01/12/2011 07h55 - Atualizado em 01/12/2011 07h55

Games violentos podem alterar o cérebro do usuário

Dori Prata
por
Para o TechTudo
Ressonância magnética (Foto: MailOnline)Ressonância magnética (Foto: MailOnline)

A discussão sobre os jogos violentos terem algum tipo de influência sobre os jogadores acaba de ganhar mais um capítulo. Isso porque de acordo com a Radiological Society of North America, um estudo mostrou que esse tipo de jogo pode afetar o cérebro dos usuários.

Para chegar ao resultado, 22 homens com idades entre 18 e 29 anos foram divididos em dois grupos, com o primeiro sendo submetido a 10 horas de jogatina com títulos violentos, durante uma semana, ficando sem jogar durante os sete dias seguintes, enquanto que o outro grupo não jogou nada violento por duas semanas.

Durante esse tempo todos eles foram submetidos a ressonâncias magnéticas para que suas funções cerebrais fossem monitoradas, mostrando que os jovens expostos aos títulos violentos tiveram menos atividade no lóbulo frontal inferior esquerdo durante os testes emocionais.

Dead Island (Foto: Divulgação)Dead Island (Foto: Divulgação)

"Pela primeira vez encontramos uma amostra de jovens adultos distribuídos aleatoriamente que mostraram menos atividade em certas regiões frontais do cérebro após jogarem games violentos durante uma semana em suas casas", declarou Yang Wang, médico e professor assistente no Departamento de Radiologia da Universidade de Medicina de Indiana, nos Estados Unidos, que concluiu afirmando que "essas regiões do cérebro são importantes para controlar emoções e comportamentos agressivos".

Porém, os pesquisadores afirmam que o estudo não garante que esse tipo de jogo possa influenciar o comportamento das pessoas e a boa notícia é que essas alterações visíveis na ressonância magnética diminuem consideravelmente após uma semana.

Via MailOnline

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Caio Rodrigues
    2011-12-05T18:12:01

    É extremamente difícil acontecer de alguém matar em virtude do jogo. Realmente atípico, uma exceção a regra. No entanto os jogos tem sim um efeito menor na vida dos usuários. Outros estudos já demonstraram uma diminuição de sensibilidade e empatia, em virtude de jogos violentos, bem como filmes e outras formas de exposição a cenas deste tipo. A alteração na região do cérebro responsável pela emoção, o que ocorreria igualmente com a exposição a filmes e novelas violentos, não transforma o usuário em assassino, entretanto aumenta a agressividade em relações cotidianas.

  • Mario Vianna
    2011-12-02T12:29:22

    Sempre imaginei isso, o assassino do parque do estado tinha jogado resident evil durante 1 mês quando começou, o luz vermelha acho que tinha jogado telejogo of duty..rs, por isso que mato gente todo dia após 15 minutos de call of duty... É ridículo esses estudos, o mundo está ficando chato, zuar um amigo hj é bulling, repetiu de ano na minha época era zueiro ou burro, hj tem dislexia, usar arma de brinquedo é perigoso, realmente não sei onde vamos parar...

  • Thiago Pereira
    2011-12-02T09:21:28

    Todo mundo acha q se ficar jogando jogos violentos a gente vai ficar matando pessoas por ai.Como o Cleberson disse,pq não testa com filmes e novelas?

  • Cleberson Pertile
    2011-12-01T16:21:13

    Como o próprio pesquisador disse, foi a PRIMEIRA vez que acharam isso... Ou seja, ele conseguiu acobertar, hipocritamente, o fato de que eles devem ter testado uns 500 caras e nunca conseguiram nenhum efeito parecido. Por que ninguém testa isso com filmes, novelas, com exemplos de familiares e tal?

  • Gabriel S.
    2011-12-01T16:01:16

    eaiii fanboys de Call of Duty, tão com o cerebro alterado?! aposto que estão...eheheh...

  • Guilherme Stella
    2011-12-01T10:58:52

    Claro... sempre quando eu desligo o PC eu saio matando gente por ai..