04/10/2011 09h46 - Atualizado em 04/10/2011 09h46

Windows 7 passa XP e já é o sistema operacional mais usado pelos brasileiros

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Windows 7 é um sucesso no Brasil e no mundo. A prova disso é que a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft já é a mais vendida do país, ultrapassando o Windows XP no mês de setembro. De acordo com dados da StatCounter, o Seven está em mais de 46% dos computadores tupiniquins até o momento.

Gráfico mostra o crescimento dos usuários de Windows 7 entre os brasileiros. (Foto: Divulgação)Gráfico mostra o crescimento dos usuários de Windows 7 entre os brasileiros. (Foto: Divulgação)

O crescimento impressiona, mas não chega a surpreender. Criado justamente para ser líder de vendas e apagar da memória do público a má impressão causada pelo Windows Vista, o Seven é a menina dos olhos da companhia de Bill Gates no que diz respeito aos sistemas operacionais. Mais leve, simples e totalmente reformulado visualmente, ele conquistou os usuários rapidamente.

Segundo a pesquisa, o marketshare do Windows XP ainda é uma grande fatia do mercado brasileiro, representando 46,09% das máquinas do país. Mas a evolução do Seven foi enorme nos últimos meses e já ocupa a primeira posição, sendo o sistema operacional que roda em 46,7% dos computadores do país. O Vista tem somente 4,96% do bolo, enquanto o Linux e o Mac OS não chegam nem a 1% (0,87 e 0,97% respectivamente).

Motivos para esta mudança não faltam. O maior deles, é claro, é que o XP já está no mercado faz dez anos e tecnologias mais recentes não contam com ele. Boa parte dos computadores comercializados já vem com o Windows 7 instalado. E a boa notícia para a Microsoft é que a tendência é de que o Windows 7 supere o sucesso do XP também mundialmente.

Ainda não foi em setembro, mas a expectativa é de que isso aconteça até o final do ano. Atualmente, o XP está com 40,59%, contra 39,04% da nova versão do sistema operacional da Microsoft.

Via: Guia do PC

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Jefferson Andrade
    2011-10-06T10:16:08

    não adianta vou repetir mais uma vez. pega uma empresa com 200 funcionarios e coloca eles para usar o ubunto , programar , desenvolver e administrar tudo isso em plataforma linux , da? virtulização é uma merda só serve para teste para uso diario para usar como maquina padrao não da. ja falei o problema não esta não é que o windows , linux ou apple é melhor ou pior. oque agente precisa é de um sistema que seja compativel com tudo que nós precisamos no dia dia tanto no trabalho como em casa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Andradr
    2011-10-04T23:59:21

    Quem trabalha diariamente com formatação e também é usuário sabe que o Windows 7 é melhorque o XP em vários aspectos. Um deles é o rendimento do computador que aumenta com o 7. O Xp trava demais e nao otimiza o computador com o Windows 7 e é claro que isso relacionado aos PCS mais novos. Claro que computadores do arco da velha tem que ser XP mesmo ne. Xp esta com seus dias contatos concerteza e só uso XP no modo Virtual mesmo. Nao defendo Microsoft mas o Win7 se tornou um otimo SO. Não tenho do que reclamar dele.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Reginaldo Reggiani
    2011-10-04T23:55:19

    gilvan pelo visto vc não leu direito oq eu escrevi, em momento algum eu disse que o W7 não presta, apenas citei os pontos que achei negativo, e quanto a não saber sobre formatação realmente não sei mesmo nem tenho obrigação de saber, e tanto para vc quanto para o diogo pode até ser problema no meu touch, mas isso não acontece só comigo conheço pelo menos 3 pessoas que estão reclamando do mesmo defeito, e quanto a falha que ocorreu quando tentei criar o dvd de recuperação do sistema, apenas segui os passos recomendados pelo próprio sistema.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nita Silva
    2011-10-04T23:43:33

    Vocês que viajam... Só porque obrigatóriamente as máquinas que são vendidas no Brasil vem com Windows 7 não quer dizer que ele seja o desejado. Trabalho em informática e toda santa hora tenho que formatar computador novinho porque cliente não se agradou com o Windows 7 e prefere o XP. Microsoft é muito gananciosa, tanto é que algumas empresas como a Dell ou a HP PARAM de criar drivers para windows xp temendo que o cliente regrida o sistema operacional, ou seja, deixando sem saida. Windows 7 nunca vai se melhor que o XP, mesmo a microsoft obrigando a população Brasileira a usar...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cintia Cardoo
    2011-10-04T23:33:42

    Esse Windows 7 é uma porcaria, tem que melhorar muito prá se igualar ao XP. Tá na cara que essa reportagem é jabá pago pela MS prá q as empresas migrem logo pro win7. Mas na verdade só uma parte delas tão migrando, só pq o suporte ao XP acabou. Na verdade o XP é um dos SO's melhores que existem, sem dúvida.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rarison Santos
    2011-10-04T22:29:41

    Eu prefiro o seven mais não me desapego do XP. Valeu!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Yamanishi
    2011-10-04T22:06:53

    Sem falar que as configurações dos pcs atualmente exigem sistemas operacionais mais atualizados pois o XP rodando em 32 bits não reconhece mais que 3,5gb de memória ram e hoje é normal encontrar computadores e noteboks com 6gb ou mais de memória ram, inúmeras vezes tentei rodar o XP 64bits mas infelizmente esqueceram de dar suporte a essa versão e não é possível encontrar a maioria dos drivers.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thomas Silva
    2011-10-04T21:32:58

    Esses MIQUEiros que pensam que são MICREiros e estão muito longe de um Tecnico de informatica de verdade. O XP realmente é um Ótimo SO, mas o Win7 substituiu ele muito bem, e com interface moderna e recursos novos. É que esses MIQUEiros não conhecem nada, male, male mexem no Painel de Controles, quanto mais editar um Registro kkkkk. Sem falar do outro que não acredita na pesquisa, afinal pra alguem que se baseia no proprio mundinho de micreiro, dando suporte pra um ou outro deve achar que é assim mesmo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Isaias Freitas
    2011-10-04T21:30:27

    concordo o seven eh o bixo papaum...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Dombrosky
    2011-10-04T20:47:31

    Quem fez esta pesquisa esta é louco, pode ser o mais vendido pois os micros novos não vem mais com win XP, eu msm ja fiz varias formatações trocando este sistema pelo XP. O win 7 tem muito para melhorar muiiito, sou mais meu XP.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wilson Silva
    2011-10-04T20:45:07

    Esse sucesso só acontece com um bom sistema operacional, o Windows 7 tem tudo o que tinha de bom no XP e ainda conta com mais inovações, Fantastico!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diogo Nunes
    2011-10-04T20:37:12

    Primeiro pelo que parece vocês dois escrevem muito errado, segundo o touch do seu not deve ser muito sensível, por isto quando vai digitar esbarra o dedo nele e o cursor pula de linha, não parece ser falha do W7.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Pinheiro
    2011-10-04T20:08:29

    Esta matéria é uma mentir. Jabá para que as pessoas acredtem e migre para ositema 7. Não tem como. Ele po aé esá sendo o mis vendios no momento, mas, o mis usado ainda é o XP.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilvan Rodrigues
    2011-10-04T20:08:05

    esse instalação que vem quando agente compra pcs novos são muito ruim mal formatado

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilvan Rodrigues
    2011-10-04T20:06:18

    acho que esse cara aki nao entende nada de formatação etc... meu win7 funciona 100% nunca deu esse piti ai

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Reginaldo Reggiani
    2011-10-04T19:54:07

    pontos negativos do windows 7: a digitação é um problema que tem que ser revisto, varias vezes estava digitando algum texto e quando dava conta o cursor tinha pulado pra outra linha, bagunçando tudo; tanto em emails quanto em mensagens no msn ou orkut, e outra coisa negativa é que comprei meu note-book com o W 7 instalado e não veio cd de instalação, e quando tentei gravar a unica copia disponivel do sistema apareceu uma mensagen de erro e quando tentei novamente apareceu outra mensagen dizendo que eu já havia feito a copia, e agora não tenho como recuperar meu S.O original.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marta Lima
    2011-10-05T11:41:24

    Ele é o melhor SO que eu já vi!! Quem fala mal do Ubuntu é simplesmente um usuário, sem conhecimentos. Sem contar que o Ubuntu é recomendado apenas para quem é novo no "mundo Linux" pois tem muita inface e é bem simples. Então, não falem m**rda sem saber!! Att., Alex Albuquerque.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marta Lima
    2011-10-05T11:41:20

    Ricardo Meus caros, não sejam ignorantes!! Não há possibilidade de dizer que o Windows Seven é inferior ao XP. O Daniel Rangel disse tudo... E o Alexandre Alencar também!! O Windows foi feito para deixar quem utiliza ignorante... Sou instrutor de informática, e antes mesmo de começar a dar aulas, minha priminha de 8 anos já conseguia fazer tudo através do XP, e quando o veio o Seven então... Errado mesmo estão aqueles que falam mal do Linux!! Como alguém pode dizer que o Linux não presta? continua...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jefferson Andrade
    2011-10-05T09:53:52

    outra coisa Como tudo tem sua evolução . hoje o windows xp não tem mais suporte da microsoft. como vc vai ficar com um sistema sem atualizações de segurança e de correção, sendo que hoje cada dia que passa os caras crião milhares de pragas e descobrem vulnerabiliade nos sistemas. essa foi mais uma jogada da microsoft para obrigar o pessoal a mudar de sistema ( isso para queles que usam o xp ainda ).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Michel Pires
    2011-10-05T09:50:51

    Se não gosta.. também não tem necessidade de reclamar, o ubuntu é otimo mais quando o assunto é comodidade e compatibilidade windows 7 é o melhor sem dúvidas... o XP somente em empresas que ainda continuam usando maquinas e softwares desatualizados.. Agora quer fazer um teste de compatibilidade do windows.. Pega um notebook hp pavillion atual.. e instala o ubuntu.. garanto que vai mudar de ideia bem rápido... Vocês reclamam do Windows por que não tem dinheiro para comprar um software original.. kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jefferson Andrade
    2011-10-05T09:48:24

    Bom . Usei O windows xp Por Muito tempo praticamente 8 anos, com maquinas de desempenho mediano. Porem Logo que lanço o 7 ultimate não teve como Não Migrar. xp Foi Muito bom , mais o 7 veio para ficar fora que a inicialização do xp é muito lenta se vc tem um computadorm cheio parece carroça para ligar. no 7 ficou pouco mais rapido. hoje eu com Windows 8 , rodando jogos em alta definição, e o melhor meu sistema inicializa em 5 segundos se bobiar ate menos. ja usei varias plataformas Mac, Linux mas o windows não tem como sair. em qualquer area tanto como lazer tanto para trabalho.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Alencar
    2011-10-05T09:18:59

    o W7 é a declaração da Microsoft de que consideram todas as pessoas incapazes de pensar... o windows por si só já é uma aberração, mas como temos que viver com ele, o XP ainda é o único que você conseguia uma pequena autonomia frente a máquina... pra quem usa "word" e adora "iconezinhos coloridos" tá de bom tamanho... minha filha de 10 anos adora o 7...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Rodrigues
    2011-10-05T02:06:52

    Uso o win desde a v11 até agora o win 7 é a melhor versão do win, é claro q tem seus problemas, se não tivesse não seria Windows rsrsrs Mas mesmo assim é a melhor até agora, pois é o q melhor imitou o OS da IBM.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Rangel
    2011-10-05T01:44:09

    Instalei o 7 por necessidade, já que minha máquina estava "presa" sem pdoer rodar toda sua potência no XP que é 32 bits. Confesso que o 7 tem vários recursos e tudo mais, mas o XP é muito mais prático, tanto é que eu saí procurando na net formas de deixar a área de trabalho mais parecida o possível com a do XP como os atalhos de inicializaçao rapida à esquerda no XP e que não existiam no 7, já que para mostrar área d trabalho tem q clicar laa na direita, e o msn q pra fikr ao lado do relogio tem q rodar em compatibilidade e assim vai...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Reginaldo Reggiani