Celular

07/12/2011 10h19 - Atualizado em 07/12/2011 10h20

Apple testa chips gráficos de alta resolução para futuros iPhones

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A Apple aprendeu com Steve Jobs a olhar para o futuro hoje, e os novos rumores da empresa comprovam isso. Segundo fontes ligadas à empresa de Cupertino, eles estão testando novas GPUs gráficas para futuros modelos do iPhone, com o objetivo de aumentar a resolução da tela do aparelho.

Comparação entre as telas do iPhone 4 e o iPhone 3GS (Foto: Reprodução)Comparação entre as telas do iPhone 4 e o iPhone 3GS (Foto: Reprodução)

Quem informa é o site alemão Macerkopf.de, que obteve os detalhes desses testes com um engenheiro de software da Apple. Estariam em testes pelo menos 14 chips gráficos diferentes, com suporte a drivers para a exibição de imagens em alta resolução, como 1280 x 720, e 1440 x 800 pixels. A diferença é grande se comparada à atual resolução de tela do iPhone 4/4S, que possui resolução de 960 x 640 pixels.

A fonte também informa que a Apple está testando dois conjuntos de 7 drivers diferentes, trabalhando com chips dual-core ou quad-core. Dentro de cada grupo, a empresa está testando quatro drivers diferentes com telas na resolução de 960 x 640, dois drivers trabalhando com telas de 1280 x 720, e um driver operando em um display com resolução de 1440 x 800 pixels.

A matéria também observa que os drivers utilizados estão apenas em testes, e não há nenhum indício que a empresa vai lançar qualquer produto com novas GPUs ou telas com maior resolução. Além disso, telas com resoluções mais altas não oferecem resultados tão eficientes quanto aqueles que temos nos modelos atuais do iPhone. Ao aumentar a resolução da tela, os desenvolvedores teriam que alterar os seus aplicativos, redimensionando os mesmos para que sejam exibidos corretamente na nova resolução.

Por exemplo, para adotar as telas com Retina Display, a Apple dobrou a resolução da tela na horizontal e na vertical, permitindo assim que os aplicativos de baixa resolução fossem facilmente ampliados, por meio da técnica de duplicação de pixels na tela.

Porém, temos que fazer um ponto de ressalva. O site Macerkopf.de não tem acertado nos seus últimos rumores. Recentemente, eles afirmaram de forma incorreta que o iOS 5.0.2 seria lançado no final de novembro, para resolver de vez os problemas de consumo exagerado de bateria, o que não aconteceu. A afirmação foi posteriormente retirada do site, com o argumento que um problema de vazamento de memória provocou o atraso do lançamento da nova versão.

Via Mac Rumors

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares