Internet

15/10/2011 11h09 - Atualizado em 15/10/2011 11h09

Google pode criar concorrente para iTunes e iCloud da Apple

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

A relação do Google e a Apple não é mais a mesma. Embora diversos serviços da gigante da web estejam nos dispositivos rodando iOS, todo mundo sabe que as empresas não se dão como antes (Eric Schmidt até deixou o conselho da Apple). E isso tende a piorar, tendo em vista que o Google está preparando um concorrente para o iTunes e a nuvem de músicas da Apple.

Google Music no Honeycomb? (Foto: Arte)Google Music (Arte: Nick Ellis)

O jornal New York Times teve acesso a informações preliminares sobre o lançamento da loja de músicas do Google. Seria um local no qual as gravadoras podem colocar seus MP3s disponíveis para que qualquer usuário compre. Esta proposta te parece familiar? O iTunes, a loja de músicas da Apple, funciona da mesma maneira.

Comprar as músicas é apenas uma faceta do negócio que Google aparentemente pretende lançar. Feito isso, o internauta teria a opção tanto de escutar a música por meio de streaming, sem armazená-la no dispositivo que estiver usando, como fazer o download (o que implica ter mais espaço em disco). Ou escuta como se fosse uma rádio online, ou tem a música ali o tempo todo.

Para que tudo funciona nos conformes, o Google estaria testando ferramentas de DRM, aquela proteção de direitos autorais que atrela o arquivo de música digital à conta do usuário (do Google, nesse caso). A Apple abriu mão do DRM em muitas das canções disponíveis na iTunes faz alguns anos.

Enquanto isso, o Google Music continua em beta. O aplicativo e serviço permite que usuários enviem suas canções para a nuvem (somente em alguns países). Caso a loja do Google realmente saia, o próximo passo é copiar o iTunes Match, maneira que a Apple encontrou de legalizar as músicas baixadas de forma não-lícita pelos internautas — a empresa cobra US$ 25 anuais por isso.

Via New York Times
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius Espindola
    2011-10-19T01:46:59

    Daqui a pouco a Apple vai processar Deus. Após a morte de Jobbs a Apple vai cair, cair, cair...

  • Victor Alexandre
    2011-10-16T21:26:44

    A Apple nunca copia nada né. Muitos recursos que tem hj no IOS5 ja tinha no Android da Google. E a apple sabe que existe os usuarios dela, já q guardou sem permissão as posições de cada usuário no banco de dados. Quer dar uma de Google e se ferra com isso, não é atoa q tem milhares de processos contra apple por causa disso. Pelo menos a google pede permissão se quer guardar sua posição no GPS. Vamos deixar os fansboys em paz pq eles se sentem felizes em achar que a apple é melhor que os outros. Mais não se eskeça se a apple processar a google ela tb vai processar por cópias q tem no IOS =).

  • Ronaldo Souza
    2011-10-16T14:27:17

    Eu sei o pq Samuel, simplesmente pq a Apple cria e as outras empresas, sem esta capacidade, copiam! A Apple se preocupa em criar algo que realmente agrada seus clientes, com qualidade e perfeição e não somente para ganhar dinheiro como outras empresas!

  • Samuel Franco
    2011-10-16T12:14:13

    não sei o porquê a apple processaria o Google,o conceito da nuvem não é invenção da Apple!!

  • Caíque Feu
    2011-10-16T01:44:33

    E verdade Jairo , mais um processo ganho pela Apple todo mundo gosta de ajudar a Apple,quanto a alguns comentarios abaixo,Lucas Morais tenho certeza que a Apple sabe que o frederico existe por que provavelmente ele tem uma conta no itunes e compra apps e musicas, Diferente de muitas empresas A Apple se preucupa com seus clientes que gastam seu suado dinheirinho, quanto ao google sera que ele sabe que você existe?

  • Jairo Reis
    2011-10-15T20:38:09

    Em breve mais um processo ganho pela APPLE. assim a APPLE vai ficar ainda mais rica de tanto processar os imitadores que não sabe inventar nada. "essa é a verdade"

  • Lucas Moraes
    2011-10-15T20:15:52

    Concordo com Voce ''Carlos Demostenes'' Essa Epoca ja era. Mais Quanto A Voce Frederico Laranjeira Para De Puxar O Saco Da APPLE Ela Provavelmente Nunca Vai Te Conhecer E Nao Importa Se Ela e Muito Rica Nem Valiosa a GOOGLE Tambem E Muito Valiosa e Esta Dominando o Mundo Portant Para De Ser FanBoy E Entenda Melhor As Coisas Antes Dee Falar Algo

  • Paulo Cotta
    2011-10-15T14:13:43

    Vamos lá, Google! Vamos copiar mais alguma coisa que fez sucesso nas mãos de Steve Jobs! HAHAHAHA

  • Mauro Maciel
    2011-10-15T12:32:05

    Go Google!

  • Caio Gerbelli
    2011-10-15T12:15:30

    essa apple não tem medo de quem ela ta mexendo essa apple vai mexer logo com a Google esses caras são loucos não tem medo de morrer a Google acaba com eles de boa.