07/10/2011 13h35 - Atualizado em 07/10/2011 13h35

Data center 100% ecológico deve ser construído em breve na Islândia

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Poucos cogitam diariamente o quanto de energia se gasta para, por exemplo, manter seu site de buscas favorito funcional por um ano, ou quanto essa alimentação gera em termos de agentes poluentes. Sendo esse um dos grandes problemas da tecnologia da informação na atualidade, a Verne Global propôs uma forma de manter centrais de dados de todo o mundo operantes de maneira mais sustentável.

Data center (Foto: Reprodução)Exemplo de data center da Verne Global (Foto: Reprodução)

O que é um data center?

Data centers são pólos onde dados de informações de uma empresa são armazenados, de maneira (desejavelmente) segura. São, em maioria, seções de alta demanda energética. Se formos pensar no volume de dados que muitas organizações fazem transitar diariamente, é difícil supor exatamente esse gasto, energeticamente falando, e o quanto se obtém em termos de materiais poluidores liberados na atmosfera. Portanto, para manter o trânsitos de informações de várias corporações diariamente funcionais, notamos o quanto esta iniciativa da Verne Global é relevante.

Proposta

A partir desse cenário, a Verne Global decidiu projetar um centro de processamento de dados “verde” na Islândia. A promessa é de que até o fim do ano seja gerado um pólo com 0% de emissão de gás carbônico.

Um dos responsáveis por esta revolução será o clima mais frio do país, que viabilizará resfriamento dos sistemas sem a necessidade de implantação de recursos industrializados para tanto. O ambiente projetado pela Verne Global ocupará área de 23 mil metros quadrados, compostos por hardwares, sistemas de informação e áreas técnicas, e gerará fluxo de dados iniciais de 8 Tb/s para os Estados Unidos e países da Europa, ao custo energético de 100 megawatts.

Via Übergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares