Câmera

14/10/2011 14h15 - Atualizado em 14/10/2011 14h15

Câmera digital inusitada faz fotos panorâmicas ao ser arremessada para o alto

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Uma bola, 36 câmeras e um resultado final incrível. À primeira vista, a Throwable Panoramic Ball Câmera parece um dispositivo inusitado e sem muito sentido. Quando se vê o aparelho em ação, então, a impressão é de que a pessoa que está testando a nova câmera do grupo alemão Computer Graphics está louca.

Throwable Panoramic Ball Câmera (Foto: Divulgação)Throwable Panoramic Ball Câmera (Foto: Divulgação)

No entanto, basta entender o conceito e dar uma olhada no resultado da experiência para compreender que a ideia pode se tornar até um sucesso instantâneo: fotos panorâmicas perfeitas, em 360 graus, onde se pode navegar como se fosse uma tela do Google Street View, por exemplo.

O produto será apresentado na SIGGRAPH Ásia 2011 e foi baseado em uma tese que rendeu um diploma a Jonas Pfeil, um dos líderes da empresa de Berlim. O equipamento foi criado em 2010, mas será lançado apenas neste ano.

A câmera é uma espécie bola verde, que se olhada de uma boa distância, não parece mais do que um brinquedo. O detalhe está nos 36 furos brancos da esfera. Em cada um deles, está um modelo de câmera de celular, com resolução de 2 megapixel, com foco fixo. Além disso, há ainda uma entrada USB para se transferir as imagens após elas serem fotografadas.

Throwable Panoramic Ball Camera (Foto: Reprodução)Throwable Panoramic Ball Camera (Foto: Reprodução)

Jogue tudo para o alto

Mas, afinal de contas, como fotografar? É simples. Tenha uma das reações mais instintivas que você pode ter quando está com uma bola na mão: jogue-a para cima.

Com um acelerômetro e um sensor de disparo automático, o aparelho identifica o ponto mais alto da trajetória e é neste momento que tudo é clicado.

São 36 imagens do mesmo local, mas em diversas posições diferentes, gerando uma panorâmica perfeita, que pode ser vista alguns segundos depois. Basta transferir o arquivo para um pen-drive e transferir para um computador com o software da câmera instalado. Vale a pena conferir o vídeo de demonstração do produto. Impressionante, não?

Via JonasPfeil

  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maria Barbosa
    2012-01-06T15:40:51

    Mas nunca que alguém atiraria uma câmera como essa num ambiente como aquele cheio de penhascos em volta. Não quero nem imaginar as vídeos cassetadas que dariam dos alemães tentando pegar a bola de volta na descida