Câmera

09/09/2011 20h02 - Atualizado em 09/09/2011 20h02

Limitada: Polaroid SX-70 volta em edição especial

Luciana Vieira
por
Para o TechTudo

A Polaroid SX-70 está de volta! O The Impossible Project, da dupla Florian Kaps e Andre Bosman, que comprou a última fábrica da Polaroid, restaurou alguns originais da câmera, que estão à venda por $ 350 dólares, um preço bastante interessante para quem gosta de raridades.

Primeira câmera SLR instantânea e dobrável do mundo, fabricada nos estados
Unidos entre 1972 e 1977, a legendária SX-70 era considerada super arrojada na época, com design moderno e compacto quando dobrada.

Polaroid SX-70 é relançada em edição especial (Foto: Divulgação)Polaroid SX-70 é relançada em edição especial (Foto: Divulgação)

A câmera possui lente 116 mm, com abertura de F8 a F22 e foco manual de 10” ao infinito. Para quem não conhece, o filme é motorizado, ou seja, já vem com as baterias embutidas que permitem a revelação instantânea.

Diferente da década de 70, quando eram vendidas em bolsas de couro cru, a SX-70 agora vem em uma caixa projetada pela designer Kate Bingman Burt, que conseguiu atingir a atmosfera da época, com bastante cor e ilustrações.

Existem algumas opções de filmes para usuários da SX-70: o Polaroid SX-70, que parou de ser fabricado mas ainda existe em pequena quantidade no mercado, o Polaroid 600 e o PX-100 Instant Film, vendido por cerca de $22 dólares.

 A Polaroid revolucionou o mercado de câmeras fotográficas ao dispensar a revelação em laboratórios, oferecendo a foto na hora, um conceito contemporâneo de criação de imagens. Em 1948 era lançada a Land Camera Model 95, criada por Edwin Land. A Land pesava cerca de 2Kg. Somente mais tarde, em 1972, foi lançada a SX-70.

Em 2008, prestes a fechar as portas, a última fábrica de fimes da Polaroid foi comprada por Florian Kaps, artista sueco e Andre Bosman, engenheiro da empresa. Foi criado então o The Impossible Project com a missão de salvar as câmeras instantâneas do obsoletismo, produzindo novos filmes para as antigas câmeras. O filme PX-100 já é um resultado louvável.

Via Photojojo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares