Robótica

07/10/2011 16h53 - Atualizado em 07/10/2011 16h55

PR2, o robô que serve sanduíches

Flavio Croffi
por
Para o TechTudo

Hoje em dia, vemos os robôs se desenvolvendo a ponto de servirem até para ajudar na limpeza de casa, facilitar a vida de médicos ou até mesmo para fabricar componentes e produtos. E nesta mesma linha surge o PR2, um robô que pode nos servir a toda hora, e com uma das melhores ações que alguém pode fazer: servir lanches.

Robô PR2 (Foto: Reprodução)Robô PR2 (Foto: Reprodução)

Quem criou este protótipo foram os estudantes da Universidade de Tóquio e da Universidade Técnica de Munique. Eles programaram um grande pedaço de metal para atender a seguinte sentença: “Por favor, me traga um sanduíche”.

O PR2 tem em sua memória um mapa digital de todo o ambiente em que ele “trabalha”, e é capaz de reconhecer o pedido, procurar um lanche na geladeira, e, caso não tenha, ele vai até uma loja próxima ao prédio e pega o lanche. Depois disso, ele retorna ao elevador e encontra a pessoa que fez o pedido a ele para entregar o alimento. Tudo isso usando um elevador e respeitando a fila e passagem de pessoas pelo caminho, como você pode ver no vídeo.

Chega a ser engraçado ver um robô realizar todas essas ações. Além do fato curioso de quando ele busca o lanche em uma loja da rede Subway. O PR2 não precisa pagar pelo lanche. Isso significa que, ou a loja vende fiado, ou robôs não precisam pagar para pegar lanches no Japão.


Via PopSci

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares