07/10/2011 12h24 - Atualizado em 07/10/2011 12h24

Universidade da Califórnia desenvolve roupa autolimpante

Gustavo Esteves
por
Para o TechTudo
Tecido autolimpante. (Foto: Divulgação)Tecido autolimpante. (Foto: Divulgação)

Muitos dizem que ainda estamos distante do futuro imaginado nos filmes de ficção científica, porém algumas novas pesquisas sugerem o contrário. Uma delas é a que está sendo feita por cientistas da Universidade da Califórnia (EUA). Os pesquisadores conseguiram criar, através de compostos químicos, uma roupa autolimpante que funciona simplesmente quando exposta à luz.

O tecido, ainda em fase de teste, é um simples pedaço de algodão incorporado a um composto chamado 2-antraquinona ácido carboxílico (ou 2-AQC). Este composto possui a propriedade de criar uma forte ligação com o tecido. A união faz com que o composto seja muito difícil de ser retirado mesmo após diversas lavagens e sem alterar a integridade do tecido.

O 2-AQC age da seguinte forma: quando exposto à luz, produz espécies reativas de oxigênio (radicais hidroxila e peróxido de hidrogênio), que, por sua vez, matam bactérias e quebram compostos orgânicos, como pesticidas e outras toxinas. Apenas não é especificado o que aconteceria com os odores que muitas vezes ficam presos ao tecido.

A nova tecnologia poderá ser usada como roupa protetora em diversos tipos de atividade, como nos campos da biologia, química, saúde e processamento de alimentos. A única dificuldade de comercialização é seu possível alto preço. E você, estaria disposto a gastar alto em troca de um tecido que não precisa ser lavado?

Via: OhGizmo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares