26/09/2011 16h36 - Atualizado em 26/09/2011 16h36

Supercomputer Center de San Diego lança o maior sistema de armazenamento na nuvem do mundo acadêmico

Isadora Díaz
por
Da redação

O San Diego Supercomputer Center (SDSC), setor da Universidade da Califórnia, desenvolveu o que tem sido apontado como o maior sistema de armazenamento em nuvem já criado para o universo acadêmico. O SDSC Cloud tem capacidade inicial de guardar até 5,5 petabytes de dados.

San Diego Supercomputer Center (Foto: Divulgação)San Diego Supercomputer Center (Foto: Divulgação)

A velocidade de leitura também impressiona. O sistema consegue analisar de 8 a 10 Gb de dados por segundo, número que, segundo o próprio centro, ainda deve ser aprimorado nos próximos meses. Desenvolvido especificamente para uso acadêmico e de pesquisas, a Universidade da Califórnia espera que o SDSC Cloud se torne peça fundamental para o desenvolvimento de novos projetos.

Os que desejarem participar do sistema poderão se candidatar em breve. O preço para ter acesso a uma parcela da gigantesca nuvem é até bastante acessível: apenas US$ 3,25 por mês, o que dá  direito a armazenar até 100 Gb de arquivos.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares