Imagens

21/10/2011 16h55 - Atualizado em 21/10/2011 16h55

Adobe usou imagem 'artificial' para simular efeito Image Deblurring

Luciana Vieira
por
Para o TechTudo

Um vídeo de demonstração do Photoshop, apresentado na conferência Adobe MAX 2011, no último dia 03 em Los Angeles (EUA), causou controvérsias quanto à veracidade da nova tecnologia incorporada no recurso Image Deblurring, ferramenta que tira borrões e corrige desfoques de imagens.

Image Deblurring (Foto: Reprodução/TV Adobe)Image Deblurring (Foto: Reprodução/TV Adobe)

Depois gerar desconfianças sobre o efeito aplicado na hora da apresentação, no último domingo, o blog oficial da Adobe esclareu que utilizou na demonstração apenas uma foto tremida artificialmente. Segundo informações divulgadas, o software desconhece que a foto não é original e, por isso, esta é uma prática comum em pesquisas desse tipo.

A apresentação foi feita por Jue Wang, pesquisador da Adobe que faz parte do grupo Advanced Technology Labs (ATL), especialistas em novas tecnologias de software. Wang mostrou fotos desfocadas magicamente se tornarem perfeitas, deixando o público impressionado e ansioso pela disponibilidade da nova ferramenta. Surgiu, a partir de então, um burburinho entre os espectadores de que as imagens utilizadas seriam artificiais. 

Jue Wang, pesquisador da Adobe durante demostração da ferramenta Image Deblurring (Foto: Reprodução/TV Adobe)Jue Wang, pesquisador da Adobe durante demostração da ferramenta Image Deblurring (Foto: Reprodução/TV Adobe)

A nova tecnologia utiliza algoritmos que identificam a razão e a localização da desfocagem e outros que reconstruem a imagem. Os borrões podem ter várias causas, como perda de foco causada pela trepidação da câmera, baixa resolução, principalmente em imagens feitas por câmeras de celulares e captura de imagens em movimento.

Projeto experimental

Jeff Chien, Cientista da Adobe, deixa claro que a tecnologia deblur ainda não está madura o suficiente e depende da evolução de hardwares com CPUs mais potentes.

Por enquanto, o projeto é apenas um protótipo e ainda não consegue, por exemplo, corrigir imagens que tenham mais de um tipo de borrão, às vezes, um sobre o outro, o que pode ocorrer por exemplo, quando se fotografa uma pessoa em movimento e, além disso, há a trepidação da câmera.

Segundo a Adobe, a pré-estreia da tecnologia foi dedicada ao consumidor da marca, que gosta de saber, com antecedência, o que está sendo desenvolvido para o futuro. Além disso, através do retorno do público a essas demontrações, quando reagem com entusiasmo, a equipe de desenvolvimento sente-se mais motivada.

Portanto, para espanar de vez as dúvidas quanto ao desenvolvimento e à disponibilidade do Photoshop Image Deblurring, é conveniente reproduzir uma frase bem elucidativa retirada do Blog da Adobe: “ Simplificando - o nosso trabalho está apenas começando."

Via Blogs Adobe

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Reinaldo Oliveira
    2011-10-22T09:32:59

    E eu achando que estaria vindo uma nova ferramenta magica.

  • Gleidson Silva
    2011-10-22T00:12:39

    Que desonesto isso!!!! Agente fica louco esperando as inovações da adobe e eles vem com uma mentira, vão perder credibilidade nas proximas apresentações!!!!

  • Dante Saiki
    2011-10-21T20:14:47

    É... ainda bem que o meu CS5 é crackeado

  • Anthony Simões
    2011-10-21T17:16:06

    Que coisa feia!