maiores beneficiados, porém, devem ser os portáteis, tais como notebooks, smartphones, tablets ou consoles de videogames muito mais poderosos - e menores - do que temos hoje.


Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Drga Stdrtart
    2011-09-12T05:55:45

    "Bruno VollinoCanoas, RS Alguém disse que é poluente? Quem sabe não larga teu computador e manda teu comentário pelo correio pra nós?" é que na sua cidade falida não ensinam nada sobre o meio ambiente, né??!!! eu entendo sua ignorância...me passa teu endereço que eu mando muito mais que um simples comentário. tchau, inclusão digital FAIL>

  • Cleiton Sá
    2011-09-10T02:08:11

    Eu acho que a IBM tenta copia a INTEL e não consegui,agora a IBM vem com essa nova tecnologia 3M,mais não chega nem os pés dos processadores daINTEL que vão ser em 3D,com uma velocidade de processamento bem maior que a 3M da IBM.

  • Fernando Hellmann
    2011-09-09T14:28:24

    Tem tudo pra dar certo! A informática não tem limites! @Fern4ndoH

  • Fernando Hellmann
    2011-09-09T14:26:47

    Tem tudo pra dar certo! Na verdade, o que é impossível para a informática? @Fern4ndoH

  • Flávio Nunes
    2011-09-09T13:45:35

    A 3M é uma das gigantes da industria quimica, e a IBM nem precisa comentar, naminha opnião acho que esse projeto tem tudo para realmente revolucionar a informática!!!

  • Bruno Vollino
    2011-09-09T13:28:25

    Provavelmente vai demorar muito tempo pra desenvolver esse composto pra dissipar o calor. E mesmo que dissipe, acho difícil usar em um notebook ou algo assim, pois esse calor, depois de dissipado do chip, teria que sair de dentro da carcaça. Precisaria um sistema de refrigeração muito melhor do que o de um notebook.

  • Bruno Vollino
    2011-09-09T13:24:16

    "Drga StdrtartCotia, SP Mais uma nova tecnologia, mais um material poluente. Pq nao fazem parcerias para criar produtos que nao agridem a natureza????!!!!" Alguém disse que é poluente? Quem sabe não larga teu computador e manda teu comentário pelo correio pra nós?

  • RUDHÁ ALVES
    2011-09-09T12:55:26

    EU... PRECISO...! *-*

  • Drga Stdrtart
    2011-09-09T12:37:56

    Mais uma nova tecnologia, mais um material poluente. Pq nao fazem parcerias para criar produtos que nao agridem a natureza????!!!!

  • Dimas Budie
    2011-09-09T11:12:11

    Quem diria, com tanta tecnologia disponivel, será utilizado COLA para se obter um mega processador......tá né....

  • Odorico Paraguaçu
    2011-09-09T11:00:12

    Pô! O material do futuro era carbono com os transistores em uma nova arquitetura multiplicando a capacidade e dissipando o calor! Agora é cola! E Rafael pior que os impostos é a inflação!

  • rafael mendonça
    2011-09-09T10:36:56

    PODE SE COBRAR IMPOSTOS DE FORMA 1000 VEZES MAIS RÁPIDA NO BRASIL!!!!!

  • Alexandre Alves
    2011-09-09T10:17:14

    Futuro.... isso é o nome dessas novas e maravilhosas tecnologias!!!

  • Marçal Marques
    2011-09-09T10:14:15

    Você tem absoluta certeza de que não se trata de uma "pequena" brincadeira?

  • Leandro Nascimento
    2011-09-08T18:05:55

    Não só a dissipação do calor, mas, outro problema, se utilizado em smartphones, será o consumo de bateria...