04/10/2011 14h59 - Atualizado em 04/10/2011 19h46

iPhone 4S: Saiba tudo sobre o novo smartphone da Apple

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Nesta terça-feira (4), durante o evento Let's Talk iPhone no auditório da Apple em Cupertino, nos Estados Unidos, o novo CEO Tim Cook revelou ao mundo o novo iPhone 4S, que apesar de ter um visual bem parecido, traz muitas novidades que irão agradar aos usuários.  A grande diferença em relação ao iPhone 4 (como todo mundo já esperava) é o processador A5, o mesmo que equipa o iPad. O chip é duas vezes mais rápido, com gráficos sete vezes mais rápidos do que no iPhone anterior.

Siri - Reconhecimento de voz (Foto: Reprodução)Siri - Reconhecimento de voz (Reprodução)

Um recurso esperado por todos é o Siri: um assistente inteligente para controlar o aparelho por voz, mas de forma um pouco diferente em relação ao Android.

Schiller pergunta: "como está o tempo hoje?" e o Siri responde mostrando a previsão. Isso significa não apenas reconhecimento do áudio, mas também algum nível semântico. Pergunte que horas são em Paris, e ele mostra o relógio. Diga "acorde-me amanhã às 6:00" e o aplicativo responde "OK, alarme está marcado para as 6:00". "É simples assim", diz o executivo da Apple. "Com o Siri, basta pedir e ele lê as mensagens para você".
O recurso faz isso pela lista de notificações do iOS 5, sem a necessidade de utilizar as mãos para a ação. E ele entende também quando o usuário pede sugestões, como "um restaurante grego bom em Palo Alto" - o iPhone responde com uma lista na ordem de classificação popular. É possível agendar reuniões também por meio do calendário.

Outra grande característica do Siri é sua memória. Scott fala "Lembre-me de ligar para a minha esposa quando eu sair do trabalho", e o aplicativo faz o lembrete, inclusive sabendo quem é a esposa dele. A Apple o vê como um "assistente pessoal". É possível compor e ditar um e-mail ao Siri, modificar o relógio, olhar os contatos, criar notas, procurar na web e na Wikipedia. Pergunte ao Siri quem ele é e o próprio responderá "Eu sou seu assistente pessoal".

A Apple promete reconhecimento de voz na língua natural, e nós esperamos que isso chegue logo em português do Brasil, claro. Os idiomas iniciais serão inglês, francês e alemão na fase beta. Isso significa que, com o tempo, vão adicionar mais línguas.

iPhone 4S (Foto: Reprodução)iPhone 4S (Foto: Reprodução)

Um dos focos apresentados pela Apple é o da utilização do smartphone como plataforma para games. Prova dessa aproximação com os jogos foi a presença do diretor da Epic Games, Mike Capps, para mostrar o game Infinity Blade 2, continuação do RPG lançado no ano passado para iOS. Luzes dinâmicas em tempo real sendo renderizadas pelo próprio iPhone 4S são mostradas para provar a capacidade de processamento do A5. O título em si agora traz novidades também, como personalização de armas. Infelizmente para a maioria dos usuários do iOS, o Infinity Blade 2 rodará somente no iPhone 4S. O game estará disponível na App Store norte-americana a partir de primeiro de dezembro. 

Para toda essa potência, a vida útil da bateria é um ponto chave para o iPhone 4S. Novamente, a Apple melhorou essa característica, fornecendo agora oito horas de conversação pelo 3G, 14 horas por 2G/EDGE e seis horas de navegação na internet pelo 3G. O sistema de antena sem fio também mudou, com aço escovado com duas antenas. Agora ele pode trocar entre as duas antenas para receber e transmitir, tudo de forma inteligente. Segundo a empresa, isso vai melhorar a qualidade de ligação e permitir a transferência de dados mais rápida - duas vezes mais veloz. 

Segundo Paul Schiller, consegue-se 14,5 Mbps na conexão por 3G com o iPhone 4S. Ele chega a comparar com os equipamentos capazes de rede 4G da concorrência.Outra novidade é que o iPhone 4S é CDMA e GSM, transformando-se em um aparelho capaz de se conectar mundialmente a qualquer rede.

O novo aparelho da Apple também traz uma câmera atualizada, agora com 8 Megapixels, capazes de fotos com 3264 x 2448 pixels - 60% mais do que o iPhone 4. Claro, isso não significa necessariamente melhores imagens. Por isso, a Apple agora tem um sensor de luminosidade melhor, com 73% mais capacidade de capturar luz. A própria captura está 33% mais rápida também, e agora há maior eficácia na fidelidade de cores, com lentes com cinco elementos híbrida.

Claro, nada disso exclui a gravação de vídeos. Pela primeira vez, a Apple oferece a captura em Full HD (1920 x 1080 pixels), com estabilizador de imagem e redução de ruído (granulados na tela) em tempo real. 

Outra nova função é o AirPlay Mirroring, que permite levar a imagem do iPhone 4S a uma HDTV por meio de uma Apple TV. Isso significa que agora é possível jogar games em uma grande tela, mas sem fios e adaptadores HDMI.

iPhone 4S (Foto: Reprodução)iPhone 4S (Foto: Reprodução)

O novo iPhone 4S pode não ser um design novo com a tela maior que muitos esperavam, mas com o novo sistema de antenas, a nova câmera, a bateria com maior duração, o novo processador e os gráficos mais rápidos e um novo recurso de reconhecimento - e entendimento - de voz, o Siri, fica difícil não desejar um aparelho desses.

O preço - nos Estados Unidos, com dois anos de contrato - é de US$ 199 no aparelho de 16GB, US$ 299 no de 32GB e US$ 399 no de 64GB. Ele começará a ser vendido nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, França, Alemanha e Japão no dia 14 de outubro. No dia 28 serão mais 22 países e, até o final do ano, 70 nações. Infelizmente o Brasil não está na primeira e nem na segunda lista, mas quem sabe não chega para o Natal?

Saiba tudo sobre o iPhone 4S aqui no TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Marcia Caetano
    2011-10-08T15:51:02

    Pessoal....eu queria muito que a Apple lançasse o Iphone5...com especulações no you tube...Ai sim não ia ter p´ra ninguém....agora esse Iphone4s realmente é uma atualização do Iphone4...mas mesmo assim eu continuo com a Apple...Volta Steve...Volta...e vem nos trazer realmente coisas novas...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Oliveira
    2011-10-06T12:11:34

    LOUCURA............. GANHA TODO MUNDO QUE E APAIXONADO POR TECNOLOGIA com eu..............

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mauro Maciel
    2011-10-05T01:05:42

    Apple revolucionando? Mas, revolucionando o que? Essa droga aí não bate o Galaxy S 2, nem sonhando. E olha que o Nexus Prime e Galaxy S 3 vem aí!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Lara
    2011-10-05T00:29:51

    rs, e mais uma vez a Apple revolucionando e criando uma nova corrida do ouro. Alguma duvida de que essa vai ser a nova tendencia a ser aperfeiçoada?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Dutra
    2011-10-04T23:12:03

    Apesar de estar um pouco frustrado, achei algumas das novidades bem interessantes. Principalmente o SIRI q provavelmente vai abrir muitas outras portar pra essa tecnologia de poder "falar com a sua maquina", por assim dizer..É o inicio do uso em massa daquela tecnologia que só viamos em filmes, como pedir favores à computadores instalados no seu carro, na sua casa e ate no seu banheiro. A duvida que eu tenho é se comprando o Iphone 4S no exterior funcionará aqui no Brasil...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Schier
    2011-10-04T18:45:33

    Muitas pessoas estão falando que esperavam mais do novo iPhone, mas esse iPhone é o iPhone 4S, igual a o iPhone 3GS, não é um novo iPhone e sim uma atualização mais moderna do iPhone 4, mas provavelmente em dois anos vocês verão o melhor iPhone de todos com o nome de "iPhone 5". Concordam?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alice Bessa
    2011-10-05T12:17:41

    Criaram tanta expectativa para tão pouco. #fato

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Fonseca
    2011-10-05T11:04:17

    Ao meu ver é uma evolução, não vejo em nada que o iPhone 4s perca para um Galaxy SII. Acho que o público por se tratar da APPLE esperava uma coisa astronomica já que todos os lançamentos são um espetáculo. Só vejo pessoas falando que o Galaxy SIII e Nexus Prime são melhores e tal, mas não foram lançados ainda, então disponível no mercado o 4s está a altura, e como todo produto APPLE é de altíssima qualidade. Uns falam da tela que permaneceu, mas se for assim, logo vão querer telas tão grandes que passará nem a caber no bolso, terá de levar na mochila assim como o samsung Galaxy TAB.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Fonseca
    2011-10-05T11:03:11

    Ao meu ver é uma evolução, não vejo em nada que o iPhone 4s perca para um Galaxy SII. Acho que o público por se tratar da APPLE esperava uma coisa astronomica já que todos os lançamentos são um espetáculo. Só vejo pessoas falando que o Galaxy SIII e Nexus Prime são melhores e tal, mas não foram lançados ainda, então disponível no mercado o 4s está a altura, e como todo produto APPLE é de altíssima qualidade. Uns falam da tela que permaneceu, mas se for assim, logo vão querer telas tão grandes que passará nem a caber no bolso, terá de levar na mochila assim como o samsung Galaxy TAB.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafaela Goncalves
    2011-10-05T09:18:34

    O mais interessante do iPhone 4s é o Siri, mas tenho certeza que não vai estar disponivel em portugues, entao nao vale a pena comprar :(

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Gustavo
    2011-10-05T08:17:19

    Com certeza é um produto interessante. Mas não trás nada de novo e não vem revolucionando como era o esperado. É apenas uma atualização da apple pra colocar o iphone entre os supersmartphones que começaram com o Atrix e o Galaxy SII.. Dessa vez a apple quem correu atrás sem nenhuma grande novidade para se destacar.. Aliás.. quem já pegou um Galaxy SII na mão vai se surpreender com o tamanho da tela e o quanto o aparelho é fino e leve.. E funções fantásticas.. Se a apple quiser continuar a frente do mercado de smartphones, vai ter que voltar a lançar novidades.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Narcisio Junior
    2011-10-04T16:59:06

    Decepção, stava aguardando um BOOM veio o mesmo que tosco ANDROID realmente vai dominar agora Nexus Prime dia 11 de outubro a evolução do Android

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andres Jesus
    2011-10-04T16:16:06

    Só tenho uma palavra para o IPHONE 4S - decepcionante. Com tantos rumores ao longo dos meses, ou alguma novidade que iria abalar o mundo dos smartphones e a APPLE vem apenas com uma atualização e melhorias internas para se igualar a concorrência? Do bom mesmo só a capacidade, mas para mim o tamanho da tela foi o ponto mais frustante!!! Jamais esse Iphone ira superar o Galaxy S II o melhor Android do mercado e o melhor smartphone do ano. Que venha o GS III, Da-lhe Samsung!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Josimar Souza
    2011-10-04T16:10:39

    Esperava mais da Apple, mais ta valendo..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hyron Nascimento
    2011-10-04T16:09:56

    O negócio é comprar nos EUA se não vai tomar facada no bolso,melhor comprar no Best Buy!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Motta
    2011-10-04T16:00:07

    US$199,00 la nos EUA, por aqui uns R$1500....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Schmidt
    2011-10-04T15:52:16

    é só isso? Toda essa badalação por uma versão melhorada de um telefone com cerca de 2 anos de idade. que fiasco...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Galhardo
    2011-10-04T15:51:51

    O Brasil como sempre nunca está na lista dos primeiros, a Apple deveria reconsiderar isso, afinal quantos Iphones não circulam no Brasil?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Alessi
    2011-10-04T15:51:21

    e o iphone 5? nao saia hj????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Moises Nunes
    2011-10-04T15:49:49

    Parabéns pela Globo.com (TechTudo pela excelente cobertura em tempo real! E a Apple pela constante busca da inovação tecnológica!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hector
    2011-10-04T15:49:41

    MTTTTTTTTTTTTTTTTTTT lokoooooo!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hudson Lima
    2011-10-04T15:48:23

    Não achei tão chamativo não......

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jorge Kahwage
    2011-10-04T15:47:01

    O melhor smartphone de todos os tempos. Sensacional

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Araujo
    2011-10-04T15:46:15

    isto é a apple cada vez inovando mais !!!!!!!!!!!!!!!=miguel de lima araujo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Nascimento
    2011-10-04T15:45:00

    Boas mudanças, principalmente na Câmera... mas, ainda não acho válida a troca do 4 pelo 4S.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário