Robótica

07/10/2011 11h50 - Atualizado em 07/10/2011 11h50

Exército norte-americano investe cada vez mais em combatentes robôs

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

É notória a cada vez maior adesão do exército norte-americano à idéia de possuir robôs como aliados de seus soldados em campos de batalha. Sob promessas de dar maior segurança em diversos tipos de terreno e situações a equipes em ação, essa força militar acaba de encomendar 315 unidades do robô de reconhecimento Recon Scout XT.

Recon Scout XT (Foto: Divulgação)Recon Scout XT (Foto: Divulgação)

O Recon Scout XT é um pequeno bot repleto de bons recursos para situações-limite, como reconhecimento e monitoramento em vídeo de regiões fechadas ou externas, trafegando facilmente sobre terronos rochosos, pantanosos ou sob intempéries como tempestades de areia. O robô conta também com sistema óptico infravermelho para ação em locais escuros e durante a noite. Além dessas possibilidades, o Scout XT ainda possui boa velocidade e alcance de controle de até 90 m.

Se tamanho portátil é um grande mérito: o robô mede apenas 20 cm, e pesa 580 g. Após ligado, ele fica preparado para uso em cinco segundos, e basta arremessá-lo a uma distância de até 36 m para que ele comece a atuar no front. Cada droid apresenta a possibilidade de operação em três frequências distintas, o que viabiliza o controle de até três deles em campo simultaneamente, sem que haja interferência no sinal.

O exército adotou também o uso de um companheiro do Scout XT: o Recon Scout SearchStick; que é um bastão-acessório. Assim, é possível explorar locais altos, além do campo de visão original do robô sem por em risco a segurança do equipamento


Via Technabob

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares