Robótica

13/12/2011 09h45 - Atualizado em 13/12/2011 09h50

Novo modelo do robô pode trabalhar na educação de crianças com autismo

Flavio Croffi
por
Para o TechTudo

Desde 2005, o pequeno robô NAO tem os holofotes voltados para ele. A pequena máquina reconhece comandos de voz e realiza ações como contar história, cantar, dançar e até acompanhar visualmente uma bola em movimento. Usado para diversos propósitos educacionais, o NAO finalmente recebeu uma atualização de sua fabricante, a Aldebaran Robotis.

naonextgen-2Robô NAO. (Foto: Divulgação)

Bruno Maisonnier, chefe da companhia, diz que as novas funções do robô tornarão ele ainda mais versátil. Entre as principais novidades estão adaptação para trabalhar na educação de crianças autistas e pessoas da terceira idade.

Aparentemente o NAO não teve nenhuma modificação em seu visual. Já a capacidade de processamento foi melhorada: agora ele dispõe de um processador 1.6 GHz da Atom embutido e duas câmeras HD, capazes de rodar dois vídeos em streaming ao mesmo tempo. Há também um sonar, sensores de pressão e receptores.

naonextgen-1Robô NAO. (Foto: Divulgação)

Um novo sistema de reconhecimento de voz, Nuance, permite que o robô compreenda não só sentenças, como palavras isoladas. Além disso, os movimentos do robô foram aprimorados, ele conta agora até com um sistema de prevenção de colisões.

O NAO carrega uma bateria de 27,6 watts, com autonomia de cerca de uma hora e meia. Além da Aldebaran Robotis, outras empresas trabalhas em softwares de educação para o robô, já que sua programação é aberta para desenvolvedores externos.

Via Technabob

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Yamara Barboza
    2011-12-13T16:53:17

    É igual ao Zariguim da novela morde e assopra!