Jogos de esporte

14/10/2011 12h05 - Atualizado em 15/10/2011 00h31

Executivo compara FIFA 12 a RPG

Dori Prata
por
para o techtud

Há muito tempo os jogos de futebol deixaram de ser apenas sobre as partidas dentro de campo, passando a englobar o gerenciamento de times, a “saúde” dos atletas virtuais e a capacidade dos jogadores de conseguirem contratar novas estrelas para tornar suas equipes mas fortes e assim se tornarem mais competitivos. 

FIFA 12 (Foto: Divulgação)FIFA 12 (Foto: Divulgação)

Ao conceder uma entrevista para o jornal inglês The Guardian, o presidente da EA Sports, Andrew Wilson, foi questionado se adicionar elementos de RPG ao FIFA 12 foi uma maneira do estúdio fazer melhor uso do esporte e reduzir os custos de desenvolvimento, quando ele respondeu: 

“Acho que é bastante perceptivo olhar para ele como um RPG e embora não usemos externamente esta terminologia para o jogo, nós certamente o vemos dessa maneira internamente. Um RPG é feito de algumas coisas: você precisa ter uma identidade única – ou personagens únicos – precisa de persistência e progressão para esse personagem, conteúdo em constante mudança que mantenha o mundo rico e é uma boa ideia amarrar tudo isso com uma rica economia.” 

Ele ainda citou que houve uma época onde as pessoas jogavam games de esportes ou RPGs, mas agora há uma maior aceitação por parte dos jogadores em relação a outros gêneros e que muitos pediam por experiências mais convincentes nos jogos de futebol, o que acabou dando origem a modos como o FIFA Ultimate Team, onde ganhamos cartas ao disputarmos partidas, ou o EA Sports Football Club, espécie de rede social que visa aumentar a interação entre os jogadores. 

Via Rock, Paper, Shotgun

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Oliveira
    2012-02-13T22:55:19

    cara de uma coisa eu sei fifa e melhor q pes ``e eu provo no pes a bola nao faz curva e nem tem rotação e so vai parada.kkkk PES MAIOR LIXO

  • Giancarlo Nepomuceno
    2011-10-20T14:04:01

    Sou fanatico pela serie PES e acho q o 12 melhorou bastante, agora tem drible e o dominio de bola evoluiu, mas to achando os goleiros frageis e faceis de tomar gol. Pretendo testar o FIFA e qm sabe compra-lo. Comparando os DEMOS, achei o PES 12 melhor que o FIFA 12, principalmente na jogabilidade.

  • Pedro Joventino
    2011-10-15T05:38:55

    Jogo de futebol é jogar partidas e fazer gol fifa realmente ta se tornando um RPG ta parecendo Football manager!

  • Pedro Joventino
    2011-10-15T05:36:45

    Fifa sempre foi um lixo lembro do 99 fazia 20 gols por partida!

  • Lukas Silva
    2011-10-15T03:38:08

    O PRESIDENTE AI SO ESQUECEU DE COMENTAR A FALHA DO ULTIMATE TEAM!!!! E DAR UMA SATISFACAO E SOLUCAO PRA NOZ QUE ESTAMOS ESQUECIDOS PELO PESSOAL DA EA.

  • Robson Valentim
    2011-10-15T02:21:37

    Olha o que o Ricardo Lemos disse: "FIFA é melhor q PES, sempre foi e sempre será". Meu querido, a geração FIFA so conseguiu superar o PES, a 3 anos, pois quem sempre dominou este senário foi a série Winning Eleven, q viria a ser PES apartir do PS3. Concordo que FIFA conseguiu evoluir ao posto de n° 1 dos games de futebol, mais PES 2012 ja diminuiu a vantagem que seu algos tinha. Continuo achando FIFA o n° 1, mais ja não é unanimidade entre os players, isso vc pode ter certeza. Melhor pra todos nós!

  • Hugo Dias
    2011-10-15T00:40:22

    Ta senta lá claudia

  • Ricardo Lemos
    2011-10-14T23:36:47

    com certeza fifa é melhor que pes sempre foi e sempre será, só os bando de pereba que nao sabe o que é jogo fala que pes é melhor

  • felipe ttridico
    2011-10-14T22:53:33

    eae gente blz?eu comprei meu fifa 12 hj,e fui por o codigo para jgoar online e deu invalido,o meu é aquele que vem com a camisa,a caixa de papelão veio lacrada,a capinha do jogo não veio isso eu achei estranho,alguem pode ter usado neh? e veio quebrada a capinha.Tentei em todas as contas,BR,EUA,e minha conta é normal,era só ter que colocar a senha la e colocar o codigo mas infelizmente deu invalido,pelo menos vou conseguir trocar,

  • Peterson Mello
    2011-10-18T09:36:21

    ae Fabio joga primeiro o PEs e depois se fala que é só apertar passe que vai pro jogador e se é só chutar de qualquer lugar que é gol , caramba o cara quando quer defender sua preferencia acaba falando cada asneira .. vaaaii jogar mario bros mlk , pq de futebol se não sabe nada !

  • Rafael Carneiro
    2011-10-16T09:12:34

    O Elton Lima deve ter apanhado feio....por isso não gostou. Não tá acostumado a utilizar táticas, jogar coletivamente, arma uma boa jogada ou realizar uma boa trama de passes. Deve ter tentado sair correndo que nem louco com um jogador e não conseguiu. kkkk Gosto de PES também, mas, na minha opinião, FIFA é bem melhor.

  • Jose Junior
    2011-10-15T14:28:42

    Eu só jogava pes não gostava do fifa,a dois anos conheci melhor o fifa e depois disso só jogo fifa e por sinal o fifa 12 está melhor q o 11,com muitos detalhes que simulam a realadade o jogo é o melhor do genero que eu joguei até hoje!!!

  • Marcel Lopes
    2011-10-15T13:39:12

    Elton limonada.. Fifa nao eh pra qq zé maneh.. fifa eh dificl de jogar por ser um simulador!! Fique no forever Corre, corre, coore curza, corre chuta do PES vai la jogar futebol com"'setinhas" rsss kkk mas um palyer FAIL de Fifa rss

  • Elton Lima
    2011-10-15T12:38:34

    devido voces fãs de fifa falarem tão bem desse lixo que vcs chamam de melhor futebol ,acabei jogando ,e finalmente pude conprovar o que vcs vinham tentando passar a mim com seus comentarios ,RESULTADO ((NUNCA MAIS JOGAREI FIFA EM TODA MINHA VIVA É UMA ABERRAÇÃO NO MUNDO GAMERS ,POR FAVOR É MUITOOO RUIMMM . E OLHE QUE JOGUEI MAIS DE UM SEMANA ,))) PES FOREVER ...

  • Robson Rosa
    2011-10-15T11:28:18

    pra mim o que manda e a jogabilidade e o fifa ta muinto na frente. Pega o tutorial pra ver do fifa12 e depois vc ve o pes12 .

  • Lukas Silva
    2011-10-15T10:47:28

    GALERA ALGUEM ESTA JOGANDO ULTMATE SEM PROBLEMA?? PQ AQUI TA EMBASSADO CAI A CONEXAO TO JOGO

  • Fabio Pedroso
    2011-10-15T09:31:15

    PES 12 continua arcade. FIFA 12 é simulador. LOGO......!

  • Rafael Carneiro
    2011-10-15T08:59:09

    "Fifa é pra quem não sabe joga futebol e nunca jogou game de fut.....PES é muito melhor e ponto." Diz pra mim que esse cara comentou brincando, por favor. kkkkkkkkkkkkkkkk Acho que ele está invertendo totalmente os valores. FIFA que é pra quem sabe jogar futebol e quer algo extremamente realista. Só pra constar, sempre joguei e gostei mais do PES a vida inteira. Passei a preferir o FIFA depois do 2011 e agora não troco por nada, até porque o estilo do jogo e a dificuldade imposta pela EA realmente me agrada (MUITO) mais. PES é pra jogador individual. FIFA valoriza mais o coletivo.

  • Bruno Blauth
    2011-10-15T08:44:54

    Tbm tentei jogar FIFA mas o PES tem + diversão. Vou de PES pela inovação de controlar dois jogadores ao mesmo tempo.

  • Leonardo Fickel
    2011-10-15T08:36:42

    Uma coisa simples eu so jogava pess, ai em 2010 o fifa derrubo, quanto a alguns fifa tem chute ruim que isto não sei o que so pode ter problemas, so jogador do sub 20 do brasil de pelotas meu quem é que sempre chuta forte pro gol, não pega mal na bola. Quer ver a realidade do fifa olha um jogo da liga Inglesa pela ESPN HD e e fala depois sobre o Fifa 12! não é preferencia Fifa é mais realidade, sem goleiro bracinho de jacaré do pess!

  • Patrick Eloi
    2011-10-15T08:06:04

    Joguei PES minha vida inteira, mas a realidade do FIFA 12, a dificuldade do jogo, não deixa nenhuma duvida, o FIFA 12 superou o PES 12...Tenho os 2 em casa...Dou minha Opnião, se você quer um jogo com dribles programados, Ter facilidade em fazer gols, Diferentes campeonatos para jogar, compra PES...Se vc quer gráficos realistas, jogabilidade dificil, um jogo totalmente diferenciado, Compra FIFA12...porém a facilidade de comandos do PES é muito mais fácil do que o FIFA...o FIFA tem que apertar muito botão, para executar uma tárefa....Bom vai de cada um...gosto é gosto e não se discute...Abraço

  • Fabianohenrique
    2011-10-15T07:30:17

    Confesso pra vocês, tentei jogar novamente, achei chato de novo, jogo pra criança, acredito que dificilmente irei largar o PES. A única coisa que me irrita no PES é a falta de licença para alguns times. Tenho cerca de 8 amigos com Play3 e X-Box, apenas um deles joga FIFA, o restante prefere PES. Organizamos campeonatos, torneios on-line é diversão garantida. PES é o melhor.

  • Ricardo Marchese
    2011-10-15T06:18:34

    Fifa é pra quem não sabe joga futebol e nunca jogou game de fut.....PES é muito melhor e ponto.

  • Gabriel Santos
    2011-10-14T21:28:10

    Sem comparação os gráficos de FIFA e PES!!!! o FIFA na minha opinião, é mto melhor!!! Melhor jogabilidade, melhor gráfico..... Mas para os fãs de PES não se preocipem, pois, o PES 2012 se não me engano é mto bom, testei uma vez e o gráfico melhorou bastante, mas não chega a comparar com o FIFA!!!!

  • Antonio Madeira
    2011-10-14T20:56:51

    quem ñ joga o FIFA é por que ñ sabe jogar! FIFA é só pr quem sabe jogar,PES é pr quem gosta de correria muito sem graça!!!!!!!