19/10/2011 00h31 - Atualizado em 19/10/2011 03h16

Google e Samsung lançam o novo Galaxy Nexus com Ice Cream Sandwich

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A longa espera acabou. A Samsung, em parceria com o Google, enfim revelou o novo Galaxy Nexus – ele não se chama mais Nexus Prime – na noite desta terça-feira (19), em Hong Kong. O smartphone carrega em si o novo Android 4.0 Ice Cream Sandwich e impõe uma configuração de respeito para peitar seus concorrentes, com destaque para sua tela HD Super AMOLED de 4.65 polegadas e compatibilidade com redes 4G.

Galaxy Nexus (Foto: Divulgação)Galaxy Nexus (Foto: Divulgação)

O Galaxy Nexus usa uma tela HD Super AMOLED com resolução de 1280 X 720, exibindo um formato widescreen (16:9). O processador é um dual-core de 1.2 GHz, que vem se tornando padrão na atual geração de smartphones. Em termos de memória RAM, o novo Nexus carrega 1 GB. No armazenamento interno, haverá duas versões: de 16GB e de 32GB. 

A Samsung dividiu a apresentação do novo Nexus em três conceitos que nortearam a criação e desenvolvimento do smartphone: velocidade, tela e design. Velocidade, para a Samsung, não apenas é a capacidade de processamento do celular, mas também sua conexão com as redes. A Samsung garante que, tanto em HSPA+ como LTE, o Nexus é o "celular mais rápido do mundo". 

O design mantém a marca registrada do Nexus S, com a tela curva que contribui para a ergonomia e comodidade. O Galaxy Nexus aposentou os botões do Android (ou foi o Ice Cream Sandwich que fez isso?), seguindo o padrão do Honeycomb que, nos tablets, transformou os botões do Android em ícones touchscreen. Na verdade, inclusive, o aparelho não tem nenhum botão físico.

Anúncio oficial do Galaxy Nexus (Foto: Divulgação)Anúncio oficial do Galaxy Nexus (Foto: Divulgação)

A configuração é promissora e coloca o hardware do Galaxy Nexus entre os principais da atual geração de smartphones topo de linha. Mas há um porém: a Samsung optou por montar uma câmera de 5 megapixels no aparelho. Em compensação, acabou o shutter lag - aquela demora entre o comando e a captura da imagem.

Considerando a concorrência, que já entrega celulares com câmeras de 8 megapixels a um certo tempo, a Samsung pode ter feito besteira em colocar uma câmera de menor resolução em um aparelho top de linha. Ao menos, ainda assim, a câmera registra vídeos em Full HD.

Além da câmera fotográfica na parte posterior, o aparelho leva também uma pequena câmera frontal voltada para videochamadas, com 1.3 megapixels.

Em termos de outras características de hardware, o Galaxy Nexus tem Bluetooth 3.0, USB 2.0 (fazendo uso de uma das novas funcionalidades mais interessantes do Android 4.0 em termos de conectividade), Wi-Fi 802.11a/b/g/n e NFC – para funcionar com o Google Wallet e outras funções do novo Android. E há também um barômetro (!). Pois é... o Nexus mede até a pressão atmosférica. 

O Galaxy Nexus tem 13.7 x 6.8 cm e apenas 8.9 mm de espessura. Com 135 gramas, ele será compatível com conexões HSPA+ 21 850/900/1900/1700/2100; EDGE/GPRS (LTE disponível dependendo da região).

O Galaxy Nexus chega aos mercados dos Estados Unidos, Europa e Ásia já no mês de novembro. Aqui, ainda não há nenhuma informação sobre a disponibilidade do Galaxy Nexus.

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Costa
    2011-10-19T20:45:00

    Muito bonito e eficiente, mas deveria ser anunciado como tablet... o aparelho é Gigante !

  • Paulo Furukawa
    2011-10-21T01:53:25

    no geral, os celulares sõ bem parecidos, a matéria tá boa, apesar da opinião biased do autor. e pra quem perguntou o que a Apple vai inventar pra não deixar esse celular vender, a Samsung conseguiu na justiça proibir que a Apple vendesse o iPhone 4S no Japão e na Austrália, e ainda assim vendeu muito. No fim, as duas empresas são farinha do mesmo saco, vendendo produtos semelhantes.

  • Paulo Furukawa
    2011-10-21T01:52:24

    Quanta gente falando besteira... o Galaxy Nexus e o iPhone 4S são bem equivalentes, tanto que uma empresa tá processando a outra por cópia de tecnologia. A câmera do iPhone tem 8 MP mas as lentes do Nexus são melhores, apesar de apresentar só 5MP as fotos devem sair em qualidade semelhante. Apesar de numericamente o iPhone ter o processador mais rápido, os 'clocks' no Nexus são mais rápidos, logo a velocidade dos dois deve ser igual, ou quase igual. O que inovou foi o medidor de pressão atmoférica, que pode fazer a própria previsão do tempo... a tela de AMOLED consome menos bateria...

  • Fabiano Santos
    2011-10-20T02:22:54

    rsrs a Apple nao precisa fazer nada(desde que esse aparelho nao seja outra copia descarada),pois o novo iphone ja vendeu mais de 4 milhoes de aparelhos em menos de 1 semana.Vc e o maior exemplo do que eu digo,fica ai pensando se vai sair atualizacao pro seu aparelho,no IOS essa duvida nao acontece.Tava demorando pra sair uma piadinha com o nome siri.A funcao e muito legal falem o que quiserem.Talvez nao se possa chamar de inteligencia artificial,mas e um passo interessante nessa direcao.Acho que faco uma ideia do que estou usando Simone.E vc,em que se baseia pra falar em surra?? Tem certeza??

  • Jesse Jorge
    2011-10-20T01:00:57

    Como se não bastasse o Galaxy SII, temos agora o Galaxy Nexus... coitado do iPhone... Cara, só vou respeitar a Apple no dia em que conseguir tirar uma foto com o iPhone, podendo enviá-la a um amigo por meio de bluetooth ou quando puder navegar na web torcendo para que não caia em nenhum site com flash.. Dá-lhe ANDROID!!!!!

  • Leonardo Valente
    2011-10-19T13:26:48

    @André Henrique, se você estiver considerando o termo "longe" como sendo o Galaxy Nexus lá em cima e o iPhone lá embaixo, aí eu concordo com você, kkkkk.

  • Jairo Reis
    2011-10-19T11:40:40

    Esses novos aparelhos da samsung não vem pra competir com o iphone e sim com o ipad 2 se levarmos em consideração essa tela gigante que deixa eles mais parecidos com tabetes do que com Smartphone. imagino que a bateria dele deve dura no máximo 2horas de uso continua se formos considerar ele na pratica e não no papel assim com o galaxy s2.

  • Waldimiro Fraga
    2011-10-19T11:03:39

    este site tem uma quedinha por samsung e iphone, muitos celulares já estao no mercado a algum tempo e nada de seus reviews no site, quer exemplos? galaxy ace, milestone3, xperia mini pro, arc, neo. Acho que tem alguem dormindo ai...

  • David Leal
    2011-10-19T10:03:52

    A Sansung poderia parar de fazer seus celulares top com a aparecia lembrando iphones da vida. Com o Sansung Wave a empresa mostrou que sabe fazer um design diferente, que pra mim, só perde pro sony ericson Arc, que infelizmente este, abandonou a tela gorilla glass. Boa matéria Felipe!

  • Caíque Feu
    2011-10-19T09:56:46

    Android e um bom OS só que falta ser terminado ainda,falta muita coisa para o android chegar perto do iOS,infelizmente. Antes que venham falar merd... Sou usuario dos 2 sistemas.

  • Filipe Garrett
    2011-10-19T09:41:01

    Paulo Markoski: o Google garante que qualquer smartphone que rode o Gingerbread consegue operar com o Ice Cream Sandwich. A questão é se as fábricas irão ou não liberar as atualizações, mesmo com a pressão dos consumidores e do Google.

  • Deblyn Prado
    2011-10-19T09:24:21

    Simone, eu só quero entender em que o android tá dando "surra" no iPhone. Só se for em matéria de copiar recursos dos outros sistemas. O que eu realmente gostei desse android até agora e que foi inovador é o reconhecimento facial... fora isso, de tudo que li que ele implementa existem outros telefones que o fazem. E além do mais ele é basicamente um tablet que liga.

  • Paulo Markoski
    2011-10-19T09:03:03

    O que será que a Apple, vai invetar para não deixar este cel vender?!? Gostei muito dele, mas ainda prefiro meu SII !! Podemos ter esperança de uma atualização do SII para o Android 4.0?

  • Fernando Caldas
    2011-10-19T08:55:41

    longe do iphone? pouts...........................

  • Fagner Santos
    2011-10-19T04:16:39

    "Simone Nogueira" é como dizem "quem não sabe rezar, xinga Deus"... o ICS 4.0 ta fantástico e o Galaxy Nexus, eu quero um... O Jobs morreu foi de desgosto quando viu a cagada que fizeram quando lançaram o Iphone4S com seu siri... siri anda é de lado,e não pra frente...

  • Jonathan Saraiva
    2011-10-19T02:24:19

    Na verdade além do design não vi muita diferença entre ele e o S II. Já que (espero) a nova versão do Android deve ser disponibilizada para os outros aparelhos mais novos. Se levar em conta a câmera do S II parece até ser um aparelho superior. A apresentação parece levar em conta muito mais o novo sistema que o Aparelho em si.

  • Simone Nogueira
    2011-10-19T01:44:08

    iPhone com inteligência artificial? Ta sabendo legal heim, você é um ótimo exemplo de iPhone user que nem faz idéia do que ta usando mas acha que é melhor que tudo. O Android 4.0 ta dando surra no iOS 5, que nem apresentou mudanças tão significativas.

  • André Henrique
    2011-10-19T01:24:23

    mas se esse éo novo android porque é o iphone que tem inteligencia artificial (siri) rsrsrsrs podem chorar pq estao muito longe do iphone ainda

  • Helvecio Rocha
    2011-10-19T00:39:34

    E o "precinho" hein?