07/11/2011 08h22 - Atualizado em 07/11/2011 08h23

Top 10: Jogos para se entrar em forma

Spencer Stachi
por
Para o TechTudo

O verão está chegando, as matrículas nas academias crescendo e estas, por sua vez, cada dia mais lotadas. Felizmente, hoje em dia é bem mais fácil entrar em forma do que antigamente. Você pode unir o útil ao agradável com exercícios sem sair de casa, somados à diversão de um videogame. Nada de marombados mal encarados, nada de fila nos aparelhos… 

Top 10: Jogos para se entrar em forma (Foto: Divulgação)Top 10: Jogos para se entrar em forma (Foto: Divulgação)

Com uma leva grande de jogos que foram desenvolvidos para tais feitios, os três principais consoles do mercado, munidos ou não de acessórios, trazem uma experiência muito boa e satisfatória. Está preparado para suar, queimar algumas gordurinhas e se preparar para o verão? Confira a lista:

10. Get Fit with Mel B – Wii / Balance Board | Xbox 360 / Kinect | PS3 / Move: 

Lembram das Spice Girls? A Mel B era a morena que tinha um vozeirão e é a estrela responsável por esse título praticamente exclusivo para mulheres. O título não é bem exclusivo, pode ser jogado por homens também, mas o foco nos treinos é o público feminino.

O jogo é praticamente um DVD de treino, já que muitos dos exercícios não possuem captação de movimento e não exigem os controles dos consoles. Além disso, ele necessita de muito espaço para treinar, já que sua imagem será projetada na tela da TV ao lado da Mel B.

A versão de PS3 exige o move para alguns movimentos e a câmera para pegar a imagem do jogador e compara-la com a da cantora, para que possa visualizar a forma correta de se efetuar os movimentos. No Wii há um pacote básico do jogo ou um outro com uma câmera e em um kit. A versão de Kinect foi cancelada nos Estados Unidos e é visivelmente a pior versão disponível. Não capta o movimento de nenhuma forma e o sensor apenas captura a imagem do jogador e a projeta lado a lado com a ex Spice Girl.

Os treinos são focados em Dança, Yoga, Kickboxing e aeróbicos. Há um local onde o jogador preenche seus dados com altura e peso, onde o jogo estipula seu objetivo. Há uma ajuda gastronômica que o jogo sugere pratos mais leves, incluindo até as receitas. No geral é um título bem fraco. 


9. Gold´s Gym Cardio Workout – Wii / Balance Board:  

Gold´s Gym é uma das maiores redes de academia nos Estados Unidos e que apresenta um intenso trabalho de treinamento com seus alunos. O jogo em si é velho e datado, visualmente você comprovará isso, porém para quem tem certa experiência com o Wii e com a Balance Board gostará muito do título.  

Todos os comandos respondem muito bem e o jogo fica focado exatamente no que funciona, com os controles do console, o que é ruim, pois ficam alguns gaps de treino em certos grupos musculares. O título em si fica focado na perda de peso, com cardio boxing, corrida e treinamentos simples de condicionamento físico.

Funciona, dá resultados, mas o jogo evolui de forma estranha. Com o tempo, os treinamentos ficam mais difíceis, mas de uma hora para outra simplesmente param de evoluir, ficando bem repetitivos. Apesar de simplório e antigo, é uma excelente pedida para quem tem um Wii.


8. Zumba Fitness – Wii / Balance Board | Xbox 360 / Kinect | PS3 / Move:  

Para os fãs de música latina, Zumba Fitness é a escolha certa. O jogo é um personal trainer que envolve treinamento aeróbico no meio. O projeto Zumba foi desenvolvido nos anos 90 se alastrando pelo mundo e hoje é famoso em mais de 35 países, o jogo é uma versão caseira do famoso treinamento. Ele conta com os principais tipos de dança latina. São eles: Reggaeton, Merengue, Salsa, Cumbia, Hip-Hop, Mambo, Rumba, Flamenco e Calypso.  

Por possuir versões diferentes para os três consoles, o jogo possui uma boa diferenciação de versão. No Xbox 360 o jogo capta razoavelmente bem os movimentos, sendo questão de tempo para se acostumar, mas o jogo se perde com freqüência. No Wii, o jogo conta com um cinto onde você prende o Wii Remote no corpo e somado ao Balance Board o jogo traz boas respostas e avaliação quanto a dança. Apesar disso, os braços ficam completamente livres da capitação do sensor e pouco será avaliado pelo jogo, portanto é um pouco falho.  

Com o Playstation 3, o jogo utiliza a câmera do Move captando os movimentos, mas de forma mais simples que o Kinect. A versão de PS3 também possui o cinto, mas o controle se perde com facilidade, então a melhor coisa a se fazer é jogar com o controle em mãos cortando parte da liberdade na dança. No Wii é indicado apenas com o Balance Board.  

Veredito final? A melhor versão ainda é a de Kinect por captar os movimentos mais livremente. A experiência em qualquer uma das versões melhora muito se a pessoa tiver noções de dança com ritmos latinos. 


7. Fit in Six – PS3 / Move | Wii:  

Não é necessariamente um título feito para mulheres, mas o foco principal é esse sim. Tem esse nome porque trabalha diretamente seis objetivos com os treinos, cardiovascular, equilíbrio, musculatura dos membros superiores e inferiores, musculatura abdominal e flexibilidade.

O kit de exercícios é bem completo e abre o leque nessas seis variações na mesma sessão de treino que variam entre 3 e 30 minutos, dependendo do que o jogador quiser no momento. É perfeito para pessoas que não tem muito tempo e aptidão com o videogame, porém os comandos não respondem tão bem quanto deveriam.

Na verdade até respondem, o problema é a captação do certo e errado que é muito falha. Se você tem certa experiência quanto à postura e tudo mais, não terá problemas com o título. Mas, grande parte dos treinos não exige a utilização do Remote ou Move, e o jogo também não verifica 100% se o que está fazendo é certo ou errado, tornando o jogo um DVD qualquer de treino.

Tem um ponto positivo, se você quer um treino completo somado a um local específico como abdômen, o jogo faz um treino completo com inserções de exercícios específicos para o que quiser reforçar e melhorar em seu corpo. O jogador entra com suas medidas e o jogo indica certas rotinas de treinamento. A versão para Wii possui duas versões, com e sem câmera, o que ajuda captar o certo e o errado, com a câmera em ambas as versões ficam praticamente iguais, escolha a sua favorita.


6. UFC Personal Trainer – Wii / Balance Board | Xbox 360 / Kinect | PS3 / Move:

Para quem quer treinos com um pouco mais de impacto, esta é uma boa opção. Com versões disponíveis para os três consoles, a estrela da vez é realmente o Xbox 360 com o Kinect, exatamente pela capitação dos movimentos pelo sensor do acessório.

São mais de 70 exercícios diferentes utilizados nos treinamentos oficiais de MMA e desenvolvidos pelo Instituto norte-americano NASM (Universidade Nacional de Medicina Desportiva), e que podem ser montados em um treino de até 12 exercícios em seqüência. Grande parte dos exercícios são baseados em artes marciais variadas como luta-livre, kickboxing e Muai Thai, que fazem o jogador desenvolver alguns aspectos próprios como agilidade, força e resistência.

O Kinect reconhece bem os movimentos em pé e se perde um pouco com os exercícios no chão, o que faz o jogo precisar de um bom espaço. O jogo não necessita de nenhum acessório de treino, pois tudo é virtual e pode ser “tocado” na tela.

Quanto as versões de Wii e Playstation 3, não gastem o seu dinheiro com isso. Tanto o Move quanto o Wii Remote não funcionam bem com o título e há um atraso na captura de movimentos, isso quando eles decidem funcionar. Qualquer coisa é melhor que UFC Personal Trainer nessas duas plataformas, porém a versão de Xbox é muito boa e traz muitos desafios interessantes tanto para homens como para mulheres.  

 
5. EA Sports Active: NFL Training Camp – Wii / Balance Board:

Infelizmente, esse jogo é apenas disponível para Nintendo Wii, pois ele traz um excelente pacote de treinamentos voltados a um esporte não muito famoso por aqui, mas que traz bons resultados em certas áreas.

Todo o pacote traz bons treinos voltados ao fortalecimento, juntas e alongamento, se utilizado em paralelo com o Active 2, acabam se tornando uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado. Mas calma, sem o Active 2 ele funciona muito bem também, mas eles acabam se completando, apenas isso.

Apesar de possuir um treinamento para um esporte 100% masculino, NFL Training Camp é focado em condicionamento físico para ambos os sexos e o faz muito rapidamente e melhor que seus concorrentes. Possui monitoramento cardíaco e sensor para capitação de movimento tanto nas pernas como nos braços, assim como a versão Active 2.

Além disso, o Wii Remote ajuda na capitação extra de movimentos. O Balance Board ajuda em treinos específicos, mas não é necessário. Alguns acessórios como elástico e step o ajudarão em seu condicionamento. O jogo conta com um site bem completo aonde o jogador vai monitorando todo o treino e estimativa de perda de caloria.


4. Wii Fit Plus – Wii / Balance Board:

A versão Plus é uma boa aprimoração da primeira versão lançada a algum tempo atrás, porém diversos problemas de captação de movimento ainda ocorrem. Não tanto pelo jogo em si, mas sim pelas funcionalidades do próprio Wii e Balance Board.

Burlar os exercícios aqui é mais fácil, principalmente jogos que exigem que o jogador se deite, mas ai a safadeza é de cada um. A postura correta nem sempre é captada, podendo fazer você treinar errado. Wii Fit é o pai dos treinamentos em casa de uma forma mais real, portanto tem um kit bem completo de treinos como Yoga, aeróbico e fortalecimento.

Novos exercícios vão sendo abertos de acordo com sua evolução e pela escolha do seu treino. O jogo não indica em si uma seqüência de exercícios, você organiza e os faz como bem entender, o problema é que certos exercícios mais pesados podem ser eliminados pelo jogador se ele quiser. Para quebrar um pouco o gelo, há mini games que o farão se movimentar e suar bastante, mas não ache que eles o ajudarão a entrar em forma, a intenção é quebrar o gelo e queimar algumas (poucas) calorias a mais.


3. Your Shape Fitness Evolved – Xbox 360 / Kinect:

Uma excelente opção para quem quer entrar em forma bem tranquilamente, com exercícios que vão evoluindo gradativamente e com muito cuidado. Os treinos foram elaborados pela revista Men´s Health e Women´s Health, além de algumas estrelas famosas nessa área lá nos Estados Unidos.

Com treinos mais focados em resistência e fôlego, Your Shape apresenta uma excelente opção para se treinar e entrar em forma sem muitas dores. Se os exercícios parecerem repetitivos e você estiver cansado deles, você pode pedir novos treinos focados no seu objetivo.

O jogo tem um escaner que pega suas medidas e elasticidade. Baseado nisso, o título apresenta uma opção de treinos que o farão correr atrás do objetivo que quiser. Esse jogo tem apenas um problema: o Kinect perde o jogador em alguns momentos e demora um certo tempo para voltar. Esses probleminhas vão sendo resolvidos quando o jogador se adaptar melhor ao jogo.

O título possui uma quantidade muito grande de conteúdo para download, alguns mais simples, como um preparativo para se usar bikini no verão, outros como aprender dançar músicas bollywoodianas e cardio boxing. É indicada a utilização de acessórios como bola de pilates, elástico de resistência e corda para pular. O jogo conta com um site completo onde o jogador pode acompanhar os treinos e o gasto de calorias dia a dia.


2. The Biggest Loser – Ultimate Workout – Xbox 360 / Kinect:

Com outras versões já disponíveis para o Wii, a versão Ultimate Workout é o que o nome realmente sugere. Baseado no reality show de grande sucesso da televisão, o jogo em si é bem completo e apresenta as duas estrelas Jillian Michaels e Bob Harper para ajudá-lo na luta contra a balança.

O jogo escaneia o participante, apresentando medidas e podendo sugerir treinos específicos de forma localizada. Mais de uma pessoa pode jogar por vez, portanto o escaneamento reconhece o jogador, fazendo-o continuar sua rotina diária na perda peso. Os treinos apresentam opções que começam de forma bem tranqüila e vão dificultando semana a semana, somado a uma dieta alimentar que o próprio jogo indica, fazem a pessoa perder realmente peso.

Não necessita de acessórios de academia, mas é indicado ter pesinhos, bola de pilates e elástico de resistência. O jogo trabalha com treinos específicos para diversos grupos, como cardiovasculares, abdômen, braços, pernas, resistência muscular, boxing e Yoga. Para quem quiser, o jogo possui uma expansão exclusiva para Pilates com o preço de 400 MS Points ou US$ 5 exclusivamente na Live americana.


1. EA Sports Active 2 – Wii / Balance Board | Xbox 360 / Kinect | PS3 / Move:

Talvez um dos kits mais completos de treino no mercado, já que possui versões para as três plataformas e em versões muito boas. A segunda versão da série Active possui um visual mediano, baseado exatamente na plataforma mais fraca, o Wii.

É o mais caro de todos listados aqui, exatamente porque vem com um kit de acessórios completo, incluindo um medidor de batimento cardíaco. São 70 exercícios diferentes e um plano de treino para 9 semanas que seguirá o objetivo que quiser. Os exercícios vão sendo feitos baseado no seu ritmo cardíaco, ou seja, se o treino estiver leve o jogo saberá e o deixará mais difícil.

Os treinos mesclam entre aeróbico, cardiovascular e resistência muscular e são bem completos. Se você estiver mole e sem muita vontade, o treino não é completado e você precisará fazer novamente, portanto possui um sistema bom contra fraude de preguiçosos. Das três versões, a melhor versão é a de Playstation 3, quase empatada com a versão de Wii, onde o Move e o Wii Remote funcionam bem e o farão suar muito.

A versão de Kinect não é ruim, mas deixa a desejar com todas as funcionalidades que o acessório pode trazer e fazer pelo esportista. O jogo fica melhor com a utilização de certos acessórios como pesinhos, elástico e step. O jogo conta com um site bem completo aonde o jogador vai monitorando todo o treino e estimativa de perda de caloria.


Conclusão:

O Kinect para Xbox 360 é o acessório que traz mais benefícios para quem quer entrar em forma. O acessório em conjunto com os jogos analisa a postura, posições nos treinos dentre outros fatores, que fazem a experiência mais real e completa.

Em segundo vem o Playstation 3 com o PS Move e em conjunto com a PS Eye fazem a experiência evoluir bastante captando os movimentos do Move e em alguns jogos capturando parte dos movimentos.

Em terceiro fica o Wii, que em conjunto com o Balance Board captam os movimentos e ações do seu corpo, mas de uma forma bem simplória, porém se bem utilizados com o Wii Remote trazem uma experiência bastante eficaz.

Resumindo, só não entra em forma quem não quer, os três são excelentes opções para se fazer um bom treino e ficar pronto para o verão com alguns kilinhos a menos.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Alan Santos
    2013-10-28T15:00:09

    Tudo bem que só foi lançado bem depois dessa reportagem, mas tem também o Nike Kinect Training (Xbox360), que é um dos meus favoritos e te faz suar um monte - e o melhor, não precisa de periféricos como pesos ou elásticos. (O Your Shape e o UFC não te avisam disso)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • FLAVIA CORREA
    2012-01-23T14:23:32

    Nelson Almeida falou tudo! Esqueceram de DDR! =(

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nelson Almeida
    2012-01-23T10:10:36

    Na boa? Essa lista é furada! Como é que não colocam aqui o eterno Dance Dance Revolution? A série já queima calorias de muita gente a muito tempo, sem falar que tem um modo exclusivo pra isso, o workout. Gostei não da matéria...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Netto
    2011-12-16T13:45:27

    alguém sabe onde encontrar o EA Sports Active 2 para kinect? Aqui no Brasil tá difícil de encontrar...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dennys Almeida
    2011-11-07T15:28:39

    Daora os jogos eu tenho só do kinect

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Lourenço
    2011-11-07T14:52:51

    Pelo que vejo esses exercicios queimam muitas calorias

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário