Áudio e Vídeo

26/12/2011 08h21 - Atualizado em 26/12/2011 08h21

Sintetizador da Yamaha poderá emular voz de cantores falecidos e promover novas gravações

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Membros responsáveis pelo desenvolvimento de novos sintetizadores da Yamaha, batizada como Vocaloid, apresentaram a prova de que, em alguns anos, será possível criar gravações de áudio com artistas já falecidos. Segundo os cientistas, isso seria possível com o avanço da performance de seu simulador de vozes.

Tim Maia (Foto: Divulgação)Já pensou se você pudessemos ouvir duetos
inusitados e até canções não-gravadas com a voz
de Tim Maia? O futuro parece ser este (Foto:
Divulgação)

Essa tecnologia, que ainda encontra-se em fase de aperfeiçoamento, iria além do que já é possível fazer hoje em termos de síntese de vozes, dispensando a presença do cantor ou pessoa com bom timbre vocal na realização de gravações-base; posteriormente manipuladas.

A novidade consiste em implementar um computador capaz de ouvir registros sonoros, e depois isolar e mapear sílabas e entonações do artista. A partir do modelo gravado, entraria em ação a porção humana, responsável pela edição e busca de inflexões vocais e sutilezas que usualmente fazem parte do estilo de quem se imortalizou musicalmente.

Em testes, foram feitas faixas de demonstração com o cantor japonês Hitoshi Ueki, falecido em 2007. Apesar de a qualidade das músicas terem alcançado um nível de qualidade interessante, tendo convencido até mesmo fãs de Ueki, membros da divisão da Yamaha entendem que muitas vezes ainda é perceptível um certo tipo de "ranço" digital (computadorizado) nas músicas, o que poderia desestimular seu uso e gerar críticas a esta tecnologia, se ela fosse lançada mundialmente agora.

Ainda assim, é difícil imaginar que um computador seja capaz de simular a voz do Tim Maia com toda a fidelidade e as brincadeiras de palco do cantor. Mas vendo o vídeo abaixo, dá pra perceber que em breve teremos surpresas no mercado fonográfico.  

Confira como ficaram os vocais de Hitoshi Ueki, Hatsune Miku, e vários outros artistas japoneses sintetizados pela Yamaha. (Detalhe: a primeira voz é a do software; a segunda, com a foto do artista, é a voz original).


Via Wired.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Silvio Costa
    2011-12-26T11:27:31

    fico feliz que isso aconteça! pq so assim poderemos ouvir realmente quem sabe cantar... pois no momento os nossos cantores são muito disafinados e de uma so voz.

  • Fábio Lauro
    2011-12-26T10:42:25

    Não vejo a hora de ouvir Tim Maia, Renato Russo e Elis Regina cantando juntos numa só voz: "Nossa, Nossa, Assim Você Me Mata..."

  • Radames Silva
    2011-12-26T10:27:03

    Japonês é foda! Não duvide de que esse sintetizador pode imitar qualquer voz, ainda ta em fase de aperfeiçoamento passou um documentário onde essa terceira voz, a "Hatsune Miku" faz aprestações e shows com imagens holográficas, em vez de ser uma cantora real, é um holograma desse "desenho" uma espécie de entretenimento do futuro

  • Romulo Sampaio
    2011-12-26T10:12:56

    Quero ver eles simularem vozes únicas no mundo como a do falecido Freddie Mercury, Janis Joplin, Vicente Celestino e outros cantores. Qdo conseguirem, aí eu tirarei o chapéu !!!

  • Bruno Campos
    2011-12-26T10:11:03

    Ainda precisam melhorar um pouco esse algoritmo. Mas, pelo visto, o futuro terá dessas coisas mesmo.

  • Nelson Almeida
    2011-12-26T09:46:31

    Rapaz, eu sinto muito mas para o bem ou para o mau eu não duvido nada que um dia nos estejamos ouvindo novamente a voz de Tim Maia cantando músicas atuais, a tecnologia não para, seja como eu disse acima, para o bem ou para o mau.