Áudio e Vídeo

26/11/2011 09h17 - Atualizado em 26/11/2011 09h17

Ciberespiões políticos usam iTunes para invadir computadores e obter informações pessoais

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Ciberespiões estão tirando partido de falhas de segurança de versões anteriores do iTunes para roubar dados de usuários e vendê-los. Os hackers instalam spywares através do referido programa e conseguem desta forma monitorar toda a atividade social da vítima na internet e depois vendem as informações a governos. É o FinFisher, praga virtual vendida por uma empresa inglesa, a Gamma International, e que pode ter roubado informações de milhões de pessoas ao redor do mundo.

itunes (Foto: techtudo)iTunes (Foto: Divulgação)

O spyware se instala na máquina da vítima a partir de um falso aviso de atualização do iTunes. Ao aceitar o update, o usuário é levado a uma página de internet falsa que o alerta sobre a necessidade de se atualizar o Adobe Flash. Ao fazê-lo, o usuário está consentindo em instalar o spyware que passa a ter acesso aos dados de navegação do computador e até mesmo a conversas de Skype, Facebook e MSN.

A Gamma International foi pega tentando vender a ferramenta para o regime egípcio deposto antes da chamada Primavera Árabe, que por meio de protestos e ações populares organizadas via internet, derrubou uma porção de governos. Além do Egito, governos de Malásia e Indonésia tiveram reuniões com a Gamma.

O update do iTunes de 14 de novembro, que elevou o software à versão 10.5.1, corrigiu o defeito. Entretanto, o hack opera desde um bom tempo antes da atualização e há riscos de que não apenas informações de pessoas comuns tenham sido roubadas, bem como de líderes importantes. Barack Obama, Nicolas Sarkozy e Angela Merkel usam iPods e, portanto, o iTunes.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hebert Pacheco
    2011-11-26T12:14:52

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e dai?

  • Mitchell Symington
    2011-11-26T11:28:35

    Poucas pessoas usam o flash no mac =/