Internet

07/10/2011 08h22 - Atualizado em 10/10/2011 11h31

Novo Facebook: a importância para os comerciantes locais

Luciana Vieira
por
Para o TechTudo

As mudanças no Facebook, anunciadas recentemente, vão transformar o conceito atual de rede social. Isso quer dizer que, vão ampliar significativamente a interação do usuário com a rede. No topo dessas mudanças, os empresários locais - que mantêm negócios restritos a cidades e precisam fazer marketing via rede - vão ganhar espaço. E muito.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook (Foto: Divulgação)O criador do Facebook Mark Zuckerberg e sua criatura: novidades à frente (Foto: Divulgação)

Com o GraphRank, o Facebook vai priorizar as mensagens que causem maior interação, como comentários, por exemplo. O novo feed vai selecionar as notícias que mais interessam ao usuário e colocá-las no topo do mural. Mark Tonkelowitz, gerente de engenharia do Facebook já fala em “jornal pessoal”. Nesse caso, o mural seria a primeira página e as marcas que desenvolverem mais contato com os usuários vão sair na frente. Pequenos negócios podem começar a preparar estratégias, com abordagens que gerem interesse no usuário e, assim, conseguir visibilidade.

A maioria dos esforços de marketing no Facebook está voltada para conseguir fãs, através do feed de notícias. Além disso, é muito mais relevante para um internauta se envolver em comentários e posts referentes à sua localidade, do que a multinacionais, por exemplo.

A maior relevância faz crescer a possibilidade de envolvimento. No caso dos comerciantes e empresários locais, este é o maior ponto do novo conceito do Facebook: deixar usuários mais envolvidos com empresas de sua região.

O novo feed de notícias; o menu “novidades”, que mostra, em tempo real, as atualizações dos amigos e a nova timeline, responsável por apresentar uma síntese de toda a vida do dono do perfil, deixarão os 800 milhões de usuários do Facebook cada vez mais ‘presos’ e ligados a tudo o que for postado na rede.

Se souberem treinar suas equipes de comunicação, essa será uma oportunidade legítima para os empresários locais estabelecerem um contato mais intenso com seu público.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Oliveira
    2011-10-07T10:15:09

    Só acho que tem aparecido atualização demais ultimamente. A grande maioria dos usuários sequer consegue acompanhar. Pode ser um problema.

  • Rafael Castro
    2011-10-07T12:56:17

    O facebook esta simplesmente esmagando seu concorrente, já revolucionando outra vez antes que sua copia o G+ comece a criar problema, acredito que ainda vai demorar um pouco pra alguma rede social ameaçar o facebook. Testei a linha do tempo e esta muito legal...

  • Frederico Araujo
    2011-10-07T10:59:55

    Muito bacana, daqui a pouco ele vai criar o papel higiênico inteligente para saber o que o pessoal comeu. Este, ainda dentro do vaso inteligente, vai se comunicar com o facebook e disparar receitas que serão compartilhadas na internet. Com isto as pizzarias poderão aumentar ou diminuir a quantidade muzarela, diminuindo assim as areas de plantio de pastagem ou celulose. Tudo acompanhado e republicado nas reuniões de pauta dos diversos jornais do mundo. Um garfada a mais e a bolsa despenca em uma roda infinita de tagarelices e calvices #go$uckembergpuminteligente! e #tonamodausoprimaveraneves

  • Rinaldo Andrade
    2011-10-07T10:58:12

    concordo que aparecem atualizações indesejadas, e alguns usuários não tem nenhuma criatividade, pode ser que com o tempo melhorem.

  • Jose Cruz
    2011-10-07T10:54:58

    Atualmente nada pode competir com o face! Tem sido feitas muitas atualizações para que as pessoas possam se acostumar aos poucos, ou o site deveria mudar tudo de uma vez só? As pessoas iriam ficar perdidas sem saber o que fazer. Tem muita gente reclamando sem nem ver como funciona esse novo face, espere ele entrar no ar. Quando o mural foi criado as pessoas também reclamaram muito, mas agora todo mundo gosta, temos que esperar e ver como será daqui pra frente.

  • Maristela Kheirallah
    2011-10-07T15:12:16

    Estou quase abandonando o Face, essas mudanças diárias deixaram o site superrr lento e de dfícil navegação. Além do mais os jogos tipo Farmville e Cityville, roubam seus presentes para obrigá-lo a comprar com U$$ ; para que servem as moedas então, se tudo agora é pago??? Quem quer pagar U$$ reais por uma vaca virtual??? Está ficando igualzinho ao Orkut que já abandonei, não jogo mais com frequencia , e a imposição de compras durante o jogo faz com que desista de continuar. Caro amigo Facefriend, se estiver de acôrdo, copie no seu mural.!!!!

  • Verginia Bandoli
    2011-10-07T15:08:55

    Além de tudo o facebook está num caminho que para quem deseja divulgar negócios será uma ferramente de grande valor onde o orkut ficou anos atrás! A ideia não é deixar de ser rede social mas um dos objetivos é fazer com que cada vez mais empreendedores utilize o facebook como ferramenta de marketing.

  • Adriano Mattje
    2011-10-07T14:42:49

    Saulo e Miguel... não concordo com vc's... porque é colocado o que vc quer no perfil... e vc aceita o tipo de "amigo" que quer... porque a grande magia do Facebook em relação a qualquer outro... que ele é complemante personalizavel. Vc pode é quem decide o que quer mostrar e ler, se bem configurado, vc evita 100% esses perfil's estilo Orkut... Tenho o Google+ e nem perto do facebook chega...

  • Bárbara Pereira
    2011-10-07T14:41:49

    Tomara que o Facebook não faça besteira como o Orkut. Meu orkut está abandonado devido a mudanças insuportáveis e dificuldade no carregamento das páginas. Terrível!

  • Renato Silva
    2011-10-07T22:29:18

    facebook , orkut , sonico etc servem para enricar inda mais seus criadores enquanto isso o pobre paga por algumas horas em uma lan para digitar besteiras e comprar terras virtuais na colheita feliz. fala serio e muito desocupado no mundo principalmente aqui no Brasil vai estudar meu povo.

  • JOSE ARAUJO
    2011-10-07T22:09:01

    SÓ SEI DIZER QUE ESSE GAROTO E UM GENIO

  • Adalberto Gazio
    2011-10-07T21:49:13

    quero dizer "as mazelas do mundo". Creio que o jovem Mark nao deve e näo pode se influenciar por coisas pequenas e ditas por aqueles que näo estäo á altura de entender melhor administraçäo e gestäo de negócios.(ajotage).

  • Leandro Santana
    2011-10-07T16:14:34

    Ficou bacana a Timeline, estou experimentando, ate agora não tenho nada a reclamar... Pra quem ta em duvida, olha nesse site, tem um video de apresentação, e abaixo do video tem um link com um passo a passo para ativa-la. http://www.leandrosantana.com/bl/redes-sociais/video-do-novo-visual-do-facebook-a-timeline

  • Claudiney Moraes
    2011-10-07T22:59:44

    Renato Silva, Senti um som de Ciumes cara, so porque nao é vc o dono do facebook... Voce nao tem inteligencia suficiente praa Ser um Grande criador como Jobs,Bil Gates,Mark.. Ou eles Nao estudaram pra Ser tao inteligente assim? Porque voce nao faz algo melhor que isso?, Quem sabe vc nao precisa de ficar acordando 4 Horas da Manha pra pegar Onibus e metrÔ todos os dias pra chegar la no sem emprego e tomar café gelado!

  • Emílio Silva
    2011-10-07T17:27:37

    Só uma correção, na primeira página do site, chamada da notícia, está escrito, TRANFORMAR quando seria TRANSFORMAR.

  • Luciano Castro
    2011-10-07T15:48:18

    Resolveram ganhar dinheiro para valer agora, só isso. Nao tem nada de novo ou revolucionario. É puro comércio. Vao abrir para anunciantes, veremos um verdadeiro festival de propagandas e anúncios. Essa conversa de que "será muito mais interativo, revolucionário, nada será igual no mundo"é conversa para boi dormir. Preparem-se, pois vai ficar muito lento e pesado. E quem lhes diz isso é alguem que nao possui facebook.

  • Karolina Silva
    2011-10-07T23:43:34

    Senhor Renato, você também esta precisando estudar...

  • Adalberto Gazio
    2011-10-07T21:42:30

    Apesar de jovem, Mark Tonkelowist, brilhante em todas as suas decisöes, näo deixará que a mazelas do mundo atual atinjam a sua "galinho dos ovos de ouro", o FaceBook.

  • ANABELA MILMAN
    2011-10-07T21:11:20

    Comentário antissemita da colega Renata Vieira merece denúncia por racismo.!!!

  • Moises Francelino
    2011-10-07T19:08:36

    De boa... vai ficar que enm o Orkut cheio de anuncio... vão estragar FACELANDIA...

  • Gabriel Pires
    2011-10-08T01:29:27

    e a possivel invasão dos anonymous no dia 5 de novembro ñ vai acabar com o facebook ?

  • Lucas Marsi
    2011-10-08T00:50:24

    Muitas frescurinhas acabará como o extinto orkut e outros sites de relacionamento que hoje não existem. Com certeza as atualizações devem vir. No entanto, acaba sendo inútil pois muitas usuarios não usam todas as ferramentas que essas atualizações proporcionam. O facebook, ao meu ver, está muito bom como está. Mas a ganância fala mais alto. Só resta esperar o que isso vai dar.

  • Rafael F
    2011-10-08T00:00:52

    A todos que criticaram o Marcos fica o pensamento: "Quando usamos um serviço e não pagamos por ele, certamente nós somos o produto."

  • Rodrigo Melo
    2011-10-08T02:33:39

    Lucas falou tudo!!

  • Rodrigo Melo
    2011-10-08T02:33:00

    Concordo com o lucas Marsi! falou o que eu penso!!