Computadores

07/10/2011 15h18 - Atualizado em 07/10/2011 15h18

Escolas da Flórida estão usando scanners de impressões digitais para acompanhar os alunos

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Os colégios Washington County, na Flórida, estão usando um sistema de chamada de alunos que envolve alta tecnologia. Ao invés de chamar pelo nome e esperar as resposta de presença, a escola usa um sistema de identificação biométrica, através das digitais dos alunos.

Digital em scanner. (Foto: Divulgação)Tecnologia de chamada por scanner de digital.  (Foto: Divulgação)

O sistema faz a digitalização da digital do estudante e envia os dados para os computadores da supervisão da escola, identificando quais os alunos estão presentes. Para melhor controle dos estudantes (e um menor índice de faltas), a verificação é feita a partir do momento que eles entram nos ônibus escolar. Os alunos são verificados novamente no término das aulas.

O sistema passou por diversos testes dentro das escolas do Condado, por cerca de dois meses. Os scanners foram instalados nos ônibus porque a maioria dos estudantes utiliza esse tipo de transporte escolar. Na próxima semana, alguns outros ônibus terão scanners instalados. Se o sistema se mostrar realmente eficiente, todos os transportes coletivos do Condado receberão os dispositivos biométricos até o final do semestre.

Custando aproximadamente US$ 30 por aluno anualmente, o sistema não é barato. Considerando, no entanto, o aumento na sua participação (o que significa mais dinheiro do estado em muitos distritos) e o aumento do interesse na prestação de contas sobre o investimento à segurança dos estudantes, o custo/benefício é interessante.

Via Dvice

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinícius Cruz
    2011-10-09T14:29:25

    A Faculdade UNIVIX, ja utilizava esse sistema. Esse sistema é muito ruim pois, o tempo que se leva para 40 pessoas colocarem o dedo esperarem para o computador confirmar e repetir o processo é muito grande, ou seja, perde-se muito tempo nesse sistema.

  • Lourena Uchôa
    2011-10-07T15:59:39

    Isso não é novidaade, para a informação de todos, aqui no Ceará, algumas escolas Estaduais já possuem esse tipo de scanners ! A única difrerença é que não se encontra no onibus e sim na entrada da escola ! Mais o sistema é da mesma forma, e se encontra em fase de teste !