Sistemas Operacionais

12/09/2011 19h27 - Atualizado em 12/09/2011 19h27

Microsoft colocará seus aplicativos em telefones Nokia

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Nesta segunda-feira (12) a Nokia e a Microsoft anunciaram que oferecerão atualizações do sistema Symbian, e com ela virá uma integração de uma nova plataforma chamada Microsoft Symbian Apps. Essas atualizações vão adicionar algumas ferramentas de produtividade para todos aqueles que comprarem novos aparelhos com Symbian Belle, além de todos aqueles que atualizarem do Symbian Anna para o Symbian Belle.

Axchange ActiveSync no Nokia (Foto: Divulgação)Axchange ActiveSync no Nokia (Foto:
Divulgação)

Para os usuários de um telefone Nokia que procuram por aplicativos que aumentem a produtividade diária, a notícia é mais que interessante. A partir do quarto trimestre de 2011, estarão disponíveis para os usuários do Symbian Belle os seguintes aplicativos da Microsoft:

- Microsoft Lync: um comunicador via instant messenger ou áudio, que permite uma comunicação pela internet on-the-go mais eficiente.
- Microsoft PowerPoint Broadcast; transmissão rápida de suas apresentações do PC para o celular
- Microsoft OneNote: serviço de notas com imagens, que sincroniza com o Microsoft SkyDrive
- Microsoft Document Connection: visualizador de documentos armazenados no celular, incluindo os anexos de e-mails, além documentos do Microsoft SharePoint 2010.

Se isso não lhe parece suficiente, uma segunda atualização, agendada para o começo de 2012, deve adicionar o recurso de sincronismo do Microsoft OneNote com o SharePoint e o SkyDrive, além de acrescentar os aplicativos do Microsoft Word, Excel e PowerPoint como nativos no Symbian Belle.

Segundo o comunicado publicado no site da Nokia, essas atualizações reforçam o compromisso da empresa em fazer investimentos e produzir inovações para a plataforma Symbian. Haverá mais atualizações do sistema em 2012, e novos dispositivos com o Symbian Belle chegarão ao mercado no ano que vem. Além disso, a Nokia reforça seu compromisso de manter o suporte ao Symbian até o ano de 2016, pelo menos.

Você acha que esse é o caminho certo? A Nokia realmente deve continuar investindo no Symbian? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Vieira
    2011-09-13T11:05:03

    A Nokia tem q valorizar sua plataforma para q haja desenvolvedores, pois se até ela desistir não haverá perspectiva para usuários Symbiam. Uso o Sistema à 3 anos, tenho um N73 que não uso mais e agora estou com um 5530 à 1 ano e um N8 que comprei recentemente, no meu ponto de vista o sistema não fica devendo mto para os concorrentes(principalmente após a atualização ANNA, e espero q a BELLE melhore ainda mais) IOS e Android e tem a qualidade de hardware Nokia!

  • Elias Maia
    2011-09-12T20:08:58

    Nunca tive Symbian e nem tenho desejo de ter. Só estão fazendo isso pelo acordo de usarem a Nokia para o Windows Phone, esse sim, tenho curiosidade de conhecer e usar. Mas estou muito feliz com o meu Android no momento.

  • Eli Silva
    2012-02-24T09:22:54

    O nokia belle é excelente! Melhor ainda que o Anna. Mas, ainda não vem com os aplicativos da microsoft. Apesar disso, eu instalei o quickoffice e um leitor de PDF.