25/10/2011 16h19 - Atualizado em 25/10/2011 16h19

Rumores apontam para novo iPhone com 4G em 2012

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Muitos de nós acreditávamos no lançamento de um iPhone 5 com LTE no começo desse mês. O máximo que recebemos foi um iPhone 4S "com velocidade comparável ao 4G" na AT&T dos Estados Unidos, viabilizado graças a uma atualização da antena HSDPA. Porém, fontes diversas já espalham rumores de que teremos mesmo um novo iPhone com 4G em 2012.

iPhone LTE (Foto: Arte)iPhone LTE (Foto: Arte)

Atualmente a operadora norte-americana Verizon está lançando sua rede 4G baseada em LTE, e suas concorrentes diretas, Sprint e AT&T, também já lançaram suas respostas. A Sprint tentou lançar a sua rede com WiMax, mas depois de tentativas mal sucedidas de se estabelecer com essa tecnologia, migrou para o LTE em definitivo, sendo esta sua única opção em 4G. Com isso, temos atualmente cerca de 35 redes LTE espalhadas ao redor do planeta, e a Apple entende que, nesse momento, a tecnologia não está difundida o suficiente para iniciar uma produção de telefones 4G LTE.

Por outro lado, analistas de mercado estão esperando a expansão das redes 4G da Verizon, que vai acontecer ao longo do ano de 2012, além do crescimento da rede da AT&T e o lançamento da rede LTE da Sprint, que deve acontecer no meio de 2012. Neste cenário futuro, a Apple pode ver motivos suficientes para começar a encarar o mercado de internet em 4G como algo mais promissor.

A Apple não é a única que está de olho nessa expansão das redes 4G. A Research in Motion e a Sony Ericsson também devem apresentar produtos com a tecnologia LTE em breve. Todas também observam o desempenho com os lançamentos da HTC, que foi a primeira a entrar de cabeça no mercado 4G.

Outra preocupação da Apple era em relação aos defeitos que os primeiros chips 4G poderiam causar no dispositivo, principalmente em relação ao consumo de bateria. A Apple tem como padrão entregar produtos de qualidade aos seus clientes, e é compreensível o adiamento do lançamento até que a tecnologia LTE se consolide, oferecendo mais estabilidade e mais consistência no mercado.

Para comprovar essa linha de raciocínio, alguns rumores na internet falam que o HTC Thunderbolt tem uma péssima autonomia de bateria, culpando seu design com a antena compartilhada para redes 3G/4G. A Apple quer evitar os mesmos problemas e continuar a oferecer produtos de qualidade.

Via Redmond Pie.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique Silva
    2011-10-26T17:16:10

    ha o iphone faz tudo, game sms internet musica video voz etc... como que voces querem que dure um dia inteiro a bateria? antigamente nao tinha tudo isso em um celular por isso que durava um bom tempo. vai durmi coloca no carregador e blz !

  • Diego Lima
    2011-10-25T16:42:16

    A questão do consumo de bateria ser alto acaba interferindo na qualidade do produto, pois é horrivel ter que recarregar a bateria todos os dias.. As vezes tenho saudade de quando uma carga de bateria do celular durava 1 semana..