Internet

23/01/2012 19h17 - Atualizado em 23/01/2012 20h33

Anonymous avisa que notícia sobre ataque ao Facebook é falsa

Luciana Vieira
por
Para o TechTudo

O vídeo atribuído ao grupo anarquista Anonymous postado hoje no YouTube é falso.  O grupo afirma que não tem planos de tirar a rede social do ar. A notícia fala que a palavra de ordem é derrubar o Facebook, que será atacado à meia-noite do dia 28. “Embora seja verdade que o Facebook tenha pelo menos 60 mil servidores, ainda assim é possível derrubá-lo”, afirma o vídeo.

anonymous1O grupo Anonymous em um de seus protestos (Foto: Divulgação)

O post não explica porque o Facebook foi escolhido dessa vez, mas parece fazer uma conexão entre a rede social e o governo norte-americano. “Uma guerra online já começou entre o Anonymous, o povo e o governo dos Estados Unidos”. Um vídeo postado em 2011, também atribuído ao grupo, ameaçava atacar o Facebook em 5 de novembro daquele ano, e acusava o site de vender informações de usuários ao governo. A ameaça, no entanto, não se concretizou.

Outro motivo alegado no vídeo é a isenção de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, durante um longo período, em relação ao projetos SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect IP Act). Zuckerberg se pronunciou sobre o assunto apenas no último dia 18, com um post em sua rede social. “A Internet é a ferramenta mais poderosa que temos para criar um mundo mais aberto e conectado. Não podemos deixar que leis mal elaboradas fiquem no caminho do desenvolvimento da Internet.”.

Esse ataque foi desmentido pelo grupo um pouco depois que a notícia se tornou popular nas redes sociais. O Anonymous tem um histórico de sucesso no que se refere a protestos na Internet. No último foi no dia 20, hackers do grupo publicaram dados pessoais de Robert Mueller, do FBI, em retaliação às ações promovidas contra o site Megaupload, acusado de pirataria e que teve sua página de downloads bloqueada.


Via Cnet

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Reginaldo Gutter
    2012-01-24T08:45:28

    Totalmente Falso, dá pra ver pelo vídeo! E Daniel Jonas, Anonymous não ataca ninguém por diversão. Anonymous é uma ideia, um conceito para a defesa da Web. Exatamente como o Adan Scaramelo falou. Vamos pesquisar primeiro antes de sair comentando.

  • Alex Gomes
    2012-01-24T08:34:02

    Isso é totalmente FALSO !

  • Weniskley Mariano
    2012-01-23T23:09:53

    Ah, é fácil eu ir ali nas Lojas Americanas, comprar uma máscara e gravar um vídeo. Tem certeza que as suas fontes são confiáveis? E como você teve contato com o grupo pra provar isso?

  • Weniskley Mariano
    2012-01-23T23:07:33

    Só uma pergunta, de onde você tirou que o grupo é anarquista? Tem absoluta certeza disso???

  • Phelipe Henrique
    2012-01-23T20:02:41

    Eu estou com a Anonymous no que ela quiser fazer para acabar com a SOPA e a Pipa pois não é justo, acabar com sites tão uteis como o Google, Youtube, Megaupload, MediaFire, da liçença. Isso não é ditadura, os EUA querem mesmo é fazer uma ditadura cibernetica a favor deles, porque eles são os "donos do mundo", pra mim é o pior pais do mundo, xenofobia no ultimo, são tão orgulhosos que pareçem retardados. Eu não apoio Sopa e Pipa nem que eu seja um cantor que tenho minhas musicas postadas no Megaupload, pois é injusto comprar um CD por 100 reais que tenha 10 músicas, isso é safadeza.

  • Adan Scaramelo
    2012-01-23T19:55:29

    Essa notícia é FALSA!! Como sempre, os estagiarios da TechTudo postando qualquer merd4 que ve pela frente!! No site e no twitter oficial da Anonymous (anonops) está dizendo que esta mensagem não foi enviada por eles, e que eles não tem intenção de derrubar o Facebook, até porque eles usam o Facebook para suas operações...

  • Rodrigo Chimello
    2012-01-23T19:52:07

    A guerra começou!

  • Stiwie Griifin
    2012-01-23T19:47:04

    NOTICIA FALSA , QREM MANSHAR O NOME ANONYMOUS :s

  • Cristian
    2012-01-23T19:44:49

    chega arrepiei, na hora que vi a noticia e musica "navras" começou a tocar aqui no pc, muito tenso

  • Adan Scaramelo
    2012-01-23T19:40:26

    Essa notícia é FALSA!! Como sempre, os estagiarios da TechTudo postando qualquer merd4 que ve pela frente!! No site e no twitter oficial da Anonymous (anonops) está dizendo que esta mensagem não foi enviada por eles, e que eles não tem intenção de derrubar o Facebook, até porque eles usam o Facebook para suas operações.

  • José Bessa
    2012-01-23T19:40:00

    GALERA Essa noticia é fake.... ja foi desmentido pelo twitter do Anonymous, mas como as midias insistem em manipular informações ela continua no ar. UMA VERGONHA

  • Roni Rodrigues
    2012-01-23T19:39:43

    Sera que conseguiriam tirar o BBB do ar??? Eu agradeceria muito de conseguissem

  • Edson Souza
    2012-01-23T19:35:52

    isso é um desrepeito a sociedade ate quando vamos ser punidos por causa da guerra americana com o resto do mundo meu Deus não da para entender

  • Walter Mendes
    2012-01-23T19:33:49

    E o que isso tem haver comigo, dá licença!!!

  • Phelipe Henrique
    2012-01-23T19:30:32

    Uma grande missão para o Anonymous, o Facebook é enorme, mais todos as pessoas que apoiarem o impedimento da liberdade de impressão na Internet merecem o que a Anonymous está fazendo 1

  • Odalea Lopes
    2012-01-23T19:29:58

    Twitter Oficial do Anonymous (anonops) anunciou que não tem nenhuma intenção de atacar o Focebook.

  • Rain Mad
    2012-01-23T20:40:27

    aff sem comentarios pra essa idiotice

  • Jonny Yednak
    2012-01-23T20:38:52

    “A Internet é a ferramenta mais poderosa que temos para criar um mundo mais aberto e conectado. Não podemos deixar que leis mal elaboradas fiquem no caminho do desenvolvimento da Internet.” Viva a Liberdade! #25 DE JANEIRO SEM GLOBO #COMPARTILHE, CURTA, FAÇA ACONTECER.

  • Jose Junior
    2012-01-23T20:38:51

    Video Falso!

  • Felipe Pereira
    2012-01-23T20:38:34

    "O vídeo atribuído ao grupo anarquista Anonymous postado hoje no YouTube é falso. O grupo afirma que não tem planos de tirar a rede social do ar. A notícia fala que a palavra de ordem é derrubar o Facebook, que será atacado à meia-noite do dia 28. “Embora seja verdade que o Facebook tenha pelo menos 60 mil servidores, ainda assim é possível derrubá-lo”, afirma o vídeo."

  • Jonny Yednak
    2012-01-23T20:38:34

    #25 DE JANEIRO SEM GLOBO Como poderíamos atacar a principal ferramenta de comunicação do mundo? Estaríamos dando um tiro no pé. (logico eles pensam que todo o telespectador é burro). ....Ou será q o movimento citado está lhes causando um certo medo?......... A própria frase citada na matéria pelo Zuckerberg, já mostra que não temos motivos para fazer nada contra o Facebook, e sim, temos um pensamento em comum:

  • Ronaldo Silveira
    2012-01-23T20:38:20

    Leandro Nascimento, sábias palavras. Falou tudo e mais um pouco.... eh isso ae...

  • Jonny Yednak
    2012-01-23T20:36:56

    Olha a Globo detonando o Anonymous (no link abaixo), esse ataque ao Facebook é verídico, ou é só mais uma arte de manipulação da informação, como de costume? Engraçado não vi nada relacionado a esta ação nos últimos históricos, aqui mesmo, mas vi um belo movimento contra as histórica manipulação da Globo..........

  • Leandro Nascimento
    2012-01-23T20:29:49

    poxa so porque os caras invadem sites sao chamados de anarquistas e os politicos que invadem nossos bolsos sao o que ?

  • William Silva
    2012-01-23T20:02:53

    ow meu deus!!! ñ vou consegui fica sem facebook