Internet

08/11/2011 16h00 - Atualizado em 08/11/2011 16h00

Medidor de popularidade no Twitter pode estar invadindo privacidade de todos os usuários

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Uma startup para o Twitter vem dando o que falar nos últimos dias. O Klout, que se propõe a fazer um ranking de popularidade dos usuários no microblog, se tornou um alvo constante de críticas de diversos usuários. Mudanças nos algoritmos do serviço teriam ocasionado problemas no rankeamento do site.

Logo do Klout (Foto: Divulgação) Usuários criticam o Klout.  (Foto: Divulgação)

Segundo alguns internautas, o Klout está invadindo a privacidade não só de seus usuários, como também de pessoas que sequer aderiram ao serviço, criando “perfis sombra” deles. O conhecido autor de ficção científica Charles Stross foi um dos que atacaram o serviço, chamando-o de “rede social do mal”

"Eles invadem a privacidade do usuário publicando mensagens em seus perfis no Twitter e no Facebook sem autorização, fazendo o serviço se espalhar como uma herpes. O que eles fazem é ilegal no Reino Unido e acredito que também seja nos Estados Unidos. Eles usam os dados das pessoas sem pedir permissão", comentou.

No entanto, apesar das acusações de Stross, a “permissão” não está definida na lei e, contudo, há quem acredite que, quando um internauta publica suas informações na Internet, elas podem ser vistas e armazenadas por qualquer um. Além disso, a companhia se defendeu e explicou que os usuários podem vetar o compartilhamento de seus dados configurando as regras de privacidade.

"A privacidade é um assunto importantíssimo para nós. Trabalhamos junto às plataformas e à justiça para termos certeza de que estamos do lado certo. Acaba sendo um pouco complicado, porque tudo se desenvolve muito rápido e abre espaço para as críticas, como aconteceu como o Google e o Facebook. Mas os nossos usuários podem ter certeza de que fazemos de tudo para proteger seus dados", garantiu Joe Fernandez, CEO do Klout.

Nas últimas semanas, no ranking de popularidade do Klout junto a seus usuários, a posição do site  vem caindo bastante.

Via Gigaom

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares