Robótica

16/09/2011 20h06 - Atualizado em 06/10/2011 18h33

Pai e filhas criam robô que parece um tanque de guerra

Flavio Croffi
por
Para o TechTudo

O Mechatron, um robô letal feito de alumínio, ferro e outros metais, é o mais novo projeto de Robert Beatty e de suas filhas. Mas ele não é um robô qualquer. Essa máquina pode andar para frente, para trás e na diagonal. Além disso, ela atira metal ou plástico com a sua arma – que fica em uma espécie de torre em sua carapaça.

Mechatron (Foto: Divulgação)Mechatron (Foto: Divulgação)

O robô certamente foi feito para ser ágil. E, enquanto cruza terrenos, ele demonstra para que lado segue através de luzes LEDs, que mudam de cor de acordo com o movimento. O Mechatron ainda conta com rodas especiais que, graças a um sistema de software, podem ser controladas de forma independente. É por isso que ele é capaz de se mover para qualquer direção.

Controle do Mechatron (Foto: Divulgação)Controle do Mechatron (Foto: Divulgação)

Outras características da máquina também chamam bastante atenção. Quando está online, por exemplo, uma voz robotizada surge dizendo: “Mechatron Online” ou “All systems operational”. O mesmo acontece quando o Mechatron se prepara para atirar. Além disso, por meio de um pequeno canhão metálico, que gira 360º, o robô pode disparar feixes de laser, projéteis de plástico ou de ferro. Tudo isso de forma extremamente rápida. Para completar, ele é equipado com um sonar com oito tipos de varreduras.


O Mechatron pode ser controlado de duas maneiras: por meio de um controle que envia ondas de rádio, ou de forma completamente automática. Um joystick foi construído pela própria Beatty Robotics – a empresa de Robert Beatty – exclusivamente para ele. Assim, é possível utilizar dois direcionais analógicos para guiar os seus diversos tipos de movimentos e miras para atirar.

Ao ler este texto, talvez você ainda não tenha compreendido o quanto este robô é, de certa forma, avançado. Abaixo, você confere ele em pleno funcionamento. E, provavelmente sentirá, nem que seja um pouco, de medo. Confira:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares