Internet

19/12/2011 12h09 - Atualizado em 19/12/2011 12h09

Terminais de ônibus em São Paulo passam a ter Wi-Fi grátis

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A SP Trans, empresa ligada à Prefeitura de São Paulo, vai iniciar um projeto-piloto de oferta de acesso à internet gratuito via Wi-Fi nos terminais de ônibus da capital paulista. O primeiro local escolhido para os testes é o Terminal Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. Em janeiro de 2012, novos testes acontecerão nos terminais Sacomã (zona sul) e Lapa (zona oeste). A expectativa da SP Trans é oferecer o acesso gratuito aos 27 terminais de ônibus espalhados pela cidade.

Segundo Alexandre Pelegi, coordenador do núcleo de comunicação da Secretaria Municipal de Transportes, os testes da conectividade Wi-Fi gratuita vão durar dois meses. Ao final deste período, um relatório será montado, apontando as características básicas que o serviço deve ter, determinando o tamanho de banda de acesso necessária para atender a demanda de usuários.

0,,14616394-EX,00Terminal Santo Amaro terá ponto de acesso Wi-Fi gratuito (Foto: Reprodução/G1)

Tecnicamente, os usuários estarão aptos a conectarem seus smartphones, tablets e notebooks na rede gratuita dos terminais em uma velocidade inicial de 4 Gb. O objetivo da SP Trans, no entanto, é ampliar essa velocidade para até 6 Gb.

Para usar a conexão gratuita, é necessário que o usuário faça um cadastro com o número do seu CPF. O acesso livre tem duração de até 15 minutos. Depois disso, uma nova seção será liberada depois de uma hora. Downloads de grande volume e acesso a conteúdos pornográficos não são permitidos.

Se o projeto der certo, uma licitação será feita para escolher quais são empresas oferecerão a tecnologia para o acesso. Nessa etapa de testes, os terminais receberão equipamentos com telas sensíveis ao toque, para administrar o cadastro e liberação da conexão, além de fornecer informações sobre os itinerários de ônibus.

Via AdNews

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Heitor Paiva
    2011-12-19T17:15:09

    Ainda está ruim! Se não me falha a memória, me lembro que em setembro, a OI, umas das maiores operadoras de celular do Brasil, lançou um projeto para o Governo, que tinha como objetivo liberar a conexão wi-fi em orelhões, num raio de 50 metros de alcançe e infelizmente, o governo negou essa proposta!