Navegadores

12/12/2011 11h52 - Atualizado em 12/12/2011 12h18

Lançada versão final de Silverlight 5: e ela pode ser a última

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Após um bom tempo sem atualizações, a Microsoft liberou o Silverlight 5, a última versão do complemento multimídia para navegadores de web. De acordo com a empresa, a grande mudança é o suporte à aceleração de hardware para rodar vídeos em H.264 (o padrão em se tratando de alta definição), além de melhorias na geração de gráficos 3D.

Microsoft Silverlight: Light Up The Web (Foto: Divulgação)Microsoft Silverlight (Foto: Divulgação)

Outra boa notícia do novo plugin é o suporte multiplataforma. Com 7 MB, ele roda tanto no Windows quanto no Mac, além de funcionar normalmente nos quatro principais browsers do mercado: Internet Explorer, Chrome, Firefox e Safari. Para baixá-lo, basta clicar aqui. A grande questão, no entanto, é: precisamos mesmo de mais um plugin do tipo?

Não é uma pergunta sem cabimento. Há rumores de que a companhia já nem planeja chegar a ao Silverlight 6, embora tenha confirmado dar suporte à recém-lançada versão até 12 de novembro de 2021. O problema é o crescente descontentamento de desenvolvedores e usuários em utilizar plugins do tipo para acessar conteúdo como vídeos e páginas interativas na web.

Em 2007, quando a Microsoft lançou um novo plugin de multimídia para a web, a experiência de navegação estava fortemente atrelada ao programa concorrente Adobe Flash. Quase cinco anos depois, muita coisa mudou. Steve Jobs iniciou uma cruzada a favor do HTML5, padrão nativo para navegadores que consegue rodar animações e vídeos sem a necessidade dos complementos instalados.

O principal argumento do eterno CEO da maçã era por conta do suposto alto consumo da bateria do iPhone, mas ele também chegou a citar problemas de estabilidade do Flash em plataformas Mac OS. No começo, muitos criticaram a intransigência de Jobs, mas o fato é que atualmente há cada vez mais incentivo ao HTML5, enquanto a própria Adobe já desistiu de continuar o desenvolvimento do plugin Flash em aparelhos móveis, como o Android.

A Microsoft também dá sinais de já não estar interessada na continuidade do Silverlight. O Internet Explorer 10, que deverá ser lançado junto com o Windows 8, não deverá ter suporte ao plugin. Em vez disso, o navegador vai se valer muito mais do padrão HTML5, economizando RAM e proporcionando um consumo de bateria mais otimizado em plataformas móveis.

Por enquanto, é bom, sim, baixar a atualização do software. Muitos sites da própria Microsoft e de terceiros utilizam o Silverlight e, pelo menos via computador, o serviço de streaming de vídeos Netflix ainda se baseia no programa. Além disso, por questões de segurança, sempre é melhor manter tudo atualizado no PC.

Via: Neowin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares