Tablet

20/11/2011 08h33 - Atualizado em 20/11/2011 08h33

Apple processa Amazon por propaganda enganosa

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O novo alvo da Apple nos tribunais é a Amazon. Sob a acusação de propaganda enganosa, a desenvolvedora do iPad e iPhone reclama no processo que o nome da loja de aplicativos do Kindle Fire se chama "Amazon Appstore" - e que esta viola os direitos de publicidade e de marca sobre o termo "app store", do qual a Apple acredita ter direito.

Kindle Fire, da Amazon (Foto: Divulgação)Kindle Fire, da Amazon (Foto: Divulgação)

A Apple já estava com uma ação em curso contra a Amazon no último mês de setembro, acusando a gigante do comércio online por utilizar a expressão "Appstore for Android" no evento de apresentação do tablet. Com o novo capítulo da história, a empresa de Cupertino anexa um segundo documento ao processo.

Dentre as alegações que os advogados da Apple fazem no novo documento, há uma que justifica que, ao se utilizar a expressão "Amazon Appstore", a Amazon promove uma espécie de "propaganda enganosa", induzindo os usuários a acreditarem que existe uma outra "app store" para o seu dispositivo.

O embate judicial teve início assim que o Kindle Fire começou a ser vendido nos Estados Unidos. Muitos especialistas em tecnologia acreditam que o produto da Amazon possa ser a primeira ameaça real que o iPad pode enfrentar.

Até o momento, o iPad tem monopolizado o mercado de tablets, e convencer os seus consumidores que só existe uma "app store" (no caso, a da Apple) pode ser parte da estratégia para se manter líder neste segmento.

Apple já enfrentou processos pelo nome "app store" antes

Esta não é a primeira vez que o termo "app store" vai parar nos tribunais. A Apple tentou entrar com uma reivindicação de propriedade intelectual do termo, mas desistiu da iniciativa depois das reações controvérsias de advogados e juízes. Alguns chegaram a ridicularizar a iniciativa, alegando que a expressão "app store" é de domínio público. Na ocasião, a Apple alegou que o termo "app" foi considerada a palavra do ano em 2010 pela sociedade lexical, e que isso só aconteceu pelo fato de Steve Jobs ter usado o termo "app store" de forma genérica.

Pode parecer algo inusitado, mas a Apple sabe muito bem como utilizar as leis de propriedade intelectual ao seu favor, criando uma espécie de "campo de força legal" em torno de seus produtos. Conquistar a "patente" do termo "app store" é apenas mais uma dessas estratégias.

Vale lembrar que, recentemente, a Apple não só acusou a Samsung de infringir patentes, mas também o conceito visual do produto, alegando que o iPad 2 e o Galaxy Tab 10.1 eram muito semelhantes (para não dizer iguais).

A Apple aguarda uma resposta do escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos sobre sua solicitação. A Microsoft já apresentou um registro formal de objeção, o que deve fazer com que essa nova batalha judicial se arraste por alguns meses.

Via Electronista e Paid Content.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Fernandes
    2011-11-20T10:13:49

    Só para encerrar, por que a Amazon e a Samsung não vão atrás de designers e marketeiros próprios ao invés de usar dos outros, isso para mim é inveja assim como é inveja de quem gostaria de usar os produtos da apple e não tem. Para quem já teve um android e depois passou a usar um iphone vai entender sim o que é diferença de qualidade.

  • Estevam Alves
    2011-12-04T09:57:29

    Apple e suas palhaçadas, quer obrigar a as pessoas a seguir td dela, agora até palavras ela acha q inventa! pqp

  • Eduardo Espindola
    2011-11-21T01:09:28

    Essa arrogância da Apple, que quer levar tudo aos tribunais, é simplesmente ridícula. Assim como Jhon Smith falou, estão afastando todos os possíveis clientes. Falando em afastar clientes, com o sistema fechado, só para lembrar, no começo dos tempos a Apple quase quebrou, pelo simples fato de usar seus programas apenas nos MAC (não sei o nome do pc deles ao certo). Assim, a Microsoft ganhou a luta. Estão cometendo o mesmo erro do passado, e agora, quem vai ganhar a luta é a Google e o Android.

  • Galen Marek
    2011-11-21T00:17:31

    @Juliano Sampaio Flash Player, tecnologia da Apple? Hahahahahahahahahahaha! Quero contar isso para Adobe! E não é "mais", é "mas".

  • Duda Weyll
    2011-11-20T21:33:50

    Não pode sair da prisão de recursos que é o iPhone, não desenhar maçãs, não pode falar 'loja de aplicativos' em inglês, não pode isso, não pode aquilo... É, igual a Jobs, a Apple tá pensando que é Deus.

  • Fabiano Santos
    2011-11-20T20:12:15

    Ai ai,tem sempre uns e outros desejando o mal dos outros.Uma companhia que tem uma importancia enorme na estoria da tecnologia mundial.Espero que continue existindo e impulsionando as inovacçoes no mundo.

  • Almir Amorim
    2011-11-20T20:04:05

    Concordo c/ Jhon Smith. o site é novo, tem q ser neutro, se favorecer algum SO ou EMPRESA nao vai conquistar leitores....c liga Eduardo Moreira

  • Savio Monteiro
    2011-11-20T19:54:06

    Tem q meter o ferro mesmo, se copiou , tem q pagar pela copia.....Direitos autorais sim, chega de roubalheiras.......

  • Jayme Filho
    2011-11-20T18:34:07

    Meu Deus! Que medinho da Apple!

  • Sergio Mauro
    2011-11-20T17:14:37

    Com certeza o Galaxy e o Kindle oferecem alguma ameaça senão os acionistas não aprovariam as quantias gastas em questões judiciais, poderiam reverter em pesquisa, que com certeza acrescentariam mais ao Mundo. E é o que nós usuários esperamos.

  • Matheus Urbano
    2011-11-20T16:50:17

    Maior tecnologia q ja se teve voi o nitendo ou o atari !!

  • Luis Gonçalves
    2011-11-20T15:26:43

    Já "tá dando no saco"esse negócio de processos por parte da Apple. Com ou sem razão, ela deveria cuidar um pouco mais de sua imagem, que está ficando desgastada com tantas ações em tribunais. Precisa reagir, claro, mas tem que mudar a estratégia. Imaginação não lhe falta...

  • Juliano Sampaio
    2011-11-20T14:53:41

    Apple..... Tenho..... Tecnologia de ponta... Mais tem hora que vc nao aguenta mais tanto monopolio. Itunes,app store,flash player etc... Tenho um ipad2 e iphone4s tambem.... Tenho todo o direito de falar.... Apple some times is suck!!!!!!

  • Alberto Filho
    2011-11-21T08:34:16

    Como tem comentários idiotas.....

  • Jessé Angelino
    2011-11-21T08:31:34

    É incrível como as grandes corporações querem mandar em tudo, primeiramente já dominam o mercado, agora querem dominar até as palavras. A Apple quando era uma pequena empresa não intervinha em nada, mas agora qualquer "A" que falarem ela vai dizer que é sua propriedade. Os diretores dessa empresa ficam o dia inteiro na internet procurando alguma empresa ou loja que venda um produto que comece com a letra A para '' processar'', ao invés de fazer algo, além do que já fizeram, para melhorar o mundo digital. Apple está sendo rídicula!

  • Gabriel Dias
    2011-11-21T08:18:33

    Eu ja falava o termo 'app' sem mesmo possuir ou conhecer algum produto da apple simplesmente porque o termo não passa de uma abreviação para 'aplicativo' em inglês. Isso ja ta virando uma palhaçada.

  • JOAO CORDEIRO
    2011-11-21T01:37:37

    nossa . .a apple vai registrar a palavra atchim .. assim quem espirrar tem q pagar royaltes para eles ... vai registrar também todo e qq palavrão .. assim, quem se machucar e falar palavrão, terá que pagar para a Apple... Também vai registrar o Ar .. quem usar o ar para respirar terá q pagar royaltes para ela ... e assim por diante ... Quanta babaquice ... onde isso vai parar ????

  • Daniel Costa
    2011-11-20T13:59:16

    app é usado como sigla para application a muito tempo, cara isso tá virando palhaçada, cara se ele pode patentear app ele pode patentear store

  • Caruso
    2011-11-20T13:34:59

    Quase esqueci: essa mania da Apple de ficar processando tudo e todos é simplesmente ridícula.

  • Caruso
    2011-11-20T13:32:03

    Sou usuário Apple. Excelentes produtos, sem dúvida. Mas os fanboys da maçã são realmente uns chatos. Chega a ser constrangedor. Mas gosto de pensar que boa parte deles são uns toscos que compram um iphone ou ipad em 76 prestações. Fanboys são todos desprezíveis.

  • Jefferson Silva
    2011-11-20T13:17:29

    que coisa mais ridicula, os donos de supermercados que se cuidem pq se exporem as frutas de nome apple em suas prateleiras podem ser processados também

  • Paulo
    2011-11-20T13:10:54

    Esse Leonardo é mais um fanatico. Voce tem certeza que viu os dois? Eu tenho os dois.Para sua informação, são diferentes em tamanho, processamento, hardware, peso, material, tela, enfim, tudo. Saberia dizer em que são iguais? A palavra "app" se refere a aplicativo e não a Apple. Posso garantir a você que tudo que faço no iPad2, faço igual ou melhor no Samsung, fora dezenas de utilidades que seria impossível fazer no iPad, como a pós graduação on-line que faço no Samsung. Mas discutir com Fanboy é perda de tempo

  • Geovane Grigorio
    2011-11-20T12:53:19

    Vc's que são fanboys da Apple são mesmo ridículos...tb acham que a Apple deveria ser PROIBIDA DE USAR FONE DE OUVIDOS??? CONCORDAM??? AFINAL, NÃO FOI A APPLE QUE O INVENTOU...

  • Leonardo Fernandes
    2011-11-20T10:16:06

    Engraçado ler comentários como este do Victor, por acaso você já viu o iPad 2 e o Galaxy Tab 10.1 ? Em um momento no tribunal o próprio advogado da Samsung não conseguiu diferencia-los, isso é justo? Quanto ao termo "app store" todo mundo sabe que é direcionado a apple logo se uma empresa quer usa-lo é para aproveitar a propaganda e o conceito já existente da Apple, isso também é justo ?

  • Leonardo Fernandes
    2011-11-20T10:15:12

    Engraçado ler comentários como este do Victor, por acaso você já viu o iPad 2 e o Galaxy Tab 10.1 ? Em um momento no tribunal o próprio advogado da Samsung não conseguiu diferencia-los, isso é justo? Quanto ao termo "app store" todo mundo sabe que é direcionado a apple logo se uma empresa quer usa-lo é para aproveitar a propaganda e o conceito já existente da Apple, isso também é justo ?