Jogos de corrida

14/10/2011 12h14 - Atualizado em 14/10/2011 12h14

Vídeo compara Forza Motorsport 4 e Gran Turismo 5

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Dois simuladores top de linha, Forza Motorsport 4 e Gran Turismo 5 já estão disponíveis no mercado. O primeiro é do Xbox 360, enquanto o segundo é um game exclusivo do PlayStation 3, o que os torna estritamente e diretamente rivais. E que tal compará-los em vídeo, graficamente, com os mesmos carros e em pistas similares? 

Comparação Forza 4 e Gran Turismo 5 (Foto: Reprodução)Comparação Forza 4 e Gran Turismo 5 (Foto: Reprodução)

Foi o que fez o site GameTrailers, com um vídeo que compara, lado a lado, os dois games em situações bem similares. São utilizados os mesmos veículos, algumas vezes em pistas iguais e, em outras ocasiões, em pistas ao menos similares. O pequeno trecho mostra ainda efeitos de luz dos dois jogos, a qualidade de modelagem dos carros e também de seus interiores. 

Forza Motorsport 4 é o mais novo da dupla, já que seu lançamento ocorreu este mês, exclusivamente no Xbox 360. O simulador conta com centenas de carros e apresenta gráficos de ponta, além de jogabilidade apurada. Uma das novidades nesta versão é a compatibilidade com o Kinect, sensor de movimentos que dispensa controles. Desta forma, basta que o jogador erga as mãos, como se estivesse segurando um volante, para dirigir. 

Gran Turismo 5 é um game exclusivo do PlayStation 3 e saiu no final do último ano. O principal atrativo do título é a quantidade de carros, mais de mil, bem como os detalhes de cada um. Outra novidade nesta versão é o sistema de danos, presente pela primeira vez em um jogo da série, além de ter, também, gráficos de destaque. Para competir com Forza, Gran Turismo 5 recebeu recentemente uma atualização gratuita que adiciona uma série de novidades ao jogo, como mais detalhes em alguns carros. 

Fique com o vídeo e nos conte: qual e o seu preferido? 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor
    2011-10-14T14:37:13

    Gran Turismo 5 é ridículo! Estou há mais de um mês tentando baixar a última atualização e não consigo. Prireio a 1.3 estava com problemas, agora a 2.0 também está! Resumo, impossível jogar on-line! PS3 não serve pra jogar em rede! Se tiver na dúvida compre um XBOX! Eu comprei o PS3 e me arrependi!

  • Matheus Urbano
    2011-10-14T14:34:52

    Na boa so mais o Ps3 !!

  • Durval Neto
    2011-10-14T14:08:17

    Numa boa, alguém consegue me explicar, como um jogo que não tem sistema de danos pode ser realista... As batidas no GT5 parecem batida de carrinho bate-e-volta...

  • Thiago Kchnvz
    2011-10-14T13:50:03

    Por que será que eles não fizeram uma compareção de corridas a noite e com chuva ???

  • Douglas Gomes
    2011-10-14T13:41:17

    Eu acho que o GT5 leva uma pequena vantagem mas os efeitos de iluminação do Forza estão bem melhores.

  • Bruno Mello
    2011-10-14T13:38:23

    Não se compara GT 5 com o resto mesmo!.... Se você quer um jogo REALISTA, que atribui quase que perfeito as leis da física sobre um carro, além do gráfico sensacional esse é o jogo!..... O resto é joguinho de criança

  • Caio Gerbelli
    2011-10-14T13:34:29

    concordo

  • Victor
    2011-10-14T14:45:34

    Durval Neto, se quiser falar mal tudo bem, mas pelo menos fale do que vc conhece. O sistema de danos funciona e muito bem...

  • Ronaldo Oliveira
    2011-10-14T14:43:13

    Sem dúvida nenhuma o melhor, é o XBOX 360... PS3 ta perdendo feio... Boa sorte para os que ainda aposta na Sony....rsrsrsrsrs otários.

  • John Andreson
    2011-10-14T14:37:41

    "plágio ou homenagem?" que patetico essa mancheta da materia.

  • Eduardo Souza
    2011-10-14T15:27:51

    o grafico do gt5 parace que esta sempre nublado.

  • Eduardo Souza
    2011-10-14T15:26:07

    Alexandra me desculpe mais o playstation ta caidão.A tecnologia blu-ray vai ser um fiasco porque ela não é tão superior e é inacecivel a maioria da população.e a microsoft tem o kinect que da de 20 a 0 a outro fiasco que é o playstation movie.e a microsoft ta investindo muito mais no Brasil com jogos em português como o hallo enquanto a sony nem liga para a gente. Xbox=Tendencia Playstation=Passado

  • Luiz Junior
    2011-10-14T15:21:48

    COITADO DO XBOX 360 UHAUHAHU, PS3 COMO SEMPRE NOS GRÁFICOS ARREBENTA,ALIÁS,TER UM PS3 NÃO É PRA QUALQUER UM NE! SÓ A GAMA DE JOGOS EXCLUSIVOS QUEBRA O XBOX NO MEIO! VAI,SÓ O GOD OF WAR 3 ,QUAL JOGO DO XBOX SE COMPARA AO DO PS3? ALGUÉM ARRISCA HUAHUAUHA O GRAN TURISMO E BEM MELHOR,COITADO DO FORZA. E UMA PENA,MAIS AS PROMOÇÕES DO GT5 NÃO SE ENQUADRAM NO BRASIL. OS MELHORES NA CORRIDAS ON LINE PODEM CORRER EM CARROS DE VERDADE NAS PISTAS EUROPEIAS,ALÉM DA CONHECER PILOTOS DA F1! SÓ PS3 E GRAN TURISMO PODEM FAZER ISSO. QUAL É A PROMOÇÃO DO XBOX QUE FAZ ISSO! E UMA PENA QUE PARA BRASIL Ñ TENHA

  • Gustavo João
    2011-10-14T15:09:11

    tbm acho Ronaldo Oliveira não tem moral nenhuma , vai ver que não tem nem um ps2 ai e ta falando , ps3 é o melhor gt5 não tem pra ngm!

  • Durval Neto
    2011-10-14T15:07:06

    Ok, Victor.. Não quero falar mal. Como disse perguntei numa boa. Tenho os dois e nunca vi o sistemade danos funcionando no GT5. Pra mim os carros batem como bate-e-volta. Qual é o segredo?

  • Thiago Farias
    2011-10-14T15:06:25

    Queria entender pq a Globo sempre tem que colocar um jogo arcade com um simulador. não bastaria dizer apenas que foi lançado o simulador Forza 4? outra duvida é pq querer dizer que o gt5 foi lançado no final do ano passado e o forza foi lançado agora? é para justificar a superior qualidade do forza? Enquanto GT 5 prometia ser lançado, o forza lançou o 2 e o 3, e depois de varias promessas GT5 fez o basico de um simular, danos, não danifica a fisica dos carros, apenas maquiagem.

  • Cauê Coutinho
    2011-10-14T15:06:18

    Saudades de Top Gear, Mario Kart, Cruis'n...... já encheu o saco essas briguinhas de quem é melhor

  • Gustavo João
    2011-10-14T15:04:23

    Na boa quem tem a cara de pau de falar que xbox é melhor que ps3 ta viajando quando o grafico do xbox chegar ao do ps3 vai acontecer um deluviu. só falam isso porque não tem dinhero pra comprar jogos do ps3 , ai falam que é melhor , Só Lamento!!!!!

  • Thiago Kchnvz
    2011-10-14T15:00:29

    Eu tenho os dois aqui (PS3 e XBOX360) e tbém tenho os dois jogos.O Forza é legal sim, mas não bate o GT5 nem a pau.O que sinto falta no F4 é que não tem corridas a noite, nem variações de clima (chuva,neve,etc) todas corridas são de dia.Além disso não tem suporte a um volante descente (tenho um G25 e não é compativel),Outra coisa nesse video q não existe é essa diferenca de iluminação,um ta bem escuro e outro mais claro.,fiz um Pip aqui na TV em casa e isso é só correção da TV nada mais,Enfim EU TENHO os dois e digo o Forza 4 é muito bom mas o GT5 é melhor...

  • Alexsandra Bezerra
    2011-10-14T14:56:40

    O Ronaldo Oliveira fala que quem tem ps3 é otário, mas eu acho que mais otário é ele que com certeza comprou um xbox pra pegar jogo pirata a 10 conto... aí eu pergunto: otário sou eu que compro bluray, uma tecnologia super além do dvd que é usado no xbox, ou otário é ele que vive de jogo pirata dos camelôs?

  • Rodrigo Piro
    2011-10-14T14:56:08

    Aumenta o contraste da TV que o GT5 fica com o mesmo brilho e nitidez nas imagens... o GT5 da um chocolate em detalhes e jogabilidade!

  • Renato Santos
    2011-10-14T18:12:58

    Tenho os dois Simuladores, são perfeitos. Porém achei que o som de carros específicos do Forza 4 estão melhores que no GT5, como a Lamborguini Gallardo, por exemplo. Tanto o upshift como o downshift estão muito melhores. Só jogar com o mesmo carro nos dois simuladores e verão a diferença. Não vejo a hora da nova pista no GT5, espero que dê pra correr à noite.

  • Durval Neto
    2011-10-14T18:10:33

    Pra achar o FORZA um fiasco é preciso jogá-lo com um controle.Quem já jogou com um bom volante (um FANATEC, por exemplo) não acha ele um fiasco...

  • Flavio Sobrinho
    2011-10-14T18:10:12

    Sem comparação com o FORZA esse gran turismo e o PS3 num vale nada

  • Raphael
    2011-10-14T18:00:16

    Forza é patético, não existe comparação com o GT5.