Sistemas Operacionais

07/12/2011 19h12 - Atualizado em 16/07/2013 11h31

"Beaming", o futuro recurso de compartilhamento sem fio do Windows Phone

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Um rumor bem interessante começou a rodar nesta terça-feira (06) pela internet, e há boas possibilidades dele se tornar realidade: a Microsoft estaria preparando uma tecnologia de compartilhamento de dados através do pareamento das conectividades NFC, Bluetooth e WiFi. A tecnologia foi apelidada de “Beaming”, e pode chegar já no ano que vem.

19-BeamingDemonstração da tecnologia "Beaming", da Microsoft
(Foto: Reprodução)

A informação foi passada por uma das fontes mais próximas da empresa de Redmond, o @MS_Nerd. Ele afirmou que os testes de compartilhamento e emparelhamento de redes eram feitos através de “três telas”, ou seja, três dispositivos com sistemas da Microsoft (um PC ou tablet com Windows, um smartphone com Windows Phone, e uma TV conectada ao Xbox 360).

Esse tipo de conectividade não chega a ser uma novidade para a Microsoft. Em 2006 eles apresentaram um conceito parecido para o seu finado player Zune. Essa tecnologia recebeu, na sua época, o nome de “Squirting”, e era capaz de parear dois players Zune com o objetivo de compartilhar faixas entre os dispositivos, enquanto os mesmos estavam conectados na internet via Wi-Fi a uma distância curta. A tecnologia não vingou pois, como vocês sabem, o Zune nunca chegou a ser um grande sucesso de vendas.

Pensando no futuro, em 2012 a Microsoft deve lançar as novas versões dos seus sistemas operacionais (Windows 8 e Windows Phone 8 “Apollo”), e, talvez (bem menos provável, mas possível), apresentar uma nova versão do Xbox. A empresa já deixou bem claro que vai unificar a experiência de uso de todas as suas plataformas, conciliada pela interface Metro. Ainda assim, isso parece não ser o bastante.

O próximo passo da empresa é oferecer uma convergência das três plataformas entre os aplicativos, fazendo com que os programadores rodem suas criações nos PCs, no Windows Phone e no Xbox 360, sem precisar modificar os códigos nos aplicativos, e permitindo uma integração ainda maior entre as plataformas. Porém, um ponto muito importante no processo de uso está na manipulação de fotos, músicas, vídeos e documentos entre os dispositivos. Hoje temos o SkyDrive, que sincroniza os dados entre as plataformas. Porém, se os seus dispositivos estão tão próximos, porque utilizar a nuvem, que é um caminho mais longo?

É aqui que a tecnologia do “Beaming” entra em ação, tornando a transferência de arquivos entre os dispositivos uma tarefa rápida e prática. Abaixo, veja um vídeo que demonstra como a Microsoft vê essa nova tecnologia.


Via UberGizmo.

Quer um software que te permita fazer acesso remoto e compartilhamento de dados entre duas máquinas? Baixe TeamViewer!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fagner Santos
    2011-12-08T14:44:20

    Android Beam????