14/10/2011 10h19 - Atualizado em 14/10/2011 10h19

Morre Dennis Ritchie, co-fundador do Unix e criador da Linguagem C

André Fogaça
por
Para o TechTudo
Dennis Ritchie. (Foto: Divulgação)Dennis Ritchie. (Foto: Divulgação)

Entre a semana passada e esta, perdemos dois grandes nomes da tecnologia mundial, começou com a morte de Steve Jobs e agora tivemos a má notícia do falecimento de Dennis Ritchie aos 70 anos. Ritchie foi o criador da Linguagem de Programação C e um dos fundadores do sistema operacional Unix, que roda abaixo de outros sistemas operacionais, como Mac OS X, Linux e suas centenas de distribuições diferentes, iOS e Android.

A morte ocorreu neste último final de semana, na cidade de Murray Hill, que fica no estado de Nova Jersey (EUA). Tamanha foi sua contribuição para a tecnologia com a criação da Linguagem C e sua cooperação para que o Unix pudesse existir, que Ritchie foi condecorado com a Medalha Nacional de Tecnologia em 1999, pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Ele também recebeu uma série de prêmios e medalhas nacionais e internacionais e foi eleito para a Academia Nacional de Engenharia em 1998.

Ritchie começou a trabalhar no centro de pesquisas da Bell Labs em 1967, onde ficou conhecido com o apelido de "DMR". Em parte do plano de reestruturação da operadora móvel AT&T, ele foi transferido para a empresa Lucent Technologies, onde ficou trabalhando até sua aposentadoria, em 2007, com o cargo de responsável pelo departamento de pesquisa de softwares.

"Dennis era muito amado por seus colegas na Bell Labs, e fará muita falta. Ele era uma real inspiração para todos nós, não apenas por seus diversos trabalhos, mas por conta de nossa amizade, de um inventor, e de um homem humilde e gracioso", comentou Jeong Kim, presidente da Bell Labs.

Via: CNET News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alessandro Albuquerque
    2011-10-15T15:28:13

    O que me irrita é que ficam endeusando caras como Mark Zuckerberg, Bill Gates, Steve Jobs, Larry Elisson, Michael Dell. São empresários. A ciência por trás e por baixo de tudo o que esses meros integradores montaram vem de verdadeiros e originais cientistas da computação.

  • Duda Weyll
    2011-10-14T15:16:06

    Esse cara é primeiro nível, junto com Grace Hopper (Cobol), Thompson (Unix) e Stroustrup (C++) é um dos grandes nomes da informática de verdade, não da informática com cifrões.