Sistemas Operacionais

12/12/2011 19h34 - Atualizado em 12/12/2011 19h35

Microsoft poderá remover apps baixados da Windows Store

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Microsoft será capaz de desabilitar qualquer aplicativo que o consumidor tenha baixado da futura Windows Store. Softwares gratuitos ou pagos poderão ser desativados remotamente pela companhia caso sejam considerados riscos à segurança do usuário. Esta possibilidade consta nos Termos de Uso da loja virtual.

Windows Store (Foto: Reprodução)Microsoft poderá interferir nos aplicativos que você baixa da Windows Store (Foto: Reprodução)

Não se trata, no entanto, de uma intervenção de todo ruim. A Microsoft pode ressarcir o consumidor que tenha pago por uma aplicação que a empresa considera maliciosa. O “pode” é condicional e dá margens a discussões sobre se, e em que situações, a empresa irá de fato reembolsar os usuários.

A medida não apenas visa patrulhar o conteúdo da loja virtual, como dar uma margem maior de controle da Microsoft o seu sistema, aproximando muito a empresa das políticas da Apple. A rival tem medidas semelhantes e controla de maneira incisiva todo o conteúdo que circula em suas lojas virtuais.

A ideia de eliminar aplicativos danosos é legítima. O Android Market sofre com aplicativos maliciosos que são disponibilizados para o consumo sem qualquer tipo de filtro, e é fato que a grande maioria dos usuários que baixa malware não se preocupa em removê-los porque simplesmente desconhece a infecção.

Tanto Apple como Google possuem recursos semelhantes em suas lojas. Em todo caso, a intenção da Microsoft em desabilitar aplicativos baixados remotamente, espalhados em PCs, celulares e tablets do mundo todo, representa um desafio interessante de gestão. Além disso, dada a ampla base de consumo do Windows, custa crer que a novidade ficará imune à criatividade de batalhões de hackers, ávidos em derrubar qualquer ameaça de restrição de uso.

Via Neowin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio
    2011-12-14T13:25:54

    @Ronaldo Campos me responde voce entao qual o SO mais vulneravél? vai fazer uma pesquisa antes de sair comentando por ai.... cada um viu!

  • Fabio
    2011-12-14T13:24:06

    @Ronaldo Campos me responde voce então qual o SO mais vulneravel? voce nao deve saber nada sobre segurança e nao passa de um "hater" que fica postando essas besteiras. Vai pesquisar e se informar antes de ficar comentado.

  • Ronaldo Campos
    2011-12-13T17:20:20

    Samuel Franco, Qual o SO mais funeravel de todos? Rwindows então não venha falar para o Google ou para qualquer outro SO sobre segurança.

  • Michael Bechior
    2011-12-13T13:19:12

    O STEAM tem prática semelhante, quando te oferece o game gratuitamente para jogar, por exemplo num final de semana, então ao fim ele fica bloqueado, acho que deletado de sua conta, mas se vc adquiri-lo ele fica habilitado na sua conta outra vez. Pode ser uma demonstração também. normal.

  • Atlas Schimit
    2011-12-13T10:30:51

    Que porcaria....qual animal ainda se arrisca a usar essas traias. Microsoft nunca prestou, nunca fizeram nada direito. Fora com essa porcaria de Windows!!!

  • Samuel Franco
    2011-12-13T08:17:09

    espero que o Google aprenda e faça algo semelhante quanto a segurança.