TechTudo

26/10/2011 16h47 - Atualizado em 09/11/2011 13h29

Japoneses criam primeira esfera voadora

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Técnicos japoneses desenvolveram aquilo que pode ser a primeira máquina esférica voadora – e eles fazem questão de garantir isso. Foi um projeto que nasceu no Ministério da Defesa do Japão. Trata-se de uma bola que se sustenta no ar por meios próprios e pode ser um equipamento importante para buscas, reconhecimento aéreo e pesquisas. Desenvolvida principalmente para ser utilizada em ações de segurança em áreas urbanas em risco, o globo voador pode viajar a 60 km/h.

Esfera voadora japonesa (Foto: Reprodução)Esfera voadora japonesa (Foto: Reprodução)

A esfera plana como um helicóptero, mas acelera e se comporta no ar como um avião. Por conta de três giroscópios instalados em seu interior, ela consegue se manter parada no ar, se mover e parar sem risco de perda do equilíbrio. Guiada por controle remoto, a esfera é monitorada da terra e pode ir a todo tipo de lugar por conta de suas dimensões reduzidas. E foi desenhada para suportar impactos com paredes, prevendo pilotos desastrados e momentos de grande tensão.

O custo do globo voador também é pequeno. Com US$ 1.400 a equipe garante ser capaz de montar uma dessas. É um custo significativamente inferior do que a maioria dos aparelhos concorrentes, chamados de UAV – sigla em inglês para aeronave não tripulada.

Uma evolução desejável destas esferas seria a capacidade, no futuro, de que elas mesmas dirijam seu voo a partir da visão de suas câmeras, dispensando a necessidade de operadores em terra e da possível interferência no comando remoto via rádio. O comando e o comportamento da esfera são tão sensíveis que qualquer um que esteja controlando seu voo precisa ser capaz de vê-la no ar.

Veja a esfera em ação:


Via Gizmodo

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Wallinson Passos
    2011-11-16T23:50:33

    grandes criacoes de grandes humanos esses sim faz parte da minha lista :)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Duarte
    2011-10-26T21:42:52

    Muito promissora essa criação, só podiam ser os japoneses.. Podemos até ja ter uma idéia de como será o futuro, essa pode ser uma tecnologia a ser avançada para termos carros voadores tambem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário