05/09/2011 10h52 - Atualizado em 05/09/2011 10h53

Leitor de códigos pessoal ajudaria deficientes a saber o que poderão comprar

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo
Finger Reader. (Foto: Divulgação)Finger Reader. (Foto: Divulgação)

A designer Hansub Lee pensou em um aparelho capaz de adaptar as tecnologias atuais a uma aplicação que pode facilitar a vida de quem sofre para realizar tarefas básicas do dia-a-dia, sobretudo deficientes visuais.

O Finger Reader identifica objetos e descreve aos usuários o que está a sua frente. O aparelho é um tipo de dedeira, em que está presente um leitor de código de barras e códigos QR do mesmo tipo dos usualmente utilizados em mercados e lojas de conveniência.

Finger Reader. (Foto: Divulgação)Finger Reader. (Foto: Divulgação)

Feita a leitura, o Finger Reader informa auditivamente à pessoa por meio de um fone de ouvido com tecnologia Bluetooth. Ele comunica ao usuário qual é o item checado, preço, ingredientes, valores nutritivos e o que mais estiver informado no código disponível.

O projeto de Lee apresenta ainda um simples e útil implemento: contando que usuários do Finger Reader não o usarão em tempo integral, o leitor viria equipado com um cordão para pescoço, o que facilitaria bastante sua localização e uso em momentos-chave.

Mesmo sendo ainda um projeto, o Finger Reader já chamou certa atenção e foi nomeado para participar do concurso de design Spark Awards, o que pode ser um primeiro passo para que ele se torne uma ferramenta presente na rotina de portadores de deficiência visual.

Via: Yanko Design

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares