Tablet

02/11/2011 07h00 - Atualizado em 02/11/2011 07h00

Engenheiros criam chopeira controlada por iPad

Ramon Cardoso
por
Da redação

Parece que os geeks realmente descobriram que tecnologia e cerveja formam uma combinação perfeita. Depois de um canhão de cerveja controlado por iPhone, encontramos mais uma invenção que certamente vai passar a ser o sonho de consumo de muitos fãs de tablets e cerveja: uma chopeira totalmente controlada por iPad.

Chopeira controlada por iPad (Foto: Reprodução)Chopeira controlada por iPad (Foto: Reprodução)

Quem criou a KegMate, como é chamada a invenção, foi um grupo de engenheiros da Yelp, em San Francisco. Segundo eles, a proposta é deixar o ato de tomar cerveja ainda mais interativo e divertido. Para isso, eles integraram o tablet da Apple a uma chopeira e, com algumas adaptações e um aplicativo próprio, transformaram o gadget em um painel de controle.

Na tela do iPad, é possível ver o fluxo do precioso líquido, obter informações sobre as cervejas, medir a temperatura e descobrir quem bebeu a mesma coisa que você. No final, o bebedor pode dar uma nota para as cervejas que provou para que outras pessoas vejam como cada bebida está sendo avaliada. Para quem não estiver presente, basta acessar um site e acompanhar em tempo real as informações compartilhadas.


O funcionamento do sistema consiste, basicamente, em vários sensores ligados ao barril e conectados a um microcontrolador arduíno, que se comunica diretamente com o iPad. Além disso, a máquina possui um leitor de cartões RFID, que analisa o histórico de consumo e os dados registrados em cada cartão e permite que usuários cadastrados usem o aparelho.

Como costuma ocorrer com esse tipo de invenção, os engenheiros disponibilizaram uma espécie de tutorial mostrando como construir o seu próprio KegMate. Mas isso não significa que o processo seja fácil ou livre de riscos. A orientação do grupo é para que somente pessoas com um bom nível de conhecimento tentem construir a máquina, e o façam por sua conta e risco.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares